Como diferenciar o e-commerce através do design?

O e-commerce é uma ótima maneira de ampliar as vendas e atingir públicos que não teriam acesso ao produto, sendo uma ponte direta entre a a empresa e o cliente final. Assim, o consumidor tem acesso direto ao produto desejado sem a necessidade de uma estrutura física para venda ou o repasse do  produto para revendedores.

Vale lembrar que estamos numa transição entre a Internet 2.0 e a Internet 3.0. Isso quer dizer que a dependência econômica e social da conexão a cada dia se torna uma realidade mais presente no cotidiano. Em um mundo onde a “Internet das Coisasestá cada vez mais evidente, é papel das empresas se readequarem para garantir o interesse e acesso do consumidor aos seus produtos e serviços. Muito mais do que isso: esse é o momento de sair na frente e se destacar frente a concorrência.

Diante desse cenário, no entanto, não basta ter um e-commerce implementado ao seu negócio. É preciso diferenciá-lo: seja através da variedade de produtos, agilidade na entrega e, claro, na comunicação e design. É aqui que entra em pauta o assunto do artigo.

Afinal, como diferenciar o seu e-commerce através do design?

A seguir, você confere 3 dicas práticas para melhorar o design do seu e-commerce (e negócio de maneira geral) e, assim, aumentar a identificação e confiança que o público tem sobre o seu estabelecimento, produtos e serviços. Lembre-se: otimizações simples podem gerar um grande impacto.

1 – Tenha uma identidade visual bem definida

O verdadeiro ponto de partida para qualquer negócio. Não dá para se pensar em design sem pensar na identidade visual do estabelecimento. Então, antes de pensar em colocar uma estratégia de e-commerce no ar, você precisa que a identidade visual do seu negócio esteja bem estruturada e completamente definida.

Lembre-se que o visual é o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca e, como diz o velho ditado, a primeira impressão é a que fica. Portanto, nada mais justo do que investir parte dos seus esforços para estruturar tudo isso muito bem e, a partir daí, entrar de verdade no mundo das vendas pela internet.

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2 – Estruture visualmente o seu site de e-commerce

Identidade visual bem definida ✅ … Então agora é a hora de realmente pensar na estrutura do seu site de e-commerce. Trabalhe com o conceito da marca estabelecido na nossa dica #1. Afinal, a própria criação visual do site de e-commerce é um trabalho de design. Essa, na verdade, é uma das etapas mais importantes do processo de estruturação do e-commerce, afinal, é o contato que o cliente tem com a sua ferramenta.

O site deve possuir uso intuitivo: quanto mais fácil for entender como é o funcionamento do site, maior será a chance do público concluir a compra. As ferramentas de e-commerce atuais já têm um padrão bem estruturado. A dica é não quebrar a regra: siga, por exemplo, os padrões estruturais dos sites de varejo online que você já conhece e aplique no seu. Há uma grande chance do público já estar familiarizado com esse modelo de ferramenta e, dessa forma, será mais fácil realizar no seu.

Além de ser atrativo visualmente e ter boa usabilidade, é fundamental que o seu site também seja otimizado para SEO e tenha rápido carregamento. Afinal, isso tornará maior a chance do seu site ser encontrado nos mecanismos de busca e vai melhorar ainda mais a experiência do usuário durante a navegação.

3 – Otimize a versão mobile

Por fim, é importante lembrar: apesar de ter usabilidade mais rápida, o computador há muito tempo não é mais a principal maneira como as pessoas acessam a internet. Os aparelhos smartphone tornaram o mundo digital acessível até mesmo para quem nunca teve contato com ele antes. O IBGE revelou que, em 2019, 98,6% da população brasileira com acesso a internet utiliza smartphones (expectativa que só cresce). Enquanto somente 46,2% acessam pelo computador (expectativa que diminui a cada ano).

Nesse caso, mais do que pensar na estrutura e experiência dos usuários no computador, é preciso tornar acessível a experiência dos usuários em navegação mobile. Afinal, segundo a pesquisa do SPC Brasil de 2018, 74% dos brasileiros que compram pela internet utilizam o smartphone em alguma etapa do processo. Expectativa que provavelmente aumentou muito nos últimos 5 anos.

Por hoje é só, pessoal! 🙂

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