Transformação digital nos negócios

A difusão das tecnologias digitais vem mudando o modo de vida e consumo das pessoas, bem como gerando uma transformação digital nos negócios.

Em algumas atividades, essas mudanças são ainda mais sensíveis, como é o caso do setor de turismo, onde desde a escolha de um destino turístico, da hospedagem e passeios em uma viagem, acontecem de modo online.

Essa comodidade aos viajantes foi possível, pelo fato do setor de turismo ter sido um dos primeiros a digitalizar os seus processos, adotando as tecnologias e plataformas digitais para as reservas de voos e de hotéis online, se tornando um dos setores pioneiros na transformação digital.

Tamanha a importância da inovação e da transformação digital para os negócios, que com a atual crise no setor de turismo, deflagrada pela pandemia, uma das apostas da Organização Mundial do Turismo (OMT) para ajudar governos e o setor privado a se reestruturarem dos efeitos econômicos da pandemia, foi alavancar a inovação e e ampliar a transformação digital do turismo global .

Para entender de que forma a transformação digital pode ajudar na reestruturação de negócios, saiba o que é a transformação digital e quais os domínios estratégicos para uma transformação digital. Boa leitura!

O que é a transformação digital?

A “transformação digital” é um termo que ainda não tem uma definição única e universalmente aceita, nem muito menos tem um escopo definido sobre como este processo acontece e sobre quais são as suas interfaces nas organizações. Assim, cada autor tem a liberdade de conceituar e explicar a transformação digital a sua maneira.

Uma das acepções para o termo “transformação digital” é o uso de novas tecnologias digitais, aplicadas para gerar melhorias em processos do negócio, na experiência e atendimento do cliente, para dar agilizar a operações ou ainda para criar ou remodelar modelos de negócios.

No entanto, pensar na transformação digital meramente como a aplicação da tecnologia para melhorias em processos, pode ser perigoso e limitante, já que o termo envolve o pensamento estratégico e a capacidade dinâmica das organizações.

A capacidade dinâmica têm relação direta com a capacidade de uma empresa sobreviver e prosperar numa situação de mudança constante. (ALVARO ANTONIO BUENO DE CAMARGO, 2015)

O consultor de estratégias digitais, David L. Rogers, que conduziu projetos em empresas como Google, GE, Toyota, Visa, entre outras, corrobora que a transformação digital não tem nada a ver com tecnologia- tem a ver com estratégia e novas maneiras de pensar.

De certo modo, transformação digital pode ser considerada uma estratégia para: garantir a sustentabilidade dos negócios, adaptando-se as mudanças de mercado; aumentar a competitividade, explorando oportunidades de mercado e evitar as ameaças por mudanças disruptivas decorrentes de novas tecnologias. Michela França

Domínios para uma transformação digital

Como comentado anteriormente, embora a transformação digital não tenha um escopo definido para sua implementação, Rogers (2016) identificou cinco domínios para uma transformação digital dos negócios, que são: clientes, competidores, dados, inovação e valor. Esses domínios podem servir de referenciais para guiar o processo de transformação digital nos negócios, já que envolvem temas estratégicos e conceitos-chaves.

Guia de transformação digital
05 domínios da transformação digital. Fonte: Rogers (2016).

1# Clientes: Explore a rede de clientes

O cliente é o primeiro domínio da transformação digital. Já comentamos aqui no blog, no artigo intitulado “o que é Customer Centric“, que as empresas tinham como foco os seus produtos e serviços e que bastava ao marketing, persuadir aos clientes para comprar. Nesse modelo antigo, a produção e a comunicação eram feitos em massa, para atingir o máximo de pessoas.

Atualmente, para uma transformação digital é preciso se conectar aos clientes e formar uma rede de contatos com uma comunicação direta, dinâmica e que influencie outros clientes, gerando uma reputação dos negócios e marcas.

Neste contexto, o uso de ferramentas digitais está mudando a jornada de compra, na maneira como os clientes descobrem, avaliam, compram e usam os produtos e como eles compartilham, interagem e permanecem conectados com as marcas.

2# Competidores : Construa plataformas e não apenas produtos

A Concorrência é o segundo domínio da transformação digital e que também mudou radicalmente o seu conceito com a era digital.

