Por que fazer redesign de marca? 04 motivos fundamentais

Você sabe por que fazer redesign de marca? Já reparou que várias empresas de tempos em tempos mudam o logotipo? 

O caso mais recente de redesign de marca foi da decolar, que para comemorar anos de existência, a companhia apostou na cor roxa . Com um visual mais “moderno” a marca perdeu o avião e o .com.

Exemplo mostrando o antes e depois  de um redesign de marca da empresa Decolar.

Além da Decolar outras empresas também aderiram a mudanças como, mas, por estarem consolidadas no mercado com uma marca forte, o público acaba estranhando e até comentando as mudanças nas redes sociais. Uma explicação para tanta estranheza é a necessidade da mente de adequar a nova forma à antiga em que já se está acostumado.

Então, quais os motivos para fazer um redesign de uma marca?

Uma mudança de marca ou redesign significa uma reformulação da identidade visual de uma marca e obviamente quando se reformula algo o objetivo é sempre de atingir novos resultados, como por exemplo destacar novos produtos e serviços ou atrair novos clientes.

Um redesign pode ser feito em vários níveis de modificação, desde pequenos ajustes de cores, tipografia e efeitos ou ainda mudanças radicais com a troca de elementos gráficos, de cores, de um novo mascote…

Mas, para que você não fique na dúvida se deve ou não fazer um redesign, listamos quatro motivos fundamentais com exemplos que podem ajudar na sua decisão:

1- Redesign de marca para renovar a imagem da empresa

Este é um dos aspectos que pode ser decisivo, já que a empresa precisa estar conectada aos gostos dos clientes e às mudanças nos interesses e hábitos do consumidor.

Renovar a marca pode mostrar que a empresa está em evolução e essa percepção pode ajudar a fidelizar seus clientes. Um exemplo desta motivação de mudança é o case da Pousada Jardim Porto Belo que buscava a renovação da imagem da empresa aumentando a percepção de valor dos hóspedes.

Redesign logotipo Pousada Porto Belo
Redesign logotipo Pousada Jardim Porto Belo.

Neste case, o cliente não possuía a imagem vetorizada da marca e não queria alterar significativamente as características principais da flor Edelweiss. Neste projeto optamos em manter a mesma posição da flor, com a leve alteração da forma, foi proposta uma nova paleta de cores e a alteração da tipografia.

2- Redesign para estabelecer uma mudança de direcionamento, de gerência ou nova política da empresa. 

Redesign-logotipo-pousada-em-bombinhas
Redesign logotipo da Pousada Recanto dos Girassóis.

Ao mudar o direcionamento estratégico de uma empresa ou com a criação de novos serviços ou produtos é importante que a identidade da marca dê indícios ao público dessas alterações. Como exemplo e case de sucesso que apresentamos o redesign da Pousada Recanto dos girassóis.

redesign primou em manter algumas características da marca antiga, porém atualizando o formato do girassol e a paleta de cores usadas. O resultado foi uma marca mais moderna e condizente com o perfil da nova gerência e do público-alvo.


3- Redesign de marca para se inserir no mercado

O motivo de redesign nesse caso se baseia na necessidade da empresa se introduzir no mercado e, por isso, necessita afirmar a sua identidade de forma diferenciadora.

O exemplo que apresentamos é da empresa Só Água Potável, que desejava um redesign da marca para buscar outros mercados e também mostrar as mudanças que a empresa vem passando ao longo dos seus 25 anos.

Redesign logotipo Só Água Potável
Redesign logotipo Só Água Potável.

A ideia do logotipo da Só Água Potável era demonstrar a característica do produto “água cristal” e o cuidado com a qualidade e entrega da água, que pode ser vista no símbolo, que remete a uma pessoa abraçando a água ou ainda a traseira de um caminhão de transporte de água. 

4. Redesign para não perder mercado. 

Uma empresa que não se renova corre o risco de perder mercado. Assim, é de extrema importância que as empresas recorram a formas gráficas com base nos seus serviços, princípios e valores diferenciadores. 

O exemplo que apresentamos é da empresa Festa e Cia, que desejava uma marca condizente com a qualidade dos serviços oferecidos.

Redesign logotipo Festa e Cia
Redesign logotipo Festa e Cia.

Nesse projeto as cores foram sutilmente alteradas, os elementos foram substituídos para remeter diretamente ao produto da empresa. A tipografia arredondada também remete as formas dos produtos. Além disso, foi adicionado o ano de início da empresa (desde 1989).

Precisando de um redesign de marca?

Conseguiu entender porque as empresas renovam as suas marcas? Nas diferentes necessidades de cada empresa é que se reconhece a importãncia de um projeto de redesign da marca.

Somente com um estudo da empresa e análise do mercado em que atua, se determinará a forma mais coerente e adequada de fazer um novo projeto de identidade visual.

E você, precisando de um redesign da marca da sua empresa? Entre em contato e nós ajudaremos você! 😉

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