Design Thinking para Ecommerce – Como o método pode transformar o seu negócio

O design thinking é um método que pode transformar a maneira como se entende e faz o negócio. Independente do segmento de mercado e forma que ele atua. É claro que não seria diferente em uma das mais modernas modalidades de negócio: o ecommerce. – No conteúdo de hoje, saiba como aplicar o design thinking para ecommerce e adquira uma visão muito mais abrangente para a realidade da sua empresa.

 

Quer inovar utilizando a metodologia design thinking? Leia nosso conteúdo sobre o tema.

 

Design thinking para ecommerce – Por onde começar?

A metodologia design thinking ganhou muita popularidade nos últimos anos. Em todo o Brasil, fomentadores de empreendedorismo como o Sebrae fortalecem a técnica e, através de workshops e consultorias individualizadas, aplicam a solução aos mais diversos tipos de negócios e segmentos de mercado.

Mas, para quem não tem familiaridade com o método, talvez seja difícil saber por onde começar. É isso que você vai aprender hoje: saiba quais os primeiros passos para aplicar o design thinking para ecommerce – seja esse um negócio que já existe ou que ainda está na fase de planejamento/ideação.

 

1. Conheça o método de design thinking

Se você ainda não possui familiaridade com o método, o melhor caminho é começar estudando o que ele é – e, assim, descobrindo como ele pode transformar o seu negócio. O design thinking é um tema que abordamos com frequência aqui no nosso blog: você pode conferir todos os nossos posts sobre o tema na nossa tag “design thinking” – é só clicar aqui.

De maneira resumida: o Design Thinking é a união do pensamento corporativo com o pensamento criativo. Ele é um modo imersivo de pensar a solução de problemas através de diferentes perspectivas: seja a sua, como empreendedor, dos seus colaboradores e, o mais importante, pelo olhar dos clientes.

Trata-se, afinal, de um quadro interativo (que pode ser pensado e modificado constantemente) que tem como objetivo proporcionar uma visão em 360º da atuação de uma empresa. Dessa forma, encontrar pontos críticos, solucionar problemas (muitas vezes antes mesmo deles aparecerem), compreender pontos fortes e diferenciais, além de servirem de embasamento para a criação de um plano de negócios formal.

 

2. Crie soluções efetivas e viáveis

De nada adianta aplicar o design thinking se os seus planos ficarem apenas no mundo das ideias. Por isso, é preciso ter pé no chão. O método design thinking deve ter uma premissa real, viável e desejada. Para tornar o método prático, comece a colocar as ideias no papel tendo em mente esses três pontos:

  • A ideia é financeiramente real e proporciona a sustentabilidade do negócio?
  • Os prazos estabelecidos são tecnicamente viáveis?
  • O seu negócio possui entrega de valor ao cliente? Ou seja, o que fará ele ter desejo em comprar com você? (diferencial, variedade e qualidade dos produtos, preço, atendimento, etc!) 

Nesse sentido, vale lembrar que o ecommerce é um segmento de mercado de alta concorrência e com cada vez menos fidelidade de público. Isso significa que se o seu concorrente estiver ofertando um produto melhor ou com melhores preços, há uma grande chance dos seus clientes deixarem de comprar com você.

 

3. #BrainstormTime, hora de colocar as ideias no papel

Que tal aplicar o modelo Canva no seu negócio? Essa é a melhor maneira de materializar as ideias que estão na sua cabeça. Crie uma tabela visual e interativa onde você pode compreender melhor cada detalhe do negócio e, assim, identifique problemas e encontrar diferenciais para a sua empresa.

 

Tabela Canvas faz pode fazer parte do método design thinking para ecommerce. Fonte: Sebrae.

 

Em uma estrutura física, essa aplicação pode ser realizada por uma ou mais pessoas utilizando post-its para anotar as ideias/informações e colando nos respectivos quadros. Depois, as informações podem ser analisadas de uma forma geral a fim de otimizar a tabela e encontrar o caminho a ser seguido.

A tabela Canvas também pode ser aplicada de forma digital. Hoje existem aplicativos como o Miro, que permitem a criação de tabelas e mapas mentais com interação em tempo real. Além, é claro, do próprio aplicativo Sebrae Canvas.

 

O resultado do design thinking para ecommerce

A aplicação das nossas dicas vão proporcionar visão e conhecimento aprofundado sobre as características do seu negócio, tornando-o mais facilmente viável e otimizando o seu papel como empreendedor. Seja num ecommerce, ou em qualquer outro segmento de mercado, o design thinking vai te proporcionar o que precisa para estruturar um plano de negócios e realmente colocar a engrenagem para rodar! ⚙📈

 

Se você está pensando em começar ou já possui um ecommerce, há muitos outros conteúdos interessantes sobre o tema que você pode ler aqui no nosso blog: acesse a tag exclusiva sobre o tema.

 

 

E então, precisa de um auxílio para aplicar o design thinking no seu ecommerce? Nós podemos te ajudar. Na Feat Design somos especialistas no assunto: temos profissionais com diferentes qualificações técnicas. Estamos prontos para proporcionar o empurrão que você precisa para tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso.

 

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