A ABAV EXPO, o maior evento de turismo do Brasil

Depois de três dias intensos de mentorias e muito aprendizado no maior evento de turismo do Brasil com o desafio de startups resolvi fazer um breve release do evento.

Também conto sobre a experiência de participar de um evento como esse e ainda participar de um desafio de inovação com os melhores do país.

A ABAV Expo Internacional de Turismo

ABAV Expo Internacional de Turismo realizada em São Paulo  é um dos maiores eventos de turismo do país. Realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) em parceria com a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) o evento tem como objetivo a geração de negócios para os seus associados, a promoção da capacitação e a geração de ideias inovadoras no hackaton, com a troca de experiências em desafios entre startups, assim como foi o desafio inteligente de startups no turismo.

Foto do momento da Mentoria de Benício Filho.
Mentoria de Benício Filho.

O Evento da ABAV, a maior evento de turismo do Brasil

Em 2018, o evento teve início com o discurso da presidente da Braztoa, Magda Nassar, que falou sobre o momento do turismo.

“No dia Mundial do Turismo, somos 11% do PIB mundial, temos 11% da mão de obra empregada no mundo e infelizmente aqui no Brasil a gente não acompanha esses números”, afirmou Magda.

O discurso que teve um tom de apelo chamou a atenção para os dados setoriais comparando o Brasil com Colômbia e Chile. De acordo com Magda,  no Brasil não temos muito a comemorar.

Segundo a OMT, nas Américas, nesse ano tivemos um aumento de 4% o Brasil teve um aumento de 4,8%, mas nossos vizinhos, a Colômbia teve um aumento de 14,5% e o Chile de 26% no número de turistas. No Colômbia o PIB do turismo é equivalente a 6% e no Chile 10%, no Brasil equivale a 3,2%. Nós somos o maior país desse continente, mas mesmo assim o Brasil continua como coadjuvante.

“A gente precisa de mais apoio do poder público para sair desse lugar, a gente precisa de mais infraestrutura, menos impostos, menos corrupção e a gente precisa de um olhar pra importância estratégica do nosso setor”.

O discurso que foi abertura do 45º evento da ABAV, também chamou a atenção para o 2° hackaton do turismo, uma maratona onde programadores e designers se reuniram para discutir novas ideias e gerar soluções tecnológicas para a indústria do turismo, e para o desafio de startups onde as melhores empresas foram selecionadas nas 5 regiões do país.

Perspectiva do mercado de turismo

Considerando a sua representatividade, o evento conseguiu servir como um termômetro e nos dá uma perspectiva do momento vivido pelo Brasil e como os países tem respondido ao nosso mercado.

Uma das críticas dos agentes que visitaram a feira foi a “falta de novidades” se comparado aos anos anteriores, fato que foi justificado pela Braztoa como uma diminuição no interesse de grandes operadoras internacionais em investir no país. Apesar disso, o sentimento geral é de esperança e mudança de cenário.

Magda Nassar discursando na abertura da Abav 2018
Abertura da ABAV 2018 com Magda Nassar. Créditos de imagem: voenews.com.br. (2018)

A Feira de turismo

Para quem atua no turismo, participar de uma feira como a ABAV é uma experiência enriquecedora pela troca de conhecimentos, pelo network feito e principalmente por estar em contato com as maiores empresas do setor e suas soluções.

Em visita aos stands, algumas soluções inovadoras já estão mostrando que vieram para ficar. Para propor uma experiência completa e única aos visitantes da feira, a GOL apresentou o Trip Experience, um simulador de viagem com óculos virtual, dando a possibilidade de vivenciar todas as etapas, desde o check-in biométrico até o desembarque.

Os óculos de realidade virtual também foram a aposta da empresa Travel port para chamar a atenção dos visitantes ao seu stand. A Travelport é uma fornecedora de distribuição, tecnologia, pagamento e outras soluções para a indústria de viagens global e é reconhecida como autoridade de tecnologia em viagens. Por isso, foi convidada a participar no primeiro hackathon da ABAV.

Michela França em Stand da ABAV testando tecnologia
Michela França em Stand de tecnologia na Abav.
O desafio de Inovação Turismo Inteligente: startups do turismo

Um dos pontos altos da 45° ABAV foi o Desafio de Inovação Turismo Inteligente, promovido pelo Sebrae e Braztoa.

O desafio trata-se de uma competição que dá oportunidade para empreendedores apresentarem propostas com real potencial de comercialização no mercado do turismo. Os participantes poderiam escolher entre dois temas:

Desafio 1 – Agenciamento de Viagens e Turismo, respondendo a pergunta: Como renovar o papel dos operadores de turismo e das agências de viagens na cadeia do turismo?

Desafio 2 – Inteligência adaptada aos destinos brasileiros, respondendo a pergunta: Como tornar os destinos turísticos brasileiros inteligentes?
Durante as seletivas que aconteceram nas 5 regiões do país, o Sebrae e a Braztoa realizaram mentorias em empreendedorismo, turismo e experiências nas viagens, para que todos as startups participassem de maneira alinhada aos objetivos do desafio.

A banca julgadora  era constituída por especialistas em turismo, que avaliaram a qualidade da ideia, a viabilidade comercial e o potencial de crescimento no mercado de destinos inteligentes.

Em cada seletiva, dois projetos regionais foram escolhidos por uma banca julgadora.

Durante esse processo tive a oportunidade de representar a Turismo Experience, uma das startups escolhidas na região Sul para a competição final da 45ª Abav Expo.

Foto da apresentação do Turismo Experience durante a seletiva região Sul de startup no turismo.
Estava apresentando na seletiva região Sul de startup no turismo, em Curitiba (2018).

A Turismo Experience participou com a proposta de tornar o destino turístico da região da Costa Esmeralda mais competitivo com uma plataforma de cocriação de experiências no turismo.

Tive a honra de ser selecionada e apresentar a Turismo Experience no salão principal do evento.

Foto de apresentação da Turismo Experience durante a Seletiva região Sul no desafio de startups de turismo, em Curitiba.
Seletiva região Sul no desafio de startups de turismo, em Curitiba.

Hackaton e desafio de startups do Turismo

Durante a Abav, o Hackaton contou com a participação das startups escolhidas para o desafio de startups de Destinos Inteligentes no Turismo e demais participantes.

Foto da Banca avaliadora das Startups participantes do desafio de turismo inteligente.
Banca avaliadora.
Foto de Michela França apresentando a Startup Turismo Experience para a banca e participantes do desafio de turismo inteligente.
Apresentação do Turismo Experience.

Os vencedores do desafio na categoria ideias foram: menção honrosa para a Touristmedia; 2º lugar para Jerimundi; e 1º lugar para a Culturismo; na categoria startups: menção honrosa foi para a Guiya; 2º lugar para a Brasil Food Safaris; e 1º lugar para a Ticket Phone.

Tanto na menção honrosa quanto nas categorias de 1° e 2° lugar as startups já atuam no mercado com seus modelos de negócio inovadores.

Leave a comment