fbpx
Ir para conteúdo
Logotipo da Feat Design

Feat

Design Estratégico e Digital I Florianópolis

  • HOME
  • A FEAT
  • PORTFÓLIO
  • SERVIÇOS
  • BLOG
  • CONTATO

Como criar uma marca forte para o segmento alimentício?

Cliente: Gabriela Rosa Alimentação Funcional.

Levantamento de dados

A história da marca Gabriela Rosa Alimentação Funcional começa com a necessidade da Gabriela achar alimentos glúten free e zero lactose como opção para a alimentação de Gabriel, o seu filho. Foi então que Gabriela Rosa percebeu a dificuldade das pessoas com alguma restrição alimentar de encontrar opções adequadas às suas necessidades e opções mais saudáveis.

Uma frase que gostamos bastante é…

Onde quer que exista uma necessidade, há uma oportunidade.

Philip Kotler.

Assim, surge a empresa Gabriela Rosa, com a confecção de bolos, doces e salgados para pessoas com restrição alimentar e que buscam opção de uma alimentação saudável. A partir daí, Gabriela percebeu a necessidade de profissionalizar a empresa e chamou a Feat Design para o desenvolvimento da sua marca.

O Desafio

O projeto de desenvolvimento da marca Gabriela Rosa contou com alguns desafios que identificamos à partir das principais dúvidas do cliente:

  1. O que é melhor para marcas do ramo de confeitaria: criar uma marca com o nome próprio (do profissional), ou usar um nome comercial?
  2. Como criar uma marca com nome próprio, que transmita profissionalismo e que possa ser uma marca grande?
  3. Como criar uma marca forte à partir de um nome próprio?

Para responder essas questões, partimos para uma etapa de pesquisa.

A Pesquisa: Aqui na Feat Design começamos o nosso processo de desenvolvimento com uma pesquisa aprofundada, usando um método único para compreender a real dos nossos clientes, entender a sua história de vida e a sua visão para o futuro. Para isso, usamos várias técnicas como entrevistas não estruturadas, painéis e o uso do mapa de empatia, para criar um cenário do universo do cliente.

Com base nessas informações, chegamos as definições estratégicas do projeto.

Definições estratégicas

1- O que é melhor para marcas do ramo de confeitaria e gastronomia: criar uma marca com o nome próprio (do profissional), ou usar um nome comercial?

Em se tratando de criação de marca, não existe uma regra para seguir. Avaliamos dois pontos: A) se o nome próprio já era conhecido, com clientes e seguidores leais e B) a disponibilidade de investimento de marketing em um nome comercial, partindo-se do zero.

2- Como criar uma marca com nome próprio, que transmita profissionalismo e que possa ser uma marca grande?

Essa questão envolve uma série de fatores, mas principalmente a marca deve ser desenvolvida com os valores que foram pensados estrategicamente para ela, bem como para o seu público-alvo. O design tem papel fundamental na transmissão de atributos como profissionalismo, qualidade, cuidado com o produto, etc.

Depois da pesquisa inicial e definições estratégicas para a marca, passamos para a etapa de geração de ideias, com estudo de cores, tipografia e testes de aplicação para verificar o comportamento da marca.

Logotipo Gabriela Rosa

Para responder a questão “Como criar uma marca forte à partir de um nome próprio?” Em se tratando da área de confeitaria é normal o nome da empresa ser o nome do profissional. Para tornar o nome uma marca forte, optamos por:
• Usar uma cor neutra, não feminina;
• Usar uma tipografia robusta e não delicada.

Estudo de aplicação de logotipo em caneca.
Estudo de aplicação de logotipo em embalagem.
Estudo de aplicação de logotipo em cartão de visita.
Estudo de aplicação de logotipo em avental.

Feita a apresentação do material à Gabriela Rosa, tivemos 100% de aprovação da cliente e sem necessidade de nenhum ajuste ou alteração. =)

A entrega do material desenvolvido foi feita em arquivo digital, juntamente com um manual de identidade visual do logotipo, contendo todas as especificações técnicas necessárias para que a marca seja usada sem perder a sua integridade.

Gostou do nosso case? Entre em contato com a nossa equipe ! 😉

Fale conosco no Whatsapp
<span style="color:#5b5b5b" class="has-inline-color">Michela França</span>
Michela França

Fundadora da Feat Design, mestra em Design e especialista em Design Estratégico. Foi professora dos cursos de Design de Moda, Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia do IFSC e Uniasselvi. Apaixona por design e natureza.

Conecte-se ao autor

Compartilhe isso:

  • Twitter
  • Facebook
  • Mais
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Telegram
  • WhatsApp

Relacionado

Publicado em ALIMENTOS E BEBIDAS
Tag ALIMENTOS E BEBIDAS

Navegação de Post

Próximo post Como diferenciar uma marca da área de educação?

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PESQUISAR

CATEGORIAS

Artes Audiovisual Branding Design Design de embalagem Design de produtos Design no turismo Digital Empreendedorismo Eventos Experiência do cliente Food Design Inovação Marketing digital Marketing digital na hotelaria Sem categoria Tecnologia Turismo Turismo acessível

Conteúdos recentes

  • O que é Customer Experience (CX)?
  • Em quais canais de comunicação online a empresa precisa estar?
  • Usar e-mail caiu em desuso?
  • Aumente o público do seu negócio com vendas no WhatsApp
  • A importância do uso de um email de empresa

Siga as nossas redes sociais ;)

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube

Newsletter

Escritório

Florianópolis: +55 (48) 984736736 Bombinhas: +55 (47) 984383077
contato@featdesign.com.br

Atendemos em todo Brasil. Atuamos desde 2010 com clientes de diversos segmentos e regiões!

Acompanhe a Feat ;)

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Pinterest
  • YouTube
2021 Feat
Tema: Venture por Themes Harbor