Usar e-mail caiu em desuso?

Você acha que o e-mail caiu em desuso? O e-mail é um tradicional meio de comunicação digital. A ferramenta é um dos primeiros sistemas de troca de mensagens digitais e seu surgimento é datado com a chegada dos primeiros computadores com acesso à internet.

Os avanços e praticidades da tecnologia, no entanto, parecem o ter deixado obsoleto. Será mesmo? Usar e-mail ainda é um hábito comum ou usar e-mail caiu em desuso?

Aplicativos de mensagens instantâneas como o Facebook Messeger e o WhatsApp (o qual já abordamos a importância empresarial aqui), cada vez mais ganham espaço no cotidiano dos brasileiros, seja em âmbito pessoal ou profissional. Aliado a eles, a facilidade de acesso a redes sociais como Facebook e Instagram também proporcionaram uma ampla popularidade dos meios, deixando o e-mail cada vez mais em segundo plano.

Então, afinal, por que o e-mail ainda é considerado um dos principais meios de comunicação digital? Nós compactuamos com essa ideia e, hoje, vamos explicar! Saiba qual a importância e utilidade do e-mail como ferramenta de comunicação pessoal e empresarial.

O e-mail não caiu em desuso e ainda é uma das ferramentas mais eficazes

Apesar de ser uma das mais antigas ferramentas de comunicação digital, o e-mail não fica para trás em nada quando o assunto é eficiência e velocidade. Seu uso, apesar de não ser considerado “instantâneo”, como no caso dos aplicativos, permite que o usuário escreva mensagens, personalize e envie anexos de qualquer tipo de arquivo de forma rápida e muito intuitiva.

Imagens, áudios, vídeos, documentos, planilhas, projetos, executáveis, compactados e muito mais! Ao contrário de qualquer outro meio de comunicação digital, os e-mails não se limitam a uma lista específica de extensões de arquivos compatíveis para envio – tudo é permitido! Apesar de possibilitar capacidades de memória personalizáveis, os principais provedores como Gmail (Google) e Outlook (Microsoft) limitam o envio máximo de arquivos em 25mb e 20mb, respectivamente. Capacidade que já é o suficiente para o envio de documentos ou algumas fotos em alta qualidade.

Além disso, o e-mail ainda é a principal forma de comunicação legal e oficial. A ferramenta ainda tem predominância de aceitação como provas em processos judiciais, por exemplo. Esse sempre será um diferencial dos e-mails, já que não há uma única empresa por trás da ferramenta, de maneira que impossibilita a manipulação de informações. – O contrário do que acontece com os demais meios de comunicação digital como o próprio WhatsApp, que já negou solicitações judiciais para quebra de sigilo de mensagens – devido a sua criptografia.

Para completar, o e-mail ainda funciona quase como um documento de identidade digital. Muito mais do que uma ferramenta de comunicação. Eles são utilizados para criar ou recuperar contas em redes sociais, se cadastrar em listas de comunicados ou promoções, realizar comprar e até fazer cadastros para utilizar sistemas operacionais (como os smartphones Android). Em um momento ou outro, todos nós temos que recorrer a eles.

É definitivo: NÃO, o e-mail não caiu em desuso!

É notável e compreensível que a frequência e popularidade de uso do e-mail tenha diminuído, é claro. No entanto, apesar de hoje não ser mais o principal canal de comunicação cotidiano, a ferramenta sempre será necessária. Seja para prestar suporte as outras ferramentas, cadastros virtuais ou comunicações diretas oficiais. Todos que utilizam internet devem (ou pelo menos deveriam) possuir uma conta de e-mail.

O e-mail não caiu em desuso e é uma poderosa ferramenta de comunicação do seu negócio

Para o seu negócio, independente do segmento de atuação, é fundamental uma conta de e-mail empresarial. A ferramenta pode ser utilizada para conquistar novos clientes, realizar atendimentos, fechar pedidos e até concretizar negociações valiosas. Uma série de ações pode ser realizada para potencializar essa ferramenta, confira as nossas dicas:

Tenha um e-mail próprio:

Evite endereços de e-mail com “@gmail.com” ou “@hotmail.com”. A dica é criar um endereço do gênero “contato@sitedasuaempresa.com.br”.

Capture leads e envie e-mail marketing:

Os leads são contatos de potenciais clientes, com capacidades reais de fechar negócio com a sua empresa. Programe uma série de envio de emails para eles, de modo a continuarem recebendo informações sobre seu negócio e fomentar interesse.

Mantenha o e-mail como canal de comunicação oficial:

Principalmente para responder dúvidas ou resolver problemas. É a melhor maneira de assegurar informações em caso de problemas no futuro.

A melhor maneira de enviar documentos oficiais:

Com o e-mail você assegura o envio e recebimento de documentos oficiais. Novamente, é a melhor maneira de se prevenir caso acarrete algum problema no futuro. Lembre-se, o e-mail é uma ferramenta de comunicação aceita judicialmente.

Confira mais dicas sobre e-mails comerciais e saiba mais sobre sua importância no nosso artigo sobre o tema.

Precisa de suporte para criação e gerenciamento de e-mails do seu negócio? Marque uma conversa com a gente. Vamos ficar felizes em te auxiliar nesse importante processo.

Leave a comment