Imagem mostrando pessoa digitando

Em quais canais de comunicação online a empresa precisa estar?

Você sabe em quais canais de comunicação online a sua empresa precisa estar? Hoje, a internet está entre as principais ferramentas empresariais para o sucesso do seu negócio – principalmente no que diz respeito a relação entre a empresa e o cliente.

Independente do setor em que atua, é fundamental que o negócio mantenha os canais de comunicação online certos ativos, ou seja, esteja presente digitalmente nos canais pré-definidos estrategicamente, visando os objetivos da empresa.

Os canais de comunicação on-line são responsáveis pelo posicionamento da sua marca na internet e por atrair a atenção de potenciais clientes. Além disso, também servem para fidelizar, quando proporcionam uma experiência positiva da marca com os clientes.

Apesar do reconhecimento da importância dos canais de comunicação on-line, uma das dúvidas recorrentes para quem está iniciando o marketing digital do seu negócio, é saber definir quais os principais canais de comunicação online que a empresa deve estar presente.

Como definir quais os canais de comunicação online?

Uma primeira dica para a definição dos canais de comunicação on-line, é saber exatamente quais são as personas da empresa e conhecê-las bem.

Com esse entendimento, é fácil saber quais as redes sociais usam, como se comportam nos meios digitais e como você pode impactá-las. Então a segunda dica é esteja presente digitalmente aonde a sua persona está.

Além disso, como terceira dica, é para que você defina diferentes canais de comunicação online, conforme você vai avançando nas etapas da jornada do consumidor.

Confira nas etapas da jornada do consumidor, quais são os canais que podem ser usados e os seus respectivos KPI´s (Key Performance Indicator), ou indicadores chaves de desempenho.

Definindo os canais de comunicação online na 1° Etapa de Awareness

Selecione os canais de Awareness, ou seja, aqueles canais onde a marca seja identificada pelo maior número de pessoas possível, mas também que haja admiração e credibilidade pelo que ela representa.

Os canais dessa etapa podem ser: as redes sociais como o Youtube, Facebook e Instagram, etc; e-mail, campanhas pagas on-line; nano influenciadores…

Os kPI´s dessa etapa podem ser: o alcance e a frequência com que a marca atinge o público.

Definindo os canais de comunicação online na 2° Etapa de Consideração

Na etapa de consideração, procure os formatos onde seja possível aprofundar o conhecimento do seu produto/serviço.

Os canais dessa etapa podem ser: busca orgânica no site, o blog, sites de terceiros, materiais com conteúdo rico, etc.

Os KPI´s dessa etapa podem ser: o tempo de permanência e envolvimento com conteúdo no site ou tempo de visualização de vídeo.

3° Etapa Conversão

Na etapa de conversão, os canais de comunicação podem ser: whatsapp, site/e-commerce, marketplace s, etc.

Os KPI´s dessa etapa podem ser: Número de downloads de materiais ricos.

4° Etapa- Retenção

Está relacionado com a primeira impressão após a compra a experiência com a marca.

Os canais dessa etapa podem ser: e-mail, grupos do telegram, grupos no facebook, whatsapp.

Os KPI´s dessa etapa podem ser: Análise de sentimento.

5° Etapa- Experiência compartilhada

Essa é a etapa onde o consumidor vai advogar a marca.

Os canais dessa etapa podem ser: redes sociais, programas de fidelidade, plataformas de reviews, etc.

Os KPI´s dessa etapa podem ser: a quantidade de compartilhamento, o NPS, reviews, depoimentos, etc.

Finalizando…

Para finalizar o artigo, mas não concluir o assunto, destaco três canais de comunicação que as empresas precisam considerar prioritariamente: os motores de busca e o Google Meu Negócio, o Website com blog e as redes sociais.

1- Motores de busca e Google Meu Negócio

Os motores de busca e os serviços do Google Meu Negócio cada vez mais se destacam como uma das principais maneiras do cliente conhecer o seu serviço.

Mantenha o Google Meu Negócio ativo e atualizado com nome, endereço, descrição e segmento de mercado do seu negócio.

Para potencializar os resultados da sua estratégia de marketing digital e para otimizar os resultados de busca do seu site e conquistar visitas de maneira orgânica, a dica é apostar em estratégias como a geração de conteúdo e a otimização do site para motores de busca (SEO).

A seguir, abordamos um poderoso canal de comunicação para uma estratégia de geração de conteúdo.

2-Website com blog

Independente do setor em que o seu negócio atua, o website é um importante canal de comunicação com o público. Quando o Website possui uma estrutura de blog , nenhum outro canal de comunicação se torna tão completo quanto ele.

Em um website com blog, deverão estar disponíveis todas as informações institucionais da sua marca, informações de contato, produtos e serviços descritos com detalhes, materiais gráficos, audiovisuais, etc.

Além disso, faça uso do espaço do blog trazendo conteúdos de interesse do seu público-alvo e novidades do seu produto-serviço, segmento, área de atuação, etc.

Pessoa acessando um canal de comunicacao online.
Site deve ser um dos principais canais de comunicação online públicos da sua empresa. Fonte: Freepik.

É no website, também, que geralmente acontecem as vendas. No setor de varejo se pode criar uma loja virtual, no hoteleiro disponibilizar opções de reservas automatizadas e no de serviços fazer a contratação antecipada.

Sugestão: contrate uma agência especializada nesse tipo de trabalho, como a Feat Design.

3- Redes sociais

Segundo o relatório “Digital in 2020: The Americas” realizado pelas empresas We are Social e Hootsuite, 66% da população brasileira está ativa nas redes sociais.

Sendo assim, mais da metade da população do país está absorvendo conteúdos publicitários diariamente na internet, transformando a modalidade na principal e mais acessível maneira de divulgar o seu negócio.

Pessoas visualizando os canais de comunicação online de redes sociais no celular.
Mídias sociais como o Facebook são essenciais para o posicionamento da sua empresa online. Fonte: Pixabay.

Já falamos aqui no blog, que o Facebook é a segunda rede social mais usada no Brasil. Para uma empresa, é quase fundamental estar ativa em pelo menos uma rede social.

Nessa altura da leitura, não restam dúvidas sobre a importância das empresas estarem nos canais de comunicação on-line, mas se precisar de ajuda para definir os canais de comunicação online mais assertivos para alcançar os seus objetivos, não hesite em entrar em contato conosco.

Nós, da Feat Design, somos especialistas e responsáveis pela administração de canais empresarias com amplo alcance mercadológico para empresas de diversos segmentos. 😉

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