Serviço de branding

O que é marca e como é feita uma marca?

Uma marca é uma representação tangível ou intangível de um produto, serviço ou experiências e conecta a empresa ao seu público, tornando visível o modo como trabalham, a sua missão, visão, seus valores e propósitos.

Essa representação geralmente é formada por um símbolo (ou logo), que se torna uma abreviatura da marca e ajuda as pessoas a identificar e diferenciar as empresas, produtos e serviços de concorrentes.

Qual a função de uma marca?

Uma das principais funções de uma marca é a de construir uma “imagem de marca” positiva na mente do consumidor; uma representação que o leva a associações de valores positivos como liderança, qualidade, confiança, entre outros valores.

Uma boa marca constrói confiança na mente do consumidor e estimula a lealdade e por isso, a criação de uma marca envolve o uso de métodos, pesquisa e criatividade.

A criação de uma marca envolve um processo de desenvolvimento. Confira aqui no próximo tópico ” Como é feita uma marca”?

Como é feita uma marca?

A criação de uma marca inicia pela identificação de um posicionamento no mercado e pela descrição de uma proposição de valor para o consumidor ou uma oportunidade de mercado.

Aqui na Feat Design essa é a primeira etapa da Consultoria de Branding a Etapa de posicionamento. Nessa etapa, por meio de pesquisas, desenvolvemos a “ideia central” ou Posicionamento da marca, ou seja, um conceito que corresponda aos valores da marca e a percepção desejada.

Com isso é gerado uma declaração de posicionamento da marca que apresentar a sua proposição de valor, isto é, a posição que ocupa no mercado e responde três questões: quem somos e o que fazemos (definição), o trazemos de resultado para o nosso cliente e como fazemos nosso produto de modo diferente (diferenciação).

Também vimos que depois de criado o posicionamento, é feito o estudo do nome, na Etapa de Naming. Depois de definido, o nome, juntamente com o logotipo da marca, deve ser registrado legalmente como marca registrada, para fins de proteção.

Na Etapa de Criação de Identidade visual da marca são feitas pesquisas, o processo de ideação, a seleção de ideias, o refinamento da proposta e apresentação. Confira o nosso processo de desenvolvimento de marca.

Imagem contendo as etapas do processo de desenvolvimento de marca

Leave a comment