Os benefícios de um blog corporativo

No post passado falamos sobre as 8 dicas para dar visibilidade ao site da sua empresa e agora vamos falar da importância de ser ter um blog corporativo pesando em melhorar a comunicação da sua empresa.

Mas antes de apresentar os benefícios vamos esclarecer dois pontos fundamentais: o que é um blog corporativo e qual a diferença de um blog corporativo de um blog pessoal.

O que é um blog corporativo?

Um blog corporativo nada mais é que um canal de comunicação da sua empresa com os principais clientes e interessados na marca.

Isso significa que você não deve se comunicar apenas com os clientes, mas sim com todos aqueles que se interessam pelo seu produto, serviço ou conteúdo.

Qual a diferença de um blog corporativo de um blog pessoal

A principal diferença entre um blog pessoal e um blog corporativo é que o blog da sua empresa tem o objetivo de gerar vendas e atrair novos clientes, já um blog pessoal pode ter vários objetivos ao mesmo tempo.

Esse processo de conquistar novos clientes através de um blog é chamado de Marketing de Conteúdo e pode ser aplicado por várias técnicas como o Inbound Marketing e sobre isso vamos falar em outras publicações. Acaso queira receber nossos próximos conteúdos curta nossa página no Facebook e fique sabendo nossas novidades.

Agora que você já sabe o que é um blog corporativo e a diferença de um blog corporativo de um blog pessoal, vamos mostrar os benefícios de um blog corporativo.

Aumente as buscas orgânicas

Busca orgânica é aquela em que os resultados no Google são listados de acordo com a palavra-chave pesquisada.

Assim, um blog corporativo aumenta as buscas orgânicas por sua empresa, mas para isso é fundamental manter uma periodicidade nos conteúdos. Isso faz com que os motores de buscas vejam o seu site com bons olhos (como o Google, Yahoo e Bing, por exemplo) e posicionem acima dos concorrentes.

Além disso, utilizar técnicas de SEO como: palavas chaves, link building e usabilidade são algumas práticas que contribuem para um bom posicionamento no resultado das buscas orgânicas.

Aumente a eficiência em vendas

Para as empresas que dependem de um vendedor para manter as metas em dia, o processo de vendas acaba se tornando longo e muito demorado, isso acontece sempre ao abordar clientes que não conhecem o seu serviço ou produto ofertado.

Com um blog você pode diminuir o tempo do processo de vendas, utilizando técnicas de captação de novos leads e identificando em que parte do funil de vendas ele está qualificado, se no topo do funil, meio ou base do funil.

PS: Se você não conhece esses termos “Leads” e “Funil de vendas” uma explicação simples é a seguinte: Lead é alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço e Funil de vendas é um processo de acompanhamento do cliente desde o momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela empresa até o fechamento do negócio.

Diferencie-se de seus concorrentes

Você já pensou em fazer uma análise on line dos seus concorrentes e saber como eles se posicionam na internet? A maioria das empresas não vislumbra as possibilidades que o marketing digital e de conteúdo pode trazer.

No mercado de hoje não estar presente online é não existir e a presença online é entregar conteúdo relevante ao seu público-alvo.

Portanto, se você quer se destacar dos concorrentes e driblar a crise, precisa inovar, para se destacar, você pode utilizar algumas dicas como:

  • Mapeie os seus concorrentes que estão online;
  • Analise em quais redes sociais eles estão presentes;
  • Veja como eles se diferenciam;
  • Quais os tipos de linguagens que são utilizados?
  • Qual é o principal meio de comunicação com o cliente (blog, e-mail, telefone ou SAC 2.0)?
  • Veja como é feito a atualização e a sua periodicidade do site e redes sociais;
  • Veja quais empresas fora do seu segmento tem maior destaque na internet com vendas, seja ela nacional ou internacional e quais exemplos podem ser relevantes para a sua empresa.

Aumente indicações boca a boca

Com o tempo as pessoas que acompanham os conteúdo no blog, ficam mais engajadas, as interações começam a ser maior e naturalmente elas começam a compartilhar ou indicar sua empresa, seja por meio de redes sociais ou boca a boca.

E para conseguir bons resultados de indicações ou compartilhamento é fundamental utilizar bons CTA’s (Call To Action) em tradução livre, uma chamada para ação.

Os CTA’s podem ser botões de destaque, frases que geram compartilhamentos, links dentro de textos ou apenas um convite ao leitor pedindo uma indicação sobre o conteúdo abordado.

Eduque seus clientes para consumir seus produtos ou serviços

Sabe quando você precisa de um manual de instruções para o seu cliente poder utilizar um produto ou serviço?

Pois bem, com um blog você pode fazer várias publicações para educá-lo da melhor forma possível, assim sua empresa propõe maneiras de como consumir os produtos ou serviços da sua empresa.

Nessas publicações você pode usar vídeos explicativos, textos ou imagens, o leque de opções são bem variadas, utilizando uma linguagem adequada e interessante para seu público-alvo, além de “vender o seu peixe” você consegue mostrar de forma interativa e diferente como devem ser utilizados seus produtos.

Mensure resultados

Tenha mais precisão no momento de calcular o investimento em Marketing de Conteúdo. Com um blog sua empresa consegue medir claramente a quantidade de acessos, compartilhamento de uma publicação em específico ou em um período de tempo.

O R.O.I. (return on investment) em tradução livre seria, retorno sobre o investimento é um dos pontos que mais se diferencia o marketing de conteúdo do marketing tradicional. Como por exemplo uma mídia em outdoor, não há como medir resultados de visualização, apenas uma estimativa de quantas pessoas irão visualizar o anúncio.

Neste caso é claro o resultado sobre o investimento, podendo ser analisado o valor investido em cada mídia e quanto de retorno cada uma trouxe à empresa, no caso do outdoor, por exemplo, a métrica de análise é nula.

Seu principal canal informativo sobre as novidades da empresa

Sabe aquele evento que a sua empresa participou e você não quer investir dinheiro para utilizar outros meios de comunicação como um jornal impresso, revista ou material gráfico para divulgar?

O blog pode resolver esse o outros problemas semelhantes, como o lançamento de produtos, cases em destaque da sua empresa, novos colaboradores, fotos e novas sedes ou lojas que a sua empresa está instalada.

Ficou com dúvida sobre como um blog corporativo pode ajudar nos resultados da empresa?

Entre em contato conosco ou deixe seu comentário abaixo para continuarmos o assunto.

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