Aumente o público do seu negócio com vendas no WhatsApp

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de comunicação dos brasileiros e de vendas no WhatsApp.

A ferramenta, hoje, já apresenta mais atividade do que os tradicionais meios de comunicação como telefone e e-mail. É evidente que se tornou fundamental aderir a ferramenta para atender o público da sua empresa.

Saiba agora como aumentar as suas vendas no WhatsApp.

Vendas no WhatsApp: a importância do WhatsApp para sua empresa

Como uma das principais ferramentas de comunicação dos brasileiros, e como já destacado na introdução desse artigo, é fundamental para uma empresa estar presente onde o público se sente bem em conversar. A ferramenta da vez é o aplicativo de mensagens instantâneas.

Sua empresa aderir o uso do aplicativo significa uma proximidade maior com o cliente. É um meio de comunicação direto, rápido e eficiente. Independente do ramo de atuação do seu negócio, com ele seu cliente consegue sanar dúvidas, resolver problemas e até efetuar negociações e compras.

O WhatsApp se tornou uma das principais maneiras de comunicação empresarial. Um verdadeiro aliado no atendimento, suporte e vendas. O resultado é engajamento e fidelização de clientes, aumento de vendas e fortalecimento da comunicação empresarial do seu negócio.

É importante destacar que, apesar de já estar presente há muito tempo no mercado, o uso do whatsapp ainda não é explorado como deveria pelas empresas.

Moças sentadas em um sofá segurando o símbolo do WhatsApp.
Aplicativo pode ser um importante aliado da sua empresa. Realize vendas no WhatsApp. Fonte: Freepik.

Como minha empresa pode aderir ao uso e aumentar as vendas no WhatsApp?

A utilização do WhatsApp de maneira empresarial é completamente diferente da experiência de uso pessoal.

Apesar das diversas semelhanças, há muito o que levar em conta na hora de aderir o uso da ferramenta para o seu negócio.

Recomendamos que você esqueça o que sabe sobre o uso pessoal e informal do aplicativo. Atente-se às dicas:

1- Use o WhatsApp Business

O principal aliado das pequenas e médias empresas. O WhatsApp Business é um aplicativo disponível na App Store e na Apple Store que funciona paralelamente a versão tradicional do WhatsApp convencional.

Dessa maneira, você poderá manter seu WhatsApp pessoal e empresarial em um único smartphone, sem a necessidade de aderir um aparelho com integração Dual Chip ou utilizar um outro aparelho exclusivamente para isso.

Apesar da facilidade em usabilidade, essa não é a principal funcionalidade do aplicativo. Com ele, você poderá cadastrar o número fixo da sua empresa como contato.

Assim, seu número empresarial, já conhecido pelos clientes da sua empresa, passará a ter integração com o WhatsApp, de forma que não será necessário aderir uma nova linha telefônica e incluir mais um número nos contatos.

Para completar, uma série de informações sobre o seu negócio pode ser implementada com o WhatsApp Business.

Whatsapp Business
Whatsapp Business

Ramo de atividade, endereço, serviços, horários e contatos. Isso garante que os clientes, simplesmente adicionando o número de telefone do seu negócio em suas agendas, já tenham um menu com informações completas sobre a sua empresa, facilitando o contato e proporcionando ações mais assertivas.

O aplicativo WhatsApp Business também é equipado com uma série de ações programáveis como mensagens automáticas, chat-bots, marcadores personalizados e análise de estatísticas.

2- WhatsApp Web

A ferramenta já está há algum tempo disponível. Com o WhatsApp Web é possível integrar o aplicativo a um computador e, assim, aumentar a praticidade e velocidade das respostas. – Afinal, é muito mais fácil digitar em um teclado do que na tela do celular, não é?

Para integrar o WhatsApp ao computador, no entanto, ainda é necessário a utilização de um smartphone. Siga os passos a seguir:

  1. Entre no site web.whatsapp.com no seu computador;
  2. No aplicativo do smartphone, selecione a opção “WhatsApp Web” na aba de opções;
  3. Aponte a câmera do smartphone para o código QR na tela do computador;
  4. Pronto! O WhatsApp do seu smartphone está conectado com o computador!

WhatsApp Web proporciona mais conforto e velocidade na hora de responder. Fonte: Reprodução WhatsApp Web.

