Imagem mostrando um celular com as redes sociais

Como o Marketing Digital pode melhorar a Experiência do Cliente (CX)?

A experiência do cliente (CX) é a abordagem que prioriza o cliente e as suas interações com a empresa, sendo uma das principais tendências mundiais, saiba como o marketing digital pode melhorar a experiência do cliente.

Priorizar a experiência do cliente, seja nos meios digitais ou de maneira presencial é essencial para a competitividade dos negócios, já que boas experiências determinam a satisfação dos clientes e fidelização dos clientes com futuras reservas.

Confira de que forma o marketing digital pode contribuir para uma boa experiência do cliente.

1- Marketing digital para melhorar a Experiência do cliente: Otimização do site

De acordo com pesquisa feita pelo Google,  o Brasil tem aumentado a cada ano, a participação de mobile entre os acessos à internet nos últimos anos. Dessa forma, é essencial que o site de sua empresa ofereça uma experiência satisfatória nos acessos por celulares, tablets e outras mídias e isso envolve que seja ágil em todos os dispositivos móveis. 

O usuário quer navegar no seu site de maneira rápida, agradável e ter um bom atendimento também on-line. Um bom site precisa considera fatores como a velocidade e a performance do site, a legibilidade dos textos, disposição das informações, a agradabilidade das cores e imagens.

Importante destacar que um design clean, com qualidade de imagens, conteúdo atraente e de fácil navegação irá aumentar as chances de conversão, ou seja de que o usuário vai tomar uma ação.

O objetivo de otimizar o site da sua empresa é aumentar o tráfego móvel e garantir uma experiência agradável aos visitantes e que possa ser compartilhada em redes sociais, também servirá para melhorar a experiência do cliente (CX).

2- Reforçar a presença digital do seu negócio

O site do seu negócio precisa aproveitar as possibilidades de ser encontrado pelos clientes. Algumas dicas podem ajudar na otimização de busca de seu site como por exemplo, gerar conteúdo atualizado, administrar sua presença em motores de busca, citações locais e mapas.

Garantir um bom posicionamento nos mecanismos de busca também inclui otimizar o site com cabeçalhos, tags de título, metadados, alt-tags de imagens, etc.

3- Marketing e presença nas mídias sociais 

Além de trazer notoriedade ao estabelecimento, a mídia social reforça a imagem da marca, estabelece um relacionamento com os clientes e ajuda nas estratégias de venda.

No entanto, não basta criar uma fanpageo conteúdo deve ser interessante, deve construir conexões com o público-alvo e despertar o desejo do público para haja conversão em reservas.

Garanta que seu site esteja atualizado com as mesmas promoções divulgadas em mídias sociais, fale com o mesmo “tom de voz” de seu público e inove sempre.

4- Engajamento na jornada do cliente

Uma das estratégias para engajamento é a geração de marketing de conteúdo que deve começar pelo conhecimento do público-alvo e a sua jornada.

O conteúdo deve engajar, motivar e melhorar a experiência do usuário. Informe seus clientes sobre facilidades de seu produto ou serviço, diferenciais, atributos, opiniões de quem já comprou e outras informações importantes para a escolha no momento da compra.

O conteúdo também precisa ser envolvente, instigante, ter imagens atrativas e ser divulgado e disponibilizado em canais diversificados – a partir do blog de seu site para o facebook ou para uma email marketing, por exemplo. 

Lembre-se que objetivo de engajar o público é atrair visitantes para o site e gerar conversões.

5- Compreender o jornada do cliente

Para melhorar a experiência do cliente, é fundamental compreender a jornada do cliente, desde a suas aspirações, pesquisas em mecanismos de busca, compra até a chegada do produto na sua casa, no caso de ecommerces e dentro disto saber quais os mecanismos usam; como os sites de busca, de compra on line, mídias sociais, etc. 

A compreensão da jornada do cliente é fundamental para experiências melhores na definição das estratégias de marketing digital. Além disso, o website da empresa precisa ser otimizado para facilitar a busca orgânica e também investido em links patrocinados, conectando-se a diferentes mídias sociais e projetado para a conversão. 

Estar presente em todas as etapas da jornada do cliente dá ao seu negócio visibilidade e competitividade.

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