Antigamente as empresas competiam com outras que se pareciam com elas e cooperavam com parceiros que distribuíam seus bens ou forneciam insumos necessários para sua produção. Atualmente, com a mudança nos modelos de negócios, as empresas deixaram de fabricar produtos para estruturar plataformas e entenderam a necessidade de criar um ecossistema em torno de seu nicho de negócio.

Basta pensar em exemplos como o UBER que intermedia a relação entre motoristas e passageiros, sem fabricar carros, ou o Airbnb que tem a maior oferta de quartos do mundo sem possuir nenhum hotel. Os novos modelos de negócios colocaram a experiência de marca e a interação com o consumidor como prioridade. (Para saber mais, leia o nosso artigo sobre Experiência do cliente). A competição agora é por melhores experiências e cada vez mais uma disputa por quem tem maior poder de influência sobre outras empresas e consumidores.

Dessa forma, é preciso “Analisar a competição e o poder entre a empresa e seus parceiros de negócios, seus rivais diretos e seus concorrentes assimétricos”. ROGERS, 2016.

O conceito de concorrentes simétricos diz respeito as empresas que competem com a mesma proposta de valor – normalmente associado ao mesmo tipo de produto e concorrentes assimétricos diz respeito as empresas que competem no mesmo mercado mas com proposta de valor diferenciada.

3# Dados: Converta dados em ativos

Os dados são o terceiro domínio da transformação digital, já que o modo com que os negócios produzem, gerenciam, utilizam e transformam esses dados em informações, são determinantes para o sucesso das organizações.

Uma das questões no domínio dos dados é integrar todas as fontes de dados da empresa, sejam os dados internos e os dados externos, muitas vezes não estruturados, fazendo uso de ferramentas analíticas, permitindo assim que os diferentes setores da empresa tenham acesso a esses dados, façam novos tipos de previsões, gerando insights estratégicos e ganhando inteligência de mercado.

4#Inovação: Inove por experimentação rápida

A Inovação é quarto domínio da transformação digital, onde as novas ideias são desenvolvidas, testadas rapidamente e colocadas no mercado. Essa abordagem das startups, é baseada na ideia do Design Thinking, onde as decisões de design são feitas com base na validação de clientes reais, por meio de um produto mínimo viável (MVP).

Na abordagem do Design Thinking, as soluções são desenvolvidas de forma interativa e iterativa, com um processo que reduz o tempo de desenvolvimento e o custo de falhas, e melhora a aprendizagem organizacional.

5# Valor: Adapte a sua proposta de valor

O valor que a empresa oferece ao mercado é o quinto domínio para uma transformação digital. A proposta de valor era um conceito que, em via de regra, os negócios mantinham inalterado no decorrer dos anos.

Hoje, com a rápida mudança no cenário dos negócios, as empresas precisam estar atentas as oportunidades emergentes, bem como das fontes de vantagem em declínio, antevendo mudanças de tecnologia que podem torná-las mais competitivas.

Resumindo

Para fixar o conteúdo abordado e ajudar você a repensar a sua estratégia de negócio para uma transformação digital, resumimos o assunto em tópicos, confira:

  • Gere valor para os clientes, mantendo uma conexão em rede, com comunicação direta e interagindo com eles;
     
  • Forme um ecossistema com outras empresas em seu nicho de mercado;
     
  • Capte dados internos e externos de diversas fontes, integre as informações e torne-as acessíveis a todos setores do negócio;
     
  • Incentive a cultura de Design Thinking, com testes rápidos das ideias antes de colocá-las no mercado e gere lições aprendidas para a sua empresa;
     
  • Fique atento as mudanças de tecnologia, no mercado e modos de consumo para adaptar a sua proposta de valor, faça isso constantemente;
     
  • Avalie as vantagens competitivas do seu negócio.

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Referências: 

ALVARO ANTONIO BUENO DE CAMARGO. Capacidades dinâmicas da organização: algo que todo profissional de projetos deveria saber o que é. 2015. Disponível em: https://pmkb.com.br/artigos/capacidades-dinamicas-da-organizacao-algo-que-todo-profissional-de-projetos-deveria-saber-o-que-e/. Acesso em: 21 mar. 2021.

ROGERS, D. (2016) The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age. Columbia University Press.

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