A Inovação em Redes de Empresas

A temática redes de empresas não é assunto novo, mas que tem sido destaque principalmente em alguns segmentos como farmácia, construção civil e supermercados.

Em 2016, participamos do “7° Enacen (Encontro Nacional de Centrais de Negócios)” em Porto Alegre, em que fomos convidados pelo SEBRAE para apresentar o Case Gestão da Marca da Rede De Hotéis e Pousadas da Costa Esmeralda. O objetivo do Enacen foi fomentar por meio de apresentação de cases e discussões o assunto redes de empresas.

Painel de discussão sobre marketing para redes

De forma breve, vamos abordar a seguir a inovação em redes de empresas. Para isso, conceituamos o que é Rede de empresas, a formação de redes no Brasil, o crescimento e inovação das redes.

Conceituando Rede de Empresas

Uma rede é a união entre empresas com propósitos claros e que se relacionam permitindo a estas estabelecerem uma vantagem competitiva em relação às demais empresas fora da rede.

A formação de redes no Brasil

De acordo com consultora SEBRAE, no Brasil a formação de redes de empresas é superior a países como Alemanha e Espanha, porém poucas são consolidadas.

Na Alemanha o número de redes é de 320, na Espanha de 350, no Brasil em redes consolidadas o número médio de empresas associadas é de apenas 20 nesse total de 778 redes mapeadas por pesquisas realizadas. *Dados de 2016.

O Crescimento das redes

Segundo consultora do SEBRAE,

As redes precisam atuar de forma que o seu ciclo de vida se perpetue.

Perpetuar  o ciclo de vida das redes sem que haja seu declínio e extinção  somente é possível se as redes conseguirem passar das etapas iniciais onde à priori, o associado busca benefícios em compras e marketing coletivo.

Depois disso, é preciso que os aspectos da gestão da inovação e o desenvolvimento de serviços sejam pensados  para que haja o crescimento sustentado das redes e os associados tenham a percepção de valor de estar em rede.

Mas, para este aumento da percepção  do valor,  torna-se necessário:

  • Mapear as expectativas de todos os stakeholders;
  • Mensurar os ganhos obtidos de cada uma das empresas por fazer parte da rede e
  • Alinhar as expectativas e demonstrar os resultados obtidos, gerando a percepção de valor ao usuário.

Inovação dos serviços das redes

Quanto às expectativas dos associados, estas podem ser satisfeitas com a inovação de novos serviços em redes, como por exemplo:

  • A criação de um centro de distribuição nas redes com redução de custo ao fracionar pedidos;
  • No caso da hotelaria poderia ser criado uma central de reservas;
  • A criação de uma loja conceito ou hotel conceito para teste de implementação de softwares, treinamentos ou testes de lançamento de produtos-serviços;
  • Uma central de produção, como uma lavanderia coletiva por exemplo;
  • O investimento coletivo em P&D (Pesquisa e desenvolvimento);
  • Um e-commerce ou um motor de reservas, por exemplo;
  • Cursos e treinamentos…

Os modelos de gestão das redes

Além da renovação dos serviços para crescimento das redes, os modelos de gestão profissionalizadas com configuração híbrida são essenciais para a geração de negócios pois torna possível uma série de decisões que beneficiem a todos sem que haja a obrigatoriedade de adesão de todos os associativos.

A ideia é beneficiar a todos membros da rede, mas respeitando as características e expectativas de cada empresa.

Os entraves ao crescimento das redes

Um dos entraves para o crescimento das redes está no modelo de gestão participativa que contrapõe a geração de negócios tendo em vista a legitimidade.

Nesse caso, a tomada de decisão que deveria ser feita de forma ágil e segura, se torna morosa e suscetível a interesses pessoais.

O futuro das redes

Apesar dos desafios enfrentados na consolidação das redes, de acordo com especialistas, em alguns segmentos como da construção civil e farmácia, a sobrevivência das empresas a longo prazo dependerá de sua atuação em rede.

Corroborando a isso, Casarotto Filho afirma “para as pequenas empresas a formação de redes é algo tão inevitável quanto foi a globalização a décadas atrás”.

Quanto ao futuro das redes, o crescimento é inevitável, mas deve ser sustentado a logo prazo e isso só é possível com maior representatividade, profissionalização nos modelos de gestão para geração de negócios, agilidade e segurança na tomada de decisão e uma visão estratégica de futuro.
 


 
 

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