Imagem mostrando as cores Ultimate gray e amarelo illuminating que foram escolhidas como tendência de design em 2021.

Tendências de design em 2021

Já parou para pensar que as tendências de design estão relacionadas às mudanças em qualquer área, seja alimentação, modo de trabalho, consumo de produtos e serviços ou no comportamento das pessoas? Então que esperar de tendências de design em 2021?

Passamos por um ano atípico e ainda sentimos diariamente o impacto que a pandemia provocou em nossas vidas. Vivemos em um tempo de transformação, mudanças comportamentais e novas perspectivas de mercado.

É tempo de se (re)inventar. E o design, é claro, está alinhado a cada detalhe das nossas experiências individuais e coletivas.

Por isso, há muitas inovações e tendências para esse ano. Selecionamos e listamos aqui as principais tendências de design em 2021. Confira.

Tendências de design 1 # As cores de 2021

Pantone: Amarelo Illuminating

No início de dezembro, a Pantone divulgou qual seria a sua cor para 2021. Nesses primeiros meses do ano, como previsto, o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating já ganhou evidência em todos os cantos da internet. Posts e planos de fundos para mídias sociais, logotipos e ilustrações são alguns exemplos.

Imagem mostrando as cores Ultimate gray e amarelo illuminating que foram escolhidas como tendência de design em 2021.
Ultimate gray e amarelo illuminating as cores tendência de design em 2021. Fonte: Pantone.

A cor é um importante elemento da identidade visual, principalmente no meio comercial. Sua luminosidade ganha destaque nos feeds de mídias sociais, atraindo mais a atenção dos internautas, com a possibilidade de render mais curtidas e engajamento. A cor que é uma das tendências de design em 2021, o amarelo, representa otimismo e vitalidade, essencial em tempos de incertezas.

Aqui na Feat Design adotamos a cor bem antes da divulgação da Pantone! No final de 2019, passamos por um rebranding e já havíamos adotado a cor como nossa cor principal. É claro que ainda não fazíamos ideia dos desafios que nos aguardavam em decorrência da pandemia, mas já queríamos transmitir o sentimento positivo que a cor ressalta.

Logotipo da Feat Design
Logotipo da Feat Design.

Paleta de cores neutras

Assim como o Amarelo Illuminating, uma paleta de cores neutra representa compreensão e positividade, além de transmitir calma. É por isso que essa tendência, que já tinha força nos últimos anos, ganhou ainda mais evidência. Principalmente quando aliada a outros elementos do design gráfico, como o minimalismo (vamos falar mais sobre ele daqui a pouco!).

Tendências de design 2 # Dark-mode

O dark-mode passou a ganhar popularidade em meados de 2019 e, em 2021, a tendência é que se torne mais usual do que a própria utilização padrão. Aderida por boa parte dos usuários dos sistemas operacionais Android, iOS e até Windows, a opção de usar os aplicativos no “modo noturno” trouxe uma nova perspectiva visual, além de influenciar na gestão de energia dos aparelhos e até impactar a saúde dos usuários.

Quando se usa um sistema operacional em modo noturno, além de ser muito elegante, ele poupa bateria, já que a tela precisa emitir um brilho significativamente menor, já que o branco é substituído pelo preto ou cinza. Além disso, principalmente durante o período noturno, ele pode proporcionar uma melhor qualidade de sono ao usuário, já que a alta emissão de luz pelas telas é uma das principais causadoras de insônia.

A maioria dos aplicativos e redes sociais atuais já apresenta essa personalização de maneira integrada ao sistema operacional ou por meio de escolha dentro do próprio aplicativo. Em tempos onde a permanência online aumentou significativamente, o uso do dark-mode tornou-se mais do que necessário, é essencial.

Foto de divulgação da Apple mostrando aplicativos com modo escuro no iPhone
Dark-mode. Fonte: iPhone

Tendências de design 3 # O design gráfico em 2021

A volta do minimalismo e elementos retrô

O minimalismo voltou com tudo como uma das fortes tendências de design em 2021! Grandes marcas estão passando por um redesign, voltando a inserir elementos retrô na identidade e apostando no minimalismo. A tendência era prevista.

A diversidade de recursos de criação, que o designer tem hoje em dia, se tornou tamanha que o esforço para fazer campanhas recheadas de efeitos gráficos, saturou o uso desses recursos pelo mercado.

Agora fazemos o caminho reverso: a tendência é tornar as coisas simples de novo. No começo do ano, já tivemos um belo exemplo dessa tendência. A rede de fast foods Burger King passou por um redesign total em sua identidade visual, adotando um estilo que já era tradicional da marca no início dos anos 2000. Depois de pouco mais de 20 anos, eles resgataram esses elementos e tornaram moderno o que, até pouco tempo atrás, era considerado ultrapassado. Para saber por que fazer um redesign de marca, confira aqui.

