A importância do uso de um email de empresa

Você talvez não saiba qual a importância do uso de um email de empresa, mas essa é uma antiga forma de comunicação digital que, mesmo com o passar do tempo, continua sendo uma das principais ferramentas de interação na internet, especialmente quando se trata de negócios.

– Por isso, hoje, você confere dicas sobre a importância e utilização de um e-mail de empresa.

O que é um email de empresa?

Diferente dos e-mails pessoais, um e-mail de empresa conta com características especiais que o tornam único, proporcionando mais segurança aos que entram em contato pelo meio.

O maior destaque está ligado ao domínio do endereço de e-mail – que nos pessoais, normalmente é obtido em um servidor de hospedagem gratuito como “@gmail.com”, “@hotmail.com” e “@yahoo.com.br”, enquanto os empresariais e profissionais utilizam domínio e servidores próprios. Aqui na Feat Design, por exemplo, utilizamos “@featdesign.com.br”.

Além disso, um e-mail de empresa normalmente é respondido com linguagem formal e com uma assinatura padrão, constando o nome do profissional que respondeu e as informações de contato.

Mas, afinal, qual a importância de um email empresarial?

Os benefícios de um e-mail de empresa não são apenas estéticos. O domínio personalizado com o nome do negócio assegura ao usuário que está entrando em contato a certeza de estar se comunicando com a pessoa certa, já que o único que pode criar um e-mail com o domínio da empresa é o proprietário da mesma.

Além disso, linguagem e formatação padrão transmitem ao receptor um profissionalismo muito maior, aumentando as chances de concretizar negociações.

Como minha empresa pode possuir um email profissional?

Para implementar um email profissional você terá que recorrer a diversas ferramentas, além de mudar alguns hábitos de uso, caso seu negócio ainda não esteja adaptado ao padrão. Confira nossas dicas e ferramentas e hábitos:

– Adquira um domínio e conecte com o servidor de hospedagem:

Se a sua empresa possui um site, já é meio caminho andado. O domínio é o endereço utilizado para acessar o site do seu negócio (aqui na Feat Design, por exemplo, utilizamos o domínio “featdesign.com.br”. Após o registro, o procedimento é conectá-lo a um servidor de hospedagem e criar a conta de e-mail.

Achou a linguagem muito técnica? Não tem problema. Para realizar esse procedimento é recomendável entrar em contato com a empresa que faz a gestão do seu website ou contratar uma especializada no assunto. – Aqui na Feat Design nós podemos te auxiliar com essa tarefa.

– Crie uma assinatura:

Para o receptor, não basta saber qual a empresa que enviou o email, também é necessário identificar a pessoa física que redigiu a resposta.

Uma maneira prática de sanar o problema é criar uma assinatura padrão no final do corpo do email. Normalmente ela deve possuir informações como: quem redigiu a respostas, outras maneiras de entrar em contato com o atendente e empresa e endereço físico do estabelecimento, caso houver.

– Utilize linguagem padronizada:

É muito evidente que, para transmitir profissionalismo, redigir o conteúdo da maneira correta é um quesito obrigatório.

Deve-se evitar abreviação de palavras como “vc” e “pq”, além de utilizar pontuação adequada e dividir parágrafos. A língua portuguesa formal geralmente é a mais utilizada, mas não é uma obrigatoriedade.

Dependendo do ramo da sua empresa uma linguagem mais moderna e descompromissada pode atingir melhor o público, proporcionando mais proximidade do cliente com a sua empresa.

– Não deixe para responder mais tarde:

Se comparado aos modernos aplicativos de mensagens instantâneas, os emails contam com um tempo de tolerância muito maior.

No entanto, isso não deve ser utilizado a favor da sua comodidade. Responder emails de maneira ágil garante que o público continue engajado com o seu negócio e aumenta as chances de concretizar negociações.

Precisa de mais dicas e um auxílio para colocar seu e-mail profissional em prática? Agende uma conversa com a gente e tenha todo o suporte que você precisa para isso! 🙂

Leave a comment