O que é gamificação e 3 exemplos de aplicação no seu negócio

Você já ouviu falar em gamificação? Trata-se da utilização de técnicas do design de jogos aplicadas em atividades do dia-a-dia para ludificar as experiências e motivar comportamentos no público-alvo. A técnica tem um grande poder de persuasão e, se aplicada no contexto correto, pode servir como uma importante ferramenta de aprendizado, estímulo, incentivo e alteração de comportamentos. Conheça mais sobre a gamificação e confira exemplos de aplicações para você implantar no seu negócio.

Gamificação: o que é?

Trata-se de uma solução dinâmica que consiste na aplicação de uma série de elementos de jogos para tornar mais divertida a experiência do público a qual ela é pensada. Dessa forma, pode ser uma ótima maneira de motivar os participantes para uma ação (nós vamos dar exemplos práticos disso abaixo).

A técnica vêm ganhando muita popularidade nos últimos anos, principalmente em ambientes corporativos. Afinal, ela pode transformar o cotidiano de trabalho, tornando as atividades diárias mais lúdicas, leves e divertidas e, dessa forma, aumentando a produtividade diária ou proporcionando conhecimentos. Além disso, pode se tornar um diferencial para os clientes, aumentando a sua fidelidade, frequência e quantidade de compras.

Dinâmica gamificada em ambientes corporativos; participação da equipe Feat Design, 2017. Foto: Feat Design.

Ou seja, em sua essência, a gamificação é uma mistura de competição, recompensa e diversão (Engage, 2017). Ela explora sentimentos como a satisfação da gratificação para transformar tarefas e objetivos em pequenas “missões”, tornando a conclusão delas mais satisfatórias, seja por ganhar pontos em uma competição com os outros colaboradores, desbloquear conquistas e até receber prêmios.

Que benefícios a gamificação pode proporcionar?

Estratégias de gamificação bem implementadas podem gerar diversos benefícios para uma empresa. Aumento de desempenho e satisfação dos colaboradores, maior fidelidade do público, maior facilidade para mensuração dos resultados e muito mais! Ela transforma os processos tornando-os mais atrativos e lúdicos. Na verdade, com a gamificação os processos podem se tornar verdadeiras experiências.

Exemplos de gamificação para aplicar no seu negócio

Se você ainda nem imagina como aplicar técnicas de gamificação no seu negócio, a seguir você confere 3 exemplos que podem transformar a sua empresa: seja aplicando a solução de maneira pessoal, com os seus colaboradores ou com o público. – Analise o que mais se encaixa com a sua realidade e lembre-se: a criatividade é o limite. Não há um modelo a ser seguido: você é quem manda.

1 # Gamificação de maneira introspectiva

Se você trabalha sozinho ou não quer estender a técnica aos seus colaboradores ou público antes de aperfeiçoá-la, uma alternativa é aplicá-la de maneira introspectiva, somente para você. Assim você já pode avaliar o que funciona e o que não dá certo, de modo a otimizar a solução quando abrir para o público.

Por exemplo: crie um joguinho de metas e desafios que você deve cumprir e estipule pontos para cada tarefa cumprida. Antes de começar, estipule em quantos pontos pretende chegar: se você atingi-los, tem direito a um prêmio ou recompensa que você mesmo definiu e, se não conseguir, não o terá. Isso o estimulará a se dedicar mais, além de ampliar a visão que você mesmo tem sobre a sua atuação.

2 # Gamificação com os seus colaboradores

Estimule a sua equipe a competir de maneira saudável. Você pode, por exemplo, criar dinâmicas que medem e recompensam os colaboradores com os maiores desempenhos. Mas muito cuidado: a gamificação deve ser aplicada de maneira lúdica e amistosa. De modo contrário, ela pode acabar sendo a causadora de um ambiente de trabalho pesado, em que os colaboradores se sintam sob pressão.

Lembre-se: a gamificação vai muito além de competições e pontos. Ela pode envolver dinâmicas de brincadeiras e descontrações. O objetivo aqui é tornar o ambiente de trabalho mais leve e agradável. Assim, os colaboradores vão se sentir mais à vontade e produzir mais.

3 # Gamificação com o público/clientes

A gamificação com o público é uma das melhores maneiras de aumentar as vendas. Identificação e fidelidade são palavras-chaves desse processo. A rede de cafés Starbucks, por exemplo, conta com a solução Starkbucks Rewards. Trata-se de um aplicativo para smartphones onde os clientes se cadastram e adquirem níveis de fidelidade de acordo com a quantidade de compras nos estabelecimentos da rede. Quanto mais eles compram, mais descontos e vantagens exclusivas eles desbloqueiam.

Viu só? A gamificação pode ser aplicada nos mais diversos cenários: o que manda é a sua criatividade.

Aqui na Feat Design nós somos especialistas na implementação de processos como esse. Marque uma conversa conosco: nós podemos te mostrar alguns dos nossos cases de sucesso e procurar a melhor alternativa para aplicá-lo no seu negócio e gerar resultados.

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