Imagem mostrando o Redesign da marca Burger King, com a marca antiga e a marca nova.
Redesign da marca Burger King. Foto: Divulgação Burger King.
Tendências de design 4 #Formas geométricas

As formas geométricas estão cada vez mais inseridas nos elementos gráficos. Elas, além de ideais para a diagramação de diversos conteúdos, estão sendo vistas com bons olhos pelo público. O que têm tornado elas tão especiais se dá, principalmente, pelo contraste das tendências do ano passado, quando formas fluidas e abstratas estavam em alta. Uma das tendências de design em 2021 que você certamente verá será o uso de mais pontos, triângulos e retângulos.

Imagem mostrando exemplo de de layouts com formas geométricas disponibilizado pelo Freepik. Foto: Freepik.
Exemplo de layouts com formas geométricas disponibilizado pelo Freepik. Foto: Freepik.
Tendências de design 5 # Stickers e Flat Illustrations

Os stickers se popularizaram com os gifs do Instagram Stories, mas se modernizaram (seguindo a tendência do minimalismo) e hoje ultrapassaram a barreira da utilização somente na rede social. Revistas e publicações para mídias sociais adotaram o visual, tornando-o moderno e super descontraído.

Além dos stickers, a utilização de flat illustrations se tornou muito popular. Principalmente para utilização em materiais institucionais e websites. Como o nome sugere, as flat illustrations são ilustrações pequenas utilizadas principalmente para expressar ações. E, hoje em dia, não é necessário ser um grande ilustrador para começar a utilizá-las! Alguns sites e ferramentas já oferecem flat illustrations gratuitamente para utilizar de maneira personalizada. É o caso do site Storyset, além de inúmeros modelos gratuitos no Freepik.

Imagem mostrando exemplos de flat illustrations disponíveis no Storyset. Foto: Reprodução website Storyset.

A tecnologia como uma das tendências de design em 2021

A tecnologia sempre foi uma aliada quando o assunto é design. Isso porque, a tecnologia possibilita novas aplicações do uso da criatividade, principalmente nos meios digitais, como a realidade virtual e a aplicação de novas mídias como podcasts em áudio e vídeo.

6 # Realidade virtual e experiências online

A realidade virtual e a preocupação em explorar novas experiências online ganhou força no último ano, principalmente com a transformação dos eventos presenciais em online e o modo de trabalho. O home office, por exemplo, tornou-se medida permanente pela maior parte do setor tecnológico e de comunicação (é o nosso caso, inclusive).

E não seria diferente no setor de entretenimento. A realidade virtual, por exemplo, deixou de ser um setor de nicho explorada basicamente nos eventos gamers, para tomar proporções inéditas. Shows musicais, materiais educacionais e até o setor cinematográfico estão atentos às possibilidades dessa nova tecnologia.

Um dos exemplos que mais deu certo, seguindo a tendência de realidade virtual e experiências online, foi o Festival Tomorrowland do ano passado. Realizado anualmente na Bélgica e considerado um dos maiores eventos de música eletrônica do mundo, no ano passado o festival não pôde ser realizado como o habitual por conta da pandemia.

A solução foi criar uma experiência digital que lembrasse a real. Foram pelo menos 300 TB de gravações brutas e criações digitais que impressionam: um ambiente digital com 16 km², com 32.000 árvores e plantas, além de mais de 280 mil pessoas virtuais na platéia, cada uma com adereços e comportamentos próprios e individuais. Mais de 60 artistas internacionais se apresentaram no formato. Os ingressos para assistir os shows virtuais custaram cerca de R$ 70,00 por pessoa. Saiba mais sobre a tecnologia de produção aqui.

Imagem mostrando o Ambiente de realidade digital criado pelo Tomorrowland impressiona pela grandiosidade e realismo.
Ambiente de realidade digital criado pelo Tomorrowland impressiona pela grandiosidade e realismo. Foto: Divulgação Tomorrowland.

7 # Podcasts em áudio e vídeo

Os podcasts em áudios e vídeo ganham cada vez mais notoriedade nos últimos anos, é continuam sendo uma das tendências de design em 2021.

Os podcasts já tinham conquistado o gosto do público, mas esse ano estão ainda mais em evidência. A grande novidade é que eles estão se tornando audiovisuais ao invés de somente radiofônicos. A ligação que o público têm com os apresentadores através das câmeras é muito maior, tornando as conversas mais pessoais e interessantes para o ouvinte (que agora passa a ser espectador).

O maior podcast do mundo, The Joe Rogan Experience, é um claro exemplo. O apresentador já havia apostado na conexão com o audiovisual há muito tempo, mas esse ano atingiu um novo patamar. O programa fechou exclusividade de distribuição com o Spotify, forçando a plataforma de streaming de música a implementar uma ferramenta que permitisse que seus usuários passassem a ver, também, o player de vídeo ao invés de somente faixas de áudio.

Aqui no Brasil, o caso foi semelhante. O Flow Podcast, criado em 2019 (e que já nasceu com a proposta de ser audiovisual), se tornou um dos podcasts mais relevantes do país, batendo de frente com programas que já estão consolidados a mais de 10 anos no mercado, como o Nerdcast (do grupo Jovem Nerd), BrainCast (do grupo Brainstorm9), Rapaduracast e Café Brasil.

E aí, que novidade do design você acha que faltou a gente comentar nesta lista?

Leave a comment