O email é o mais tradicional meio de comunicação digital. A ferramenta é o primeiro sistema de troca mensagens digitais que se tem notícia e seu surgimento é datado com a chegada dos primeiros computadores com acesso à internet. Os avanços e praticidades da tecnologia, no entanto, parecem o ter deixado obsoleto. Será mesmo? Usar email ainda é um hábito comum ou já caiu em desuso?
Aplicativos de mensagens instantâneas como o Facebook Messeger e o WhatsApp, cada vez mais ganham espaço no cotidiano dos brasileiros, seja em âmbito pessoal ou profissional. Aliado a eles, a facilidade de acesso a redes sociais como Facebook e Instagram também proporcionaram uma ampla popularidade dos meios, deixando o email cada vez mais em segundo plano.
Então, afinal, por que o email ainda é considerado um dos principais meios de comunicação digital? Nos compactuamos com essa ideia e, hoje, vamos explicar! Saiba qual a importância e utilidade do email como ferramenta de comunicação pessoal e empresarial.
O email ainda é uma das ferramentas mais eficazes para troca de mensagens
Apesar de ser uma das mais antigas ferramentas de comunicação digital, o email não fica para trás em nada quando o assunto é eficiência e velocidade. Seu uso, apesar de não ser considerado “instantâneo”, como no caso dos aplicativos, permite que o usuário escreva mensagens, personalize e envie anexos de qualquer tipo de arquivo de forma rápida e muito intuitiva.
Imagens, áudios, vídeos, documentos, planilhas, projetos, executáveis, compactados e muito mais! Ao contrário de qualquer outro meio de comunicação digital, os emails não se limitam a uma lista específica de extensões de arquivos compatíveis para envio – tudo é permitido! Apesar de possibilitar capacidades de memória personalizáveis, os principais provedores como Gmail (Google) e Outlook (Microsoft) limitam o envio máximo de arquivos em 25mb e 20mb, respectivamente. Capacidade que já é o suficiente para o envio de documentos ou algumas fotos em alta qualidade.
Além disso, o email ainda é a principal forma de comunicação legal e oficial. A ferramenta ainda tem predominância de aceitação como provas em processos judiciais, por exemplo. Esse sempre será um diferencial dos emails, já que não há uma única empresa por trás da ferramenta, de maneira que impossibilita a manipulação de informações. – O contrário do que acontece com os demais meios de comunicação digital como o próprio WhatsApp, que já negou solicitações judiciais para quebra de sigilo de mensagens – devido a sua criptografia.
Para completar, o email ainda funciona quase como um documento de identidade digital. Muito mais do que uma ferramenta de comunicação. Eles são utilizados para criar ou recuperar contas em redes sociais, se cadastrar em listas de comunicados ou promoções, realizar comprar e até fazer cadastros para utilizar sistemas operacionais (como os smartphones Android). Em um momento ou outro, todos nós temos que recorrer a eles.
É definitivo: NÃO, os emails não caíram em desuso!
É notável e compreensível que a frequência e popularidade de uso do email tenha diminuído, é claro. No entanto, apesar de hoje não ser mais o principal canal de comunicação cotidiano, a ferramenta sempre será necessária. Seja para prestar suporte as outras ferramentas, cadastros virtuais ou comunicações diretas oficiais. Todos que utilizam internet devem (ou pelo menos deveriam) possuir uma conta de email.
O email como ferramenta de comunicação do seu negócio
Para o seu negócio, independente do segmento de atuação, é fundamental uma conta de email empresarial. A ferramenta pode ser utilizada para conquistar novos clientes, realizar atendimentos, fechar pedidos e até concretizar negociações valiosas. Uma série de ações pode ser realizada para potencializar essa ferramenta, confira as nossas dicas:
Tenha um email próprio: evite endereços de email com “@gmail.com” ou “@hotmail.com”. A dica é criar um endereço do gênero “contato@sitedasuaempresa.com.br”.
Capture leads e envie email marketing: os leads são contatos de potenciais clientes, com capacidades reais de fechar negócio com a sua empresa. Programe uma série de envio de emails para eles, de modo a continuarem recebendo informações sobre seu negócio e fomentar interesse.
Mantenha o email como canal de comunicação oficial: principalmente para responder dúvidas ou resolver problemas. É a melhor maneira de assegurar informações em caso de problemas no futuro.
A melhor maneira de enviar documentos oficiais: com o email você assegura o envio e recebimento de documentos oficiais. Novamente, é a melhor maneira de se prevenir caso acarrete algum problema no futuro. Lembre-se, o email é uma ferramenta de comunicação aceita judicialmente.
Precisa de suporte para criação e gerenciamento de emails do seu negócio? Marque uma conversa com a gente. Vamos ficar felizes em te auxiliar nesse importante processo.