O que é gestão da reputação online e qual a importância para a sua empresa?

Os consumidores estão cada vez mais críticos quanto a escolha das empresas com que desejam fazer negócios, principalmente quando eles ainda não tiveram contato prévio com o fornecedor do serviço ou produto. E, para auxiliá-los nessa importante decisão, nada melhor do que a reputação online. Você já ouviu falar no termo? Conheça esse importante artifício do marketing digital e saiba como gerenciá-lo.

O que a reputação online da minha empresa?

A reputação online nada mais é do que um compilado de avaliações que os clientes que já interagiram com a sua empresa fazem sobre o seu negócio. Normalmente o conjunto dessas avaliações gera uma nota média entre uma e cinco estrelas. Essa nota, então, é exibida com grande evidência para os clientes que possam vir a contratar os seus serviços.

Atualmente a maioria das plataformas de buscas e serviços já utiliza sistema de reputação online. Booking.com, Airbnb, TripAdvisor, Maps, iFood, Uber e até mesmo redes sociais como o Facebook e motores de busca como o próprio Google (através do Google Meu Negócio) são alguns exemplos.

A média das avaliações de um negócio geralmente fica visível próximo ao nome. Os parâmetros variam de uma a cinco estrelas. Os usuários também podem adicionar comentários sobre a empresa. Todos os comentários e avaliações podem ser lidos abertamente por qualquer internauta.

Card da Feat Design no Google Meu Negócio. Avaliações ficam abaixo dos botões de interação.

Mas, afinal, qual a importância da reputação online para meu negócio?

A reputação online está cada vez mais influente na hora do cliente tomar sua decisão final. Segundo uma pesquisa do TripAdvisor, em 2015, mais de 10 mil empresas no ramo hoteleiro consideraram o gerenciamento de reputação a principal prioridade de investimento, superando até mesmo o marketing, treinamento de equipe ou reformas. E isso não acontece atoa. Atualmente mais da metade dos clientes considerada a reputação online um fator determinante na compra de um produto ou serviço. Além disso, hoje elas são tão essenciais como as recomendações pessoais.

E não para por aí: boas avaliações online não só transmitem confiança para novos clientes, como também impactam na visibilidade online do negócio (SEO). Reputações online positivas, com grande número de avaliações e com frequências recentes proporcionam maior relevância ao negócio nos motores de busca, além de impactarem positivamente no Local Park do Google Maps ou sugestões do Booking.com e TripAdvisor.

Ainda não acha o suficiente? Segundo uma pesquisa da Universidade de Harvard, em um ranking de até 5 estrelas, cada estrela pode representar o aumento de 5% a 9% do faturamento total da empresa.

Como posso melhorar as avaliações da minha empresa?

Há diversas estratégias que podem ajudar o seu negócio a aumentar o número de avaliações e melhorar as notas. Manter os perfis digitais da sua empresa organizados e atualizados é o primeiro passo. Um perfil bem configurado transmite seriedade e profissionalismo aos internautas que estão consultando e avaliando, se tornando um fator determinante nas avaliações. Feito isso, há diversas maneiras de incentivar o seu cliente a fazer avaliações e, assim, melhorar seu posicionamento.

Lembre-se: muitas pessoas já têm o hábito de avaliar os locais que frequentam sem que o estabelecimento incentive a prática. No entanto, em casos como esse, o número de reviews será muito menor quando comparado com negócios que fazem forças para que isso aconteça.

Você pode, por exemplo, colocar no seu estabelecimento placas com instruções e incentivos para que os clientes façam avaliações. Solicitar verbalmente também é uma boa opção, principalmente quando o cliente se demonstra satisfeito com o serviço prestado.

Por último, em casos de serviços em que a empresa consegue o endereço de email dos clientes, como hotéis e pousadas, uma boa dica é utilizar email marketing para incentivar avaliações. Além de atingir todo o público que já frequentou seu estabelecimento, é a maneira perfeita para receber feedbacks e avaliar a qualidade do seu serviço prestado.

Quer melhorar a reputação online da sua empresa? Precisa de um auxílio para aumentar o número de avaliações online positivas do seu negócio? Somos especialistas em posicionamento digital. Agende uma conversa conosco e vamos trocar uma ideia sobre o assunto.

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