04 dicas fundamentais de Inbound Marketing para pequenas empresas

A era digital tem modificado a maneira como as empresas procuram e trabalham com seus clientes e potenciais interessados.

A maneira tradicional de busca, que era baseada em técnicas de Outbound Marketing (flyers, propaganda em jornal, tv, rádio, telemarketing, entre outras ações) tem dado lugar ao Inbound Marketing.

Aqui mesmo no blog, já falamos sobre o que é Inbound marketing mas talvez você ainda tenha dúvida de como aplicar o inbound marketing em sua empresa.

Então, vamos relembrar alguns conceitos e dar 04 dicas fundamentais de Inbound Marketing para pequenas empresas, confira!

O que é Inbound Marketing?

Basicamente, Inbound Marketing é um processo pelo qual sua empresa gera interessados e potenciais clientes a partir dos meios digitais, divulgando sua marca ou serviço em blogs, vídeos, informativos, sites especializados e redes sociais com criação de conteúdo, formando uma nova e única experiência na relação entre consumidor e empresa.

As etapas desenvolvidas no processo de Inbound Marketing são: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

O Inbound Marketing está cada vez mais em evidência nos planejamentos de empresas de todos os portes, podendo ter suas técnicas aplicadas tanto por empresas multinacionais quanto por pequenos e microempresários.

Sendo assim, fique atento a nossas dicas e aplique agora o inbound Marketing em sua empresa! Confira:

01 – Conheça seu público-alvo (de verdade)

Uma das primeiras ações que precisam ser realizadas no início da jornada do Inbound Marketing é um estudo aprofundado: qual o perfil que seu cliente possui?

Não basta apenas saber faixa etária e gênero, por exemplo. O que ele gosta de realizar no tempo livre? Qual o estilo de música predominante? Empresário, funcionário ou Empreendedor? Costuma preferir a montanha ou mar?

Este estudo gera um perfil do consumidor, que é chamado de persona. O mesmo é fundamental para poder traçar estratégias de criação de conteúdo certeiras e captar a atenção dos seus clientes e potenciais interessados.

02 – Produza conteúdo e tenha um blog

Após identificar sua persona e conhecer de maneira aprofundada as personas que pretende atingir, chegou a hora de criar conteúdo específico para eles.

Um hotel, por exemplo, pode realizar diversos conteúdos em áudio, vídeo ou texto trazendo as belezas naturais do seu entorno, ou os atrativos e produtos turísticos, além de trabalhar com diversas dicas sobre viagens, por exemplo.

É importante entender que este conteúdo tem como intuito que sua empresa ou produto se torne referência no assunto, fazendo com que os leitores, sob diversas maneiras e aspectos, façam a associação de sua empresa ou marca ao assunto tratado.

Em paralelo, é evidente que você vai precisar ter um canal online para publicar e disponibilizar estes conteúdos relevantes.

Para isto, você pode usar a ferramenta de Blog no seu próprio site, tendo o conteúdo divulgado em suas redes sociais e/ou enviado para a sua lista de contatos.

03 – Sempre utilize Call-to-Action na divulgação do seu conteúdo

O Call to Action – CTA é uma estratégia feita em blogs e sites, muito importante dentro do Inbound Marketing, para que os visitantes façam alguma ação, como por exemplo, preencher um formulário ou entrar em contato.

Não podemos esquecer que o foco principal desta estratégia é captar o contato de visitantes do site a partir do conteúdo disponível  no seu blog ou rede social. Porém, você não pode esperar que esse visitante e futuro cliente faça isso por vontade própria.

Por isso, sempre deixe visível o interesse que você tem em conhecer o seu visitante, suas vontades e seus gostos!

Confira algumas ideias e sugestões para você criar a estratégia de CTA :

  1. Deixe um espaço para inserir o e-mail dele sempre que necessário.
  2. Faça ações na internet (divulgação de textos, promoções) que gerem engajamento entre as pessoas, visando a identificação dos seus clientes com sua marca ou produto.
  3. Realize promoções específicas para clientes que acompanham suas publicações (seguidores, fãs, etc.)

04 – Responda perguntas dos seus clientes!

Nossa última dica refere-se ao que os visitantes estão procurando na internet. Por exemplo, não basta produzir conteúdo, disponibilizar no blog e nas redes sociais, se não existe um planejamento de que este conteúdo terá relevância e será importante para seu nicho de mercado.

Então analise “O que seus clientes querem saber? O que eles estão procurando no Google? De que forma a sua empresa pode ajudar?”

É imprescindível que os conteúdos gerados respondam a estas perguntas, pois só assim os seus visitantes se identificarão com a sua empresa ou marca e você poderá se destacar da concorrência.

Gostou das dicas? Então mãos à obra e se tiver alguma dúvida ou se precisar de uma ajuda para ter melhores resultados nos meios digitais, , CADASTRE-SE e AGENDE um bate-papo com nossos consultores.

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