As metodologias inbound e outbound marketing são a base para qualquer planejamento de marketing digital. Apesar de diferentes, as duas estratégias são viáveis e fundamentais para o desenvolvimento de campanhas de qualquer tipo de empreendimento. – Esse é o tema do nosso artigo de hoje. Conheça as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma delas e saiba como aplicá-las no seu negócio.
Afinal, qual a diferença entre INBOUND e OUTBOUND marketing?
Se você acompanha o nosso blog, já sabe do que se trata o inbound marketing (você pode conferir os artigos sobre o assunto aqui). Nessa estratégia, o objetivo é atrair clientes de forma orgânica, criando conteúdo relevante para educar, engajar e converter o público online. Já no outbound marketing, a empresa busca ativamente seus clientes por meio de anúncios, ligações, e-mails frios, propagandas na TV, rádio e outras abordagens diretas. Trata-se de duas estratégias opostas: na primeira, o cliente chega até o negócio; na segunda, o negócio vai até o cliente. Confira com detalhes como funciona cada uma delas:
Inbound Marketing: trata-se de uma estratégia do marketing digital contrária as táticas de marketing tradicional. Também conhecida como marketing de atração, nela, ao invés de correr atrás do cliente, é normalmente o próprio cliente que chega até o negócio. Como? A estratégia de inbound alia produção de conteúdo, SEO e gestão de redes sociais. – Então, por exemplo, através de uma pesquisa no Google, seu cliente acessa o conteúdo que você produziu e, como consequência, conhece seu produto. – Além disso, quando o próprio cliente se torna divulgador voluntário do seu negócio, trata-se de inbound marketing.
Outbound Marketing: se assemelha as estratégias comuns do marketing tradicional. Nessa modalidade o negócio impulsiona as visualizações de seu produto por anúncios, normalmente pagos. – A exemplo disso temos os posts patrocinados no Facebook e anúncios no Google.
Ou seja, no inbound você produz conteúdos ricos e não investe em impulsionamento, enquanto no outbound você não necessita de conteúdos aprofundados, mas precisa investir com publicidade.
Quais as vantagens e desvantagens?
Inbound Marketing:
Vantagem: a marca ganha mais autoridade, a fidelização dos clientes é maior, o engajamento é contínuo e estável, sem investimentos em anúncios.
Desvantagem: resultado a longo prazo, grande demanda de produção de conteúdo.
Outbound Marketing:
Vantagem: grande alcance a curto prazo, pouco investimento em produção de conteúdo.
Desvantagem: necessário grande investimento em anúncios, fidelização menor de clientes e engajamento instável (despenca assim que você parar de investir em anúncios).
E agora? Qual metodologia de marketing digital escolho para meu negócio?
Produzir conteúdo ou investir em anúncios? Cada estratégia tem seu aspecto positivo, mas, no geral, o mais indicado é fazer um meio-termo entre as duas estratégias. O importante é saber como elas funcionam e estabelecer um propósito de aplicação para cada uma das metodologias.
Combine as estratégias de inbound e outbound marketing
A essa altura você já percebeu que, para potencializar os resultados, precisa extrair os aspectos positivos das duas estratégias, não é? A complexidade da ação é bem menor do que você imagina.
Para potencializar os resultados com a utilização das duas estratégias, a dica é utilizar o inbound marketing como metodologia principal e utilizar o outbound marketing para melhorar os resultados do primeiro. Como? É simples:
– Produza conteúdo de qualidade! [inbound]
– Utilize anúncios para promover seu conteúdo. [outbound]
– Mantenha canais de comunicação e atualização ativos.
De tal modo, seu conteúdo terá um repentino aumento no fluxo de visitas e, como consequência, ganhará notoriedade pelos parâmetros de ranqueamento dos motores de busca, aumentará o número de curtidas e seguidores nas redes sociais e criará leads muito mais rápido. Com o passar do tempo, é natural que se torne mais frequente que os clientes encontrem seu produto de maneira orgânica, se tornando cada vez menos necessário investir grandes valores em anúncios.
Quem pode me ajudar a atingir o meu público?
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