O que é Inbound Marketing?

Uma boa estratégia de comunicação na internet envolve um bom planejamento e soluções alinhadas para que você atraia mais clientes para o seu site e se destaque da concorrência.

O Inbound Marketing é uma estratégia que tem elevado os resultados das empresas na hora de atrair clientes, mas antes de falar sobre o que é Inbound Marketing, vamos fazer uma análise rápida sobre as mudanças do marketing no mercado e a principal diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional.

Veja também o post sobre Como o marketing gera resultados para a sua empresa.

Marketing digital e o Marketing tradicional

Quantas vezes você não deve ter percebido a quantidade de propagandas irrelevantes que recebe por e-mail? E os folhetins que recebe no semáforo? O que achou deles?

Comunicar um assunto que não interessa ao público, ou seja a comunicação de massa, é uma das práticas do marketing tradicional que cada vez menos é usada pelos profissionais de comunicação já que tais campanhas geram menos resultados e não convencem ao consumidor.

Isso porque o processo de comunicação mudou e se você quer saber como o Inbound marketing pode te ajudar na hora de se comunicar e prospectar clientes, saiba como funciona essa estratégia e porque aplicá-las.

Entendendo o Inbound Marketing

Como falamos, o processo de comunicação mudou e o marketing ganhou novas técnicas, a partir de agora não basta entregar propaganda, você precisa ser relevante para o seu público.

Em poucas palavras, podemos dizer que o Inbound Marketing tem como objetivo principal atrair pessoas, convertê-las em consumidores e fidelizá-las, esse processo é chamado também de “marketing de permissão”.

No marketing de permissão o consumidor é atraído até o seu site por uma promoção, conteúdo ou material rico e disponibiliza seus dados em um formulário para receber mais informações da empresa.

O pioneiro Seth Godin, autor da ideia “marketing de permissão” (1999) criou uma nova perspectiva para o marketing e em 2005 o CEO da HubSpot Brian Halligan criou o termo “Inbound Marketing” que pode ser traduzido para o marketing “direcionado para dentro” que nada mais é que o inverso ao marketing tradicional, onde, em vez de uma empresa ir atrás do cliente a empresa atrai o cliente para consumir seu serviços ou produtos.

Depois da Hubspot, surgiram várias empresas que se posicionaram para contribuir com a ideia do Inbound marketing como a Rock Content, de onde tiramos algumas referências.

As etapas do Inbound Marketing

O inbound Marketing é dividido em 4 etapas principais que são:

  1. Etapa de atração: A primeira etapa do Inbound Marketing é a atração e pode ser representado por um imã, onde o público-alvo é atraído para os canais da sua empresa com uma estratégia de conteúdos por meio de artigos, infográficos, e-books, Website (estratégia de SEO), publicidade online (Google Adwords, Facebook Ads, anúncios no LinkedIn).
  2. Etapa de conversão: Depois de atraído ao seu site, o prospect precisa tomar alguma ação como deixar seus dados de contato e informações pessoais, profissionais, em um formulário em troca de algum material rico como ebook, por exemplo. Nesta etapa, é importante que o conteúdo seja direcionado de acordo com o comportamento e a maturidade de compra do lead, considerando o funil de vendas.
  3. Etapa de Fechamento: A partir dessa conversão é possível estabelecer estratégias de relacionamento com esse lead levando-o ao momento de compra de um produto ou serviço. Nesse etapa a equipe de marketing envia o lead, já qualificado, para o time de vendas, onde o comercial entra em contato e faz o fechamento de venda.
  4. Etapa de fidelização: Por fim, a fidelização pode ser feita por ofertas exclusivas, planos estruturados de fidelização, conteúdos exclusivos, etc.
    Essas estapas podem ser representadas pela seguinte ilustração.


*Leads são aquelas pessoas que de alguma maneira demonstraram interesse em seu produto ou serviço.

Etapas do Inbound Marketing.
Etapas do Inbound Marketing.

As vantagens de usar Inbound Marketing

Podemos analisar várias vantagens em utilizar o Inbound Marketing em uma estratégia de comunicação, como por exemplo: custo benefício se comparado as práticas de marketing tradicional, fidelização do cliente, interação com a marca, leads mais qualificados, entre vários outros.

Leads qualificados é um termo usado para aqueles usuários que já identificaram um problema e estão em busca da solução, ou seja, alguém que realmente está considerando comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Mas se você ainda não se convenceu das vantagens de usar o inbound marketing, vamos mostrar alguns dados relevantes.

Dados sobre o Inbound Marketing

  • Tanto os profissionais de Inbound Marketing (prospecção passiva de clientes) como os de outbound Marketing (prospecção ativa de clientes) qualificam a publicidade paga como a tática mais superestimada*.
  • A estratégia preferida das equipes de marketing é o Inbound Marketing, independentemente do tipo de empresa: B2B ou B2C – todos implementam táticas Inbound Marketing*.
  • As campanhas de Inbound Marketing obtêm maior ROI do que as de outbound. Isso é válido para empresas de todos os tamanhos e orçamentos*.
  • Pesquisas realizadas pela Fractl + Moz e  Mar Tech mostram que 89% dos internautas lêem artigos on line, isso prova que uma estratégia de conteúdo gera 6x mais leads qualificados e que leads vindos do inbound marketing custam em média 50% a menos que no Marketing Tradicional.

*Essas informações são da Hubspot.

Para saber mais sobre como o INBOUND MARKETING pode gerar resultados reais para sua empresa, entre em contato.

Se você se interessou em usar a estratégia do Inbound Marketing e precisa de ajuda profissional, entre em contato com a nossa equipe ou agende uma consultoria gratuita online.

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