O que é um Manual de Identidade Visual e qual a sua importância?

Desenvolver a identidade visual de uma marca é muito mais do que criar um logotipo. Para desenvolver esse serviço, o designer precisa pensar em cada detalhe. Que elementos usar na concepção, quais e como utilizar as cores, quais as melhores fontes ortográficas, estabelecer formas e variações, estabelecer dimensões mínimas e normas técnicas, regularizar a aplicação da marca em materiais gráficos e muito mais! Mas e depois, será que os outros profissionais gráficos que virem a trabalhar com essa marca vão conhecer e continuar seguindo os padrões estabelecidos por quem a desenvolveu? Se esse desenvolvimento vier acompanhado de um Manual de Identidade Visual, SIM!

Se você está pensando em contratar um serviço de desenvolvimento de identidade visual para a sua marca, saiba agora o que é um manual de identidade visual. E, para entender sua importância, primeiro você precisa saber como é desenvolvido a identidade visual de uma marca. Leia a seguir.

Como é o desenvolvimento da identidade Visual de uma marca?

Antes de desenvolver a identidade visual de uma marca, são necessárias etapas essenciais para definir as características e perfil desse negócio. Assim, se estuda a empresa e seus produtos ou serviços, o perfil dos fundadores e colaboradores. Se define a visão, missão e valores, além de, claro, identificar o público-alvo do negócio. Definimos esse processo como branding. Ele é fundamental para, posteriormente, se desenvolver uma identidade visual de sucesso. Você pode ler mais sobre isso no nosso artigo sobre o tema.

Estabelecida a identidade da marca, é hora do desenvolvimento visual. O designer vai estudar formas, padrões e cores que condizem com os resultados obtidos na etapa de branding. E, com base nisso, criar tudo o que é visual em uma marca. É nessa etapa que é desenvolvido o logotipo e definido quais serão as cores predominantes utilizadas juntamente com a marca. Assim como fontes ortográficas, aplicação nos primeiros materiais gráficos como cartões de visitas e outdoors e muito mais!

Junto com a entrega de todo esse material, as agências de design gráfico também devem entregar o Manual de Identidade Visual da marca. Saiba agora o que ele é.

O que é o Manual de Identidade Visual de uma marca?

No Manual de Identidade Visual de uma marca, entregue na finalização do serviço de desenvolvimento de identidade visual, estão, portanto, todas as informações relevantes sobre a identidade criada. Afinal ele contém todas as informações referentes ao logotipo e regras de aplicação. Sobretudo, todas as versões disponíveis (como padrão, horizontal, vertical, logo, positiva, negativa, grayscale, etc). Indicação de tipografias. Indicação de cores. Definição do conceito e símbolos. Padrões de aplicação. Além de exemplos em mockups e mais. Tudo o que vier a ser relevante para a identidade visual de uma marca deve estar presente no manual.

Mas lembre-se: esse material não precisa e não deve ser divulgado ao público. Ele é um guia interno para o fundador e colaboradores da marca. Assim fica mais fácil eles entenderem o seu conceito e trabalharem com base nisso.

Qual a importância do Manual de Identidade Visual de uma marca?

Muitos clientes nos perguntam. “Mas se não é para divulgar, qual a importância de ter um manual de identidade?”. E a resposta é simples. Como explicamos anteriormente. É um guia de aplicações visuais. Mas, muito mais do que isso. Ele serve como um livro de normas técnicas para todos que posteriormente virem a trabalhar com materiais gráficos para a marca.

Então, se mais tarde, por exemplo, uma revista ou a organização de um evento for trabalhar com a sua marca. Você pode encaminhar juntamente com o logotipo esse manual de identidade visual. Assim o designer responsável pela diagramação saiba o conceito e siga as normas de aplicação da sua marca. O mesmo serve para criação de outdoors, banners e flyers, materiais gráficos digitais e tudo o que for visual.

Assim fica fácil manter um padrão de aplicação em absolutamente todos os materiais gráficos em que a marca aparecer. Dessa forma você fortalece a identidade visual da empresa, fazendo com que o público tenha uma percepção melhor do negócio, além de ser esteticamente muito mais agradável.

Então, se você precisa desenvolver a identidade visual de uma marca, nós podemos te auxiliar. A Feat Design, afinal, é referência na criação de identidades visuais. Trabalhamos com todo o processo de criação. Desde o branding e concepção da marca até o seu desenvolvimento, finalização e aplicação em materiais gráficos físicos e digitais, cartões de visita, outdoors e muito mais! – Ah! E, além disso, na entrega da identidade visual da sua marca você recebe um manual completo de aplicação. 🙂

Confira o nosso portfólio para ver os trabalhos que a gente já realizou.

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