O que é naming?

Você sabe o que é Naming? Naming é o processo de criação e desenvolvimento de nomes.

O nome pode ser o ativo mais valioso de uma marca por gerar a sua diferenciação e aceitação. Por isso, resolvemos escrever um artigo para explicar o que é naming.

O processo de criação de nome de uma marca

O processo de criação de nome de uma marca é chamando de naming e é realizado por agências de publicidade e comunicação, marketing e escritórios de design com o objetivo de desenvolver nomes criativos e significativos.

naming é uma atividade interdisciplinar que depende de conhecimentos específicos, como linguística, marketing, design e direito e complexa pois requer sonoridade, criatividade e pertinência com o produto ou serviço em questão.

Ao nomear um processo, um tipo de serviço ou uma nova característica de serviços, está se criando um valioso ativo que tem o potencial de ser uma campanha publicitária.

O que é preciso no processo de naming?

O processo de naming requer uma abordagem criativa, estudada e estratégica e que necessita ser uma solução única e diferenciadora, podendo haver dificuldade em casos em que nomes similares já tenham sido utilizados.

Dessa forma, a criatividade é um elemento fundamental, bem como o uso de métodos e ferramentas que contribuam para que esse processo ocorra.

Três aspectos fundamentais para um bom nome

Três aspectos são fundamentais para um bom nome. Confira!

  • Distinguibilidade que se refere a capacidade de distinguir a marca;
  • Conveniência:  refere-se ao quanto o nome está ajustado ao propósito comercial da empresa e
  • Agradabilidade: refere-se ao quanto são agradáveis ao público-alvo.

Além disso, não esqueça da parte legal do naming. Procure um profissional para registrar o nome da sua empresa, mas se precisar de ajuda ou se tiver dúvidas, fale conosco, temos excelentes parceiros que atuam nessa área. 😉

Leave a comment