Como o design gera valor para as empresas?
O design é uma atividade criativa cujo objetivo é estabelecer as qualidades de objetos, processos, serviços e sistemas em todo seu ciclo de vida (ICSID, 2014).
Assim, o design é o fator crucial para mudanças culturais e econômicas (ICSID, 2014).
Mas, apesar da importância do design, a maioria das pessoas desconhece como o design gera valor para as empresas.
Para entender como isso acontece, vamos abordar inicialmente o conceito de valor para as empresas.
Conceituando: “O que é valor”?
O conceito de valor não é assunto novo na ciência econômica ou no marketing e é usado de maneiras diferentes, podendo assumir o fator monetário, de estima, o valor de uso e tantas outras acepções para o termo.
Muito provavelmente você já deve ter escutado que o design cria valor, ou melhora o valor percebido pelos consumidores, mas na prática você sabe como isso acontece ou até mesmo o que é valor criado, valor percebido e porque isso é importante?
O Valor percebido
O Valor percebido é o conjunto de benefícios esperados pelo cliente em relação a determinado produto ou serviço e acontece de modo individual e subjetivo (BRITO e BRITO, 2012).
O valor percebido se dá pela diferença entre o valor total esperado pelo cliente (imagem da empresa, marca, qualidade do produto, performance, etc) e o custo total incorrido no produto (preço, custo de tempo).
Ou seja, o valor percebido trata das expectativas, dos desejos e sonhos do consumidor e envolve a noção de troca de benefícios por determinado custo.
O Valor criado
O Valor criado é uma expressão de finanças para a diferença entre o custo de oportunidade de um produto (valor líquido de caixa que a empresa investiu para determinado desenvolvimento) e o valor percebido (BRITO e BRITO, 2012).
Ou seja, o valor criado trata do custo, do preço e da percepção de valor do consumidor.
Parece complicado não é mesmo? Mas a matemática é simples…
Quanto maior o valor criado, maior a percepção de valor pelo consumidor, mais ele estará disposto a pagar por um produto e maior a fidelização e chances de repetição de compra.
A disposição de uma pessoa a pagar por determinado produto gera o excedente do cliente.
Ao gerar maior excedente do cliente, a empresa poderá explorar a diferença entre seus produtos e a média do mercado, cobrando um preço maior e aumentando assim sua margem de lucro.
Vale lembrar que essa estratégia de apropriação de valor pode ou não ser aplicada pois a empresa poderá optar em manter o mesmo preço da concorrência, obtendo a preferência dos compradores e protegendo o seu mercado ou aumentando a sua participação partindo assim para uma estratégia de crescimento.
Apesar de ter esclarecido os conceitos de valor nos quais o design pode impactar diretamente na vantagem competitiva de uma empresa, tem um outro tipo de valor que também deve ser considerado, o valor apropriado.
O valor apropriado
O Valor apropriado é definido pela diferença entre o preço e o custo.
No processo de barganha com parceiros, são definidos os valores apropriados por fornecedores, colaboradores, gestores, entre outros.
No valor apropriado cada stakeholder é capaz de se apropriar do valor contribuído no processo e o que vai determinar a lucratividade da empresa será sua habilidade de negociação, de construção e manutenção de parcerias e alianças (BRITO e BRITO, 2012).
A figura abaixo mostra a relação do valor criado, o valor percebido e o valor apropriado onde parte é do fornecedor, parte da empresa e o excedente do cliente.
Mas voltando ao design…
Conforme visto, o processo de criação de valor traz vantagem competitiva às empresas e está diretamente relacionado à perspectiva do consumidor.
Daí a necessidade de compreender o papel do design e suas funções além da estética.
O design cria valor para o cliente através da diferenciação percebida pelo mercado, através da coordenação de funções no processo de desenvolvimento de produtos e serviços e através da antecipação de mudanças no ambiente da empresa trazendo o aspecto inovativo.
Agora ficou mais claro como o design gera valor às organizações? Se ainda ficou com dúvida ou tem alguma sugestão, escreva nos comentários.;)
Referências Bibliográficas:
Brito, Renata Peregrino de e Brito, Luiz Artur Ledur. Vantagem competitiva, criação de valor e seus efeitos sobre o desempenho. Revista de Administração de Empresas [online]. 2012, v. 52, n. 1 [Acessado 1 Novembro 2021] , pp. 70-84. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902012000100006. Epub 10 Fev 2012. ISSN 2178-938X. https://doi.org/10.1590/S0034-75902012000100006.
Borja de Mozota, Brigitte. (2010). The Four Powers of Design: A Value Model in Design Management. Design Management Review. 17. 44 – 53. 10.1111/j.1948-7169.2006.tb00038.x.
INTERNATIONAL COUNCIL OF SOCIETIES OF INDUSTRIAL DESIGN (ICSID) (Canada). DEFINITION OF DESIGN. 2014. Disponível em: <http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm>. Acesso em: 21 mar. 2014.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A GESTÃO DE DESIGN COMO UMA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL: UM MODELO DE INTEGRAÇÃO DO DESIGN EM ORGANIZAÇÕES. 2004. 205 f. Tese (Doutor) – Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Programa de Pósgraduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
Orientadora no Programa Agentes Locais de Inovação-SC / Fundadora da @Agenciafeatdesign – Consultora Estratégico em Design, Marketing & Inovação.