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7 tendências de tecnologia que você precisa entender em 2021

O digital está em constante evolução trazendo sempre novas tendências de tecnologia e comunicação. Aqui mesmo no blog falamos sobre o impacto do digital nas tendências de design, onde ano após ano, novas ferramentas aparecem para revolucionar a maneira como interagimos e vivemos. É claro, não seria diferente em 2021.

Para esse ano, diversas inovações em tecnologia prometem movimentar o mercado de marketing digital. Confira as 7 principais tendências de tecnologia que separamos para ficar de olho em 2021.

1 # Investimento em coleta de dados próprios

Nos últimos anos, o mundo inteiro voltou seus olhos para a privacidade das informações que fornecemos na internet. Alguns casos ganharam destaque nos principais veículos de comunicação internacionais, como o escândalo de vazamento de dados do Facebook em 2018. A partir disso, os governos atentaram-se para leis de proteção de dados e privacidade dos usuários.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em agosto de 2020. Desse modo, os negócios, além de solicitar o consentimento dos usuários para armazenar as informações, não podem compartilhá-las com outras empresas.

E, assim, a coleta de dados próprios está cada vez mais em alta e uma das tendências de tecnologia de 2021. Investir em um plano de comunicação para reunir as informações dos seus clientes/usuários é uma aposta de 88% dos profissionais de marketing digital.

2 # Hyper-automação com inteligência artificial

Processos automatizados já estão no nosso cotidiano há muito tempo. Especialmente para quem trabalha com tecnologia ou comunicação. E, para 2021, além dos recorrentes upgrades, uma nova automação promete revolucionar o mercado: a hyper-automação.

Nessa modalidade, a automação é integrada com ferramentas de Inteligência Artificial para tomada de decisões e detecção de problemas. Medidas de segurança cibernéticas prometem se tornar cada vez mais eficientes com essa implementação.

3 # Eventos online ou híbridos

A pandemia revolucionou hábitos de trabalho e entretenimento. O home office, por exemplo, foi adotado de maneira permanente por muitas empresas. É o caso da Feat Design, inclusive. Mas, muito além disso, também proporcionou novas maneiras de organizar e promover eventos. Se antes era difícil um evento online ter grande aderência do público, com as novas formas de trabalhar e se divertir, agora é comum realizar e participar de eventos dos mais diversos segmentos sem sair de casa.

Para os promotores de eventos é uma grande oportunidade! Os custos operacionais e de logísticas são reduzidos drasticamente, além da possibilidade de atingir um público muito maior e ainda permitir a gravação para acesso mais tarde.

4 # E-commerce social

Outra inovação que foi resignificada após o período de pandemia. Em 2020, as pessoas ficaram muito mais tempo em casa. Mas isso não quer dizer que consumiram menos. Só mudaram a forma de consumir. A tendência de comprar pela internet já é um hábito que vem crescendo a anos, mas disparou com o fator inédito proporcionado pela pandemia. E, com isso, claro, surgem novas oportunidades de negócio.

O e-commerce integrado a mídias sociais é uma dessas oportunidades. Instagram e Facebook, por exemplo, já aderiram a essa funcionalidade. Perfis empresariais podem anunciar produtos ou serviços dentro da própria plataforma, que conta com integração para realizar as compras sem precisar acessar um serviço externo. Desse modo, passam muito mais confiança a quem está adquirindo, já que não precisa cadastrar seu cartão de crédito ou dados bancários em um site terceiro.

5 # Nano influenciadores

Se ano passado a aposta já era nos micro-influenciadores (até 100k seguidores), em 2021 os nano-influenciadores (até 25k seguidores) é que estão em alta. Segundo o relatório da Fohr, foi constatado que os nano-influenciadores possuem engajamento proporcional até 40% superior em relação aos micro. Sem contar que, para as empresas, é muito mais em conta anunciar com nano-influenciadores de nicho, já que eles além de possuírem altos níveis de engajamento, também são mais em conta.

Engajamento proporcional de acordo com número de seguidores. Gráfico: Fohr.

Engajamento proporcional de acordo com número de seguidores. Gráfico: Fohr.

6 # Realidades híbridas

Se nos anos anteriores comentamos muito sobre Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), agora entramos em um novo patamar: a Realidade Híbrida (HR)! Ela nada mais é do que a fusão do VR com o AR. Assim, a HR proporciona um mundo de possibilidades totalmente inéditas!

Por exemplo, a inserção de objetos virtuais no mundo real, permitindo que o usuário interaja com o objetivo de maneira independente. Para a venda de produtos, educação e até games, tende a ser muito utilizada.

7 # Assinaturas online

Serviços como o Netflix e Spotify já estão consolidados no mercado, isso é fato. Mas, com a pandemia e a impossibilidade do público ir até os cinemas, por exemplo, a concorrência aumentou. Serviços de streaming como o Disney Plus, Amazon Prime Video, HBO Plus, GloboPlay, Telecine Play e F1 TV fazem frente a soberania da Netflix, agora ameaçada.

A assinatura de serviços online é uma realidade cada vez mais evidente, deixando os pacotes de TV a cabo cada vez mais em segundo plano.

Outras tendências de tecnologia para 2021

E não para por aí! Blockchain, big data, 5G, dados de saúde através do DNA e soluções sustentáveis também fazem parte da lista de coisas para ficar de olho nesse ano.

A comunicação tomou rumos inéditos com a pandemia de covid-19, então é difícil prever onde vamos chegar quando esse período nebuloso passar. Mas, de fato, temos que admitir que esse período trouxe transformações que, mesmo com o seu fim, não deixaram de fazer parte das nossas vidas.

Tem alguma outra tendência em tecnologia que não citamos nessa lista? Deixa pra gente a sua sugestão aí nos comentários.

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