O que é marketing local e qual a importância para a sua empresa?

A popularização de ferramentas e aplicativos como Google Maps e Waze originou uma nova estratégia de marketing digital: o marketing local (ou marketing de localização).

Para os negócios locais e turismo, essas ferramentas são verdadeiras aliadas dos visitantes que chegam a um local que ainda não conhecem, atuando como guia e mapa local.

Saiba agora qual a importância do marketing local, como ele pode trazer novos clientes para o seu negócio e o que você deve fazer para que isso aconteça.

O que é o marketing local?

Se você já utilizou um aplicativo de geolocalização (como Maps e Waze) ou já pesquisou algum destino no Google, certamente já interagiu com a estratégia de marketing local.

Ela nada mais é do que uma maneira de anunciar um negócio a partir de sua localização, proporcionando um resultado altamente segmentado – já que deixa o seu negócio em evidência para as pessoas que estão próximas a ele e que têm grande interesse em consumir o seu produto.

O Google Maps, por exemplo, analisa os hábitos de consumo do usuário (como locais favoritos e melhores avaliações) para sugerir locais nas imediações que ele poderia se interessar em conhecer.

A interação acontece quando o usuário entra no aplicativo procurando recomendações e, também, por meios de notificações sazonais.

Marketing local: Feat Design pode ser encontrada em apps de geolocalização, como Google Maps. Fonte: Feat Design.

Já nos motores de busca, a ferramenta é quase como uma substituta para as antigas agendas telefônicas.

Quando o usuário pesquisa por um negócio que está cadastrado no Google Meu Negócio, um card personalizado é exibido no canto direito da página, com todas as informações que o usuário precisa sobre o local de interesse: fotos do local, serviços, avaliações, horário de atendimento e, claro, informações de contato.

Card personalizado da Feat Design é exibida quando termo é pesquisado no Google. Fonte: Feat Design.

Como o marketing local pode beneficiar o meu negócio?

O marketing local, além de ser um grande aliado do seu cliente, auxiliando-o a chegar até o seu negócio e entrar em contato (principalmente no setor turístico), é uma maneira de atingir novos clientes por meio de uma estratégia super segmentada.

Os anúncios serão feitos para usuários que já estão na sua localização ou, ainda, para aqueles que têm grande interesse na região.

Para pequenos negócios os benefícios são ainda mais visíveis. A alta competitividade pela relevância nos motores de busca torna a visibilidade dos pequenos negócios mínima quando comparada aos líderes das palavras-chaves…

Mas quando se trata de geolocalização, o cenário é igualado, já que a proximidade do usuário com o negócio se torna a principal métrica de relevância.

Marketing local é um dos principais métodos para os clientes encontrarem seu negócio. Fonte: Pixabay.

Como implementar o marketing local no meu negócio?

O primeiro passo para colocar o seu negócio no “mapa digital” é criar um perfil para sua empresa no Google Meu Negócio.

Por meio dele você vai, literalmente, colocar a sua empresa no mapa – ou criar a vitrine do seu negócio na internet. Para ser aprovado na ferramenta você deve fornecer as informações de localização e contato do seu negócio, horário de atendimento, além de fazer o upload de fotos do local e especificar os produtos ou serviços ofertados, caso seja necessário.

Em pouco tempo, já será possível encontrar o seu negócio por meio de aplicativos de geolocalização e motores de busca.

E, ainda, para melhorar a relevância do seu negócio, você pode incentivar os seus clientes a realizarem avaliações e escrever comentários sobre o seu local.

Muitas avaliações positivas, além de aumentarem a visibilidade do seu negócio, vão aumentar a confiabilidade da sua marca, encorajando novos clientes a contratarem seus serviços ou comprarem seus produtos. – É o que você vai conferir no nosso artigo sobre reputação online na próxima semana aqui no blog.

Precisando de auxílio para cadastrar o seu negócio nos meios digitais? Quer saber como as técnicas de marketing local podem se aplicar na sua empresa?

Converse com quem entende no assunto. Somos especialistas em marketing digital aqui na Feat Design. Saiba por onde e como conversar com o seu público. – Entre em contato e marque um café conosco.

Leave a comment