O que é naming?
Você sabe o que é Naming? Naming é o processo de criação e desenvolvimento de nomes.
O nome pode ser o ativo mais valioso de uma marca por gerar a sua diferenciação e aceitação. Por isso, resolvemos escrever um artigo para explicar o que é naming.
O processo de criação de nome de uma marca
O processo de criação de nome de uma marca é chamando de naming e é realizado por agências de publicidade e comunicação, marketing e escritórios de design com o objetivo de desenvolver nomes criativos e significativos.
O naming é uma atividade interdisciplinar que depende de conhecimentos específicos, como linguística, marketing, design e direito e complexa pois requer sonoridade, criatividade e pertinência com o produto ou serviço em questão.
Ao nomear um processo, um tipo de serviço ou uma nova característica de serviços, está se criando um valioso ativo que tem o potencial de ser uma campanha publicitária.
O que é preciso no processo de naming?
O processo de naming requer uma abordagem criativa, estudada e estratégica e que necessita ser uma solução única e diferenciadora, podendo haver dificuldade em casos em que nomes similares já tenham sido utilizados.
Dessa forma, a criatividade é um elemento fundamental, bem como o uso de métodos e ferramentas que contribuam para que esse processo ocorra.
Três aspectos fundamentais para um bom nome
Três aspectos são fundamentais para um bom nome. Confira!
- Distinguibilidade que se refere a capacidade de distinguir a marca;
- Conveniência: refere-se ao quanto o nome está ajustado ao propósito comercial da empresa e
- Agradabilidade: refere-se ao quanto são agradáveis ao público-alvo.
Além disso, não esqueça da parte legal do naming. Procure um profissional para registrar o nome da sua empresa, mas se precisar de ajuda ou se tiver dúvidas, fale conosco, temos excelentes parceiros que atuam nessa área. 😉
Orientadora no Programa Agentes Locais de Inovação-SC / Fundadora da @Agenciafeatdesign – Consultora Estratégico em Design, Marketing & Inovação.