É importante lembrar que, para o WhatsApp Web funcionar, o smartphone no qual a conta está associada precisa se manter conectado à internet.

3- Flyer digital para WhatsApp

Tendência entre os negócios que já aderiram o uso do WhatsApp como meio de comunicação, os flyers digitais funcionam como um cartão de visitas da empresa para smartphones. Normalmente o envio deles é programado para ser disparado como mensagem automática após a primeira mensagem que o usuário enviar.

O flyer digital é um arquivo .pdf interativo, onde o cliente faz o download diretamente pelo WhatsApp e tem acesso a informações de contato e produtos da empresa na qual está se comunicando. Dessa forma, a apresentação do produto se torna muito mais rápido e as vendas no WhatsApp se tornam bem assertivas e rápidas.

Para fazer um flyer digital, recomendamos a contratação de uma agência especializada na ferramenta. A Feat Design cria um material personalizado e exclusivo para o seu negócio. Confira alguns exemplos:

Exemplos de Flyers digitais das pousadas Villa Maciel, Estalagem Don Pablo e Ingleses.
Flyers digitais das pousadas Villa Maciel, Estalagem Don Pablo e Ingleses. Fonte: Feat Design.

Os ícones e fotos dos flyers são interativos, e é exatamente isso que os torna especiais. Por exemplo, ao clicar no ícone do telefone, seu smartphone abre automaticamente as chamadas do telefone e você pode salvar o número ou efetuar a ligação.

O mesmo acontece com as redes sociais, website e localização (via Google Maps), se você tiver os respectivos aplicativos instalados no telefone.

Vale lembrar que, para o usuário que recebeu o material conseguir abrir o flyer digital, precisará ter no seu smartphone um aplicativo que faça a leitura de arquivos em .pdf.

A maioria dos novos aparelhos já vem com um leitor instalado de fábrica mas, caso contrário, recomendamos a instalação de aplicativos como o Adobe Acrobat Reader ou Google PDF Viewer.

4- Fortalecimento com redes sociais

A ferramenta é uma ótima aliada para venda. No entanto ela é direcionada aos clientes que já estão na etapa “fundo de funil” do Inbound Marketing (você pode conhecer a teoria no nosso artigo “o que é inbound marketing?”). Para atingir potenciais clientes e, posteriormente, efetuar vendas no WhatsApp, você precisa de uma estratégia de marketing digital – e as redes sociais são o melhor caminho para o sucesso.

Nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, você vai divulgar seu negócio e produto. É por lá que potenciais clientes vão ter o primeiro contato com a sua empresa – etapa que chamamos de “topo de funil” no Inbound Marketing. Após adquirir o interesse, o cliente precisa ser incentivado a entrar em contato – e é aí que o WhatsApp entra!

Nos posts das redes sociais, no site da empresa ou em produções gráficas, recomende que seus clientes entrem em contato via WhatsApp – ou pelo menos demonstre que a sua empresa já aderiu aos novos meios de comunicação. Isso deixará o cliente a vontade para escolher com qual plataforma se sente mais confortável para entrar em contato. Seguindo as tendências do consumidor brasileiro, é muito provável que o WhatsApp seja a principal escolha dos clientes.

A Feat Design também realiza o serviço de gerenciamento de mídias digitais. Mantenha os meios sociais do seu negócio atualizado e com relevância digital, com postagens semanais personalizadas e informações relevantes sobre a sua empresa, como novidades e promoções. Aumente a credibilidade e melhore a imagem da sua empresa online.

Últimas dicas

Embora o marketing feito pelo whatsapp seja atrativo e traga vantagens, é necessário tomar muita cautela com o envio de mensagens pelo whatsapp, já que muitas mensagens pode causar desconforto aos usuários que recebem e, ao invés de aproximar, os fará tomarem distância do seu negócio.

Antes de enviar qualquer mensagem, questione a relevância da mesma e só siga em frente caso a necessidade seja real. Também é importante deixar claro aos destinatários que eles podem deixar de receber mensagens imediatamente – e o desejo deve ser respeitado sem questionamentos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato conosco!

Precisa de um serviço de consultoria para implementar essas funcionalidades no seu negócio? Marque uma reunião com a gente e potencialize ao máximo suas vendas no WhatsApp. 🙂

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