O que é Design Thinking e como ele pode transformar o seu negócio?

Procurando soluções para um problema na sua empresa ? Tem uma ideia de projeto, mas não sabe como implementá-lo? Quer melhorar o rendimento e qualidade de vida dos seus colaboradores? Não sabe como organizar e entender estruturalmente como funciona seu negócio?

– Então descubra agora o que é o design thinking e como ele pode transformar o seu negócio.

O que é o Design Thinking?

O Design Thinking é a união do pensamento corporativo com o pensamento criativo.

Segundo Michela França, ““É um modo de pensar a resolução de problemas, de forma criativa e sob a perspectiva da experiência do cliente”.

O design thinking é uma maneira de pensar que pode auxiliar na imersão e consciência que você tem sobre um problema, proporcionando mais coesão, qualidade de implementação e controle.

Pode ser implementado tanto em um projeto novo, como uma ideia de startup, ou em um projeto que já esteja em andamento, como uma empresa de qualquer segmento, seja para solucionar um problema, encontrar novas oportunidades de negócio ou definir metas.

Equipe de projeto trabalhando de forma criativa para resolver problemas.
Design Thinking é um modo de pensar a resolução de problemas, de forma criativa.

O principal objetivo do design thinking é estimular o pensamento crítico e criativo. Ele permite que você entenda detalhadamente como funciona a estrutura organizacional do seu projeto de uma maneira visual e totalmente interativa e, assim, te auxilia a enxergar problemas, criar soluções, propor desafios, definir objetivos e tomar decisões com segurança e controle.

Qual a importância do Design Thinking?

Atualmente o Design Thinking é uma das principais metodologias de ação do mercado, seja em áreas criativas, corporativas ou industriais. A técnica proporciona soluções de maneira rápida, eficaz e inovadora.

Além disso, quando bem aplicada, a metodologia ajuda a prever possíveis problemas e a solucioná-los antes mesmo de constatá-los na prática.

Design Thinking na prática: as principais etapas da metodologia

Antes de conhecer o caminho, é importante lembrar que o Design Thinking não é uma fórmula pronta. Ele deve ser adaptado de acordo com a necessidade de cada projeto, otimizando tempo e gerando melhores resultados. No entanto, como ponto de partida, conheça as principais etapas do Design Thinking:

Etapa de imersão ou empatia

Antes de qualquer coisa, você precisa constatar e reconhecer um problema. Entenda o usuário e suas necessidades. Seu objetivo aqui é aproximar pessoas interessadas na solução do problema, por meio de levantamento de informações e observações. Lembre-se: você deve enxergar o problema como uma oportunidade de negócio.

Enxergue os problemas como oportunidades de negócio com o Design Thinking. Fonte: Pixabay.
Enxergue os problemas como oportunidades de negócio com o Design Thinking. Fonte: Pixabay.

Etapa de definição e ideação

Agora que o seu problema já está identificado de maneira mais clara e com a equipe interessada na solução reunida, o foco é o processo criativo. Hora do brainstorm. Estruture uma maneira funcional de lidar com as informações e sugestões, afinal, você vai lidar com pessoas com diferentes atribuições e pensamentos ao mesmo tempo. Além de entender a estrutura do problema, nessa etapa você define o objetivo da ação.

Brainstorm é etapa fundamental na metodologia Design Thinking. Fonte: Pixabay.
Brainstorm é etapa fundamental na metodologia Design Thinking. Fonte: Pixabay.

Etapa de prototipação

Hora de tirar as ideias do papel. A fase de prototipação promove a oportunidade de enxergar as ideias na prática. Nessa etapa a ação é criada e começa-se a observar e mensurar os benefícios de sua implementação.

No protótipo, você deve tirar as ideais do papel e colocar as ações em prática. Fonte: Pixabay.
No protótipo, você deve tirar as ideais do papel e colocar as ações em prática. Fonte: Pixabay.

Etapa de validação e implementação

Por último, é hora de validar as ideias geradas na etapa de ideação. Além de ver o plano em ação, é importante coletar o feedback de quem foi beneficiado com a implementação do projeto, que deve continuar em constante aperfeiçoamento.

Design Thinking: hora de entender o que funciona e validar as suas ideias. Fonte: Pixabay.
Design Thinking: hora de entender o que funciona e validar as suas ideias. Fonte: Pixabay.

Como implementar o Design Thinking no meu negócio?

Seguindo as nossas dicas, você já tem uma ideia de como implementar o Design Thinking no seu negócio. No entanto, para maior aproveitamento e eficácia da metodologia, recomendamos a contratação da nossa consultoria especializada.

Dessa maneira, além de otimizar a aplicação da metodologia, você conta com todo o suporte necessário para a execução do projeto.

Somos especialistas no assunto aqui na Feat Design. Agende uma consultoria conosco, vamos conversar sobre Design Thinking e como ele pode ser importante para transformar o seu negócio.

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