Procurando soluções para um problema na sua empresa? Tem uma ideia de projeto, mas não sabe como implementá-lo? Quer melhorar o rendimento e qualidade de vida dos seus colaboradores? Não sabe como organizar e entender estruturalmente como funciona seu negócio? – Então descubra agora o que é o design thinking e como ele transformar o seu negócio.
O que é o Design Thinking?
O Design Thinking é a união do pensamento corporativo + pensamento criativo. De maneira pontual, segundo o Sebrae, design thinking é “um jeito de solucionar desafios de forma criativa, inovadora e por diferentes perspectivas”. É uma maneira de pensar que pode auxiliar na imersão e consciência que você tem sobre um projeto, proporcionando mais coesão, qualidade de implementação e controle. Pode ser implementado tanto em um projeto novo, como uma ideia de start-up, ou em um projeto que já esteja em andamento, como uma empresa de qualquer segmento, seja para solucionar um problema, encontrar novas oportunidades de negócio ou definir metas.
O principal objetivo do design thinking é estimular o pensamento crítico e criativo. Ele permite que você entenda detalhadamente como funciona a estrutura organizacional do seu projeto de uma maneira visual e totalmente interativa e, assim, te auxilia a enxergar problemas, criar soluções, propor desafios, definir objetivos e tomar decisões com segurança e controle.
Qual a importância do Design Thinking?
Atualmente o Design Thinking é uma das principais metodologias de ação do mercado, seja em áreas criativas, corporativas ou industriais. A técnica proporciona soluções de maneira rápida, eficaz e inovadora. Além disso, quando bem aplicada, a metodologia ajuda a prever possível problemas futuro e solucioná-los antes mesmo de constatá-los na prática.
Design Thinking na prática: as principais etapas da metodologia
Antes de conhecer o caminho, é importante lembrar que o Design Thinking não é uma fórmula pronta. Ele deve ser adaptado de acordo com a necessidade e utilidade do projeto, otimizando tempo e gerando melhores resultados. No entanto, como ponto de partida, conheça as principais etapas do Design Thinking:
Imersão ou empatia
Antes de qualquer coisa, você precisa constatar e reconhecer um problema. Entenda o usuário e suas necessidades. Seu objetivo aqui é aproximar pessoas interessadas na solução do problema, por meio de levantamento de informações e observações. Lembre-se: você deve enxergar o problema como uma oportunidade de negócio.
Definição e ideação
Agora que o seu problema já está identificado de maneira mais clara e com a equipe interessada na solução reunida, o foco é o processo criativo. Hora do brainstorm. Estruture uma maneira funcional de lidar com as informações e sugestões, afinal, você vai lidar com pessoas com diferentes atribuições e pensamentos ao mesmo tempo. Além de entender a estrutura do problema, nessa etapa você define o objetivo da ação.
Protótipo
Hora de tirar as ideias do papel. A fase de prototipação promove a oportunidade de enxergar as ideias na prática. Nessa etapa a ação é criada e começa-se a observar e mensurar os benefícios de sua implementação.
Validação e implementação
Por último, é hora de validar as ideias geradas na etapa de ideação. Além de ver o plano em ação, é importante coletar o feedback de quem foi beneficiado com a implementação do projeto, que deve continuar em constante aperfeiçoamento.
Como implementar o Design Thinking no meu negócio?
Seguindo as nossas dicas, você já tem uma ideia de como implementar o Design Thinking no seu negócio. No entanto, para maior aproveitamento e eficácia da metodologia, recomendamos a contratação de um profissional de consultoria especializado. Dessa maneira, além de otimizar a aplicação da metodologia, você conta com todo o suporte necessário para a execução do projeto.
Somos especialistas no assunto aqui na Feat Design. Agende uma consultoria conosco, vamos conversar sobre Design Thinking e como ele pode ser importante para transformar seu negócio.