Ferramentas do Google de marketing digital

As melhores ferramentas gratuitas de marketing digital do Google

Não é de hoje que o Google domina algumas das ferramentas mais populares da internet. E é claro, não poderia ser diferente quando se trata de marketing digital. A empresa, além de ser detentora do maior buscador online do mundo, conta com várias ferramentas para auxiliar a vida de quem trabalha ou necessita de alguma ferramenta relacionada ao marketing digital. Tanto é que reunimos aqui as principais ferramentas gratuitas de marketing digital disponibilizadas pelo Google.

Confira mais artigos sobre marketing digital na nossa tag sobre o tema aqui no blog da Feat.

Detentor do maior buscador da internet a nível global, é natural que o Google seja dono de algumas das principais ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado. Isso porque, somando o buscador + sistemas operacionais Android, a empresa é portadora do maior banco de dados do mundo. Isso possibilita que ela crie ferramentas exclusivas, que não podem ser replicadas por nenhuma outra empresa. Mesmo assim, há muito o que se usar da melhor maneira: sem ter que pagar nada! Confira a nossa lista:

1 # Google Business (Meu Negócio)

 O Google Business é uma ferramenta essencial para qualquer negócio. Ele nada mais é do que o cartão de visitas virtual do seu negócio. Você cadastra as informações de contato, endereços, catálogo de produtos, fotos do local e ainda pode publicar atualizações de novidades, eventos ou ofertas.

Imagem mostrando tela da empresa no Google Meu Negócio

Essas informações vão ficar disponíveis para quem procura pela sua empresa nos serviços do Google, como o Maps e o próprio buscador.

2# Google Analytics

Uma das ferramentas mais tradicionais do marketing digital. Com o Analytics, o proprietário de um website pode visualizar as estatísticas relacionadas ao seu público. Desde o básico, como o número de visitas e a origem do tráfego, até o mais avançado, como o comportamento da audiência, tempo de permanência no site, grau de rejeição, metas e resultados relacionados a e-commerce.

Imagem mostrando tela do painel Google Analytics
Painel Google Analytics. Fonte: https://analytics.withgoogle.com/

Para que a ferramenta funcione, é necessário fazer a integração de um plugin no código do site e integrá-lo a sua conta Google (é possível, inclusive, fazer a integração com uma conta pessoal, permitindo a utilização até mesmo de quem não tem uma conta empresarial – de forma gratuita!).

3 # Google Trends

E, falando em estatísticas, que tal aumentar o alcance do seu website com técnicas de SEO? O Trends é uma ferramenta simples e muito intuitiva. Sua função é fazer comparativos entre palavras-chaves, auxiliando a definir os melhores termos para utilizar em website ou blog. 

Imagem mostrando Tela do Google Trends.
Google trends.

A ferramenta vai permitir um entendimento maior sobre o comportamento do público, otimizando os resultados. Saiba mais sobre SEO na nossa tag sobre o tema aqui no blog da Feat.

4 # Google Keyword Planner

Assim como o Trends, o Keyword Planner é uma ferramenta de SEO que te auxilia na definição de palavras-chaves. Mas, enquanto a opção anterior proporciona uma experiência fácil e limitada, nessa há muito mais opções e personalizações. Aqui, além de ter acesso a todos os dados da ferramenta anterior, você também recebe uma lista com as principais sugestões relacionadas à palavra que pesquisou, quantidade de pesquisas mensais e até o valor por clique em caso de anúncios via Google Ads.

Imagem mostrando Tela do planejador de palavras chaves do Google

O acesso ao Keyword Planner, no entanto, é mais limitado. Ele estará disponível gratuita e ilimitadamente se você concluir o cadastro da sua conta Google e do seu negócio com antecedência. Ao contrário do Trends, que pode ser acessado até mesmo sem login.

5 # Google Forms

O Forms é a mais popular maneira de criar formulários de respostas da internet. A ferramenta é muito utilizada no meio empresarial e acadêmico, principalmente após o período pandêmico, já que a modalidade home office cresceu exponencialmente e muito do que era feito de maneira presencial se tornou digital.

Imagem mostrando tela de formulário do Google Form

A ferramenta pode ser utilizada como formulário de respostas, enviada a um cliente específico na hora de criar um briefing. Assim como também pode ser utilizado para a criação de enquetes, pesquisas de satisfação, pesquisas de amostragem e muito mais! A criatividade é o limite.

6# Google Keep

São tantas coisas para aprender e lembrar! Você sabe como se organizar? O Google também oferece gratuitamente essa solução para você. O Keep, como o nome sugere, guarda todas as informações que você precisa. Ele é uma espécie de bloco de notas otimizado. Pode ser usado tanto de maneira pessoal, para organizar as informações e tarefas do dia-a-dia, como empresarial e criativa.

Imagem mostrando Tela do Google Keep

No Google Keep você pode criar notas e listas, adicionar fotos e desenhos, definir lembretes e ainda adicionar outros colaboradores para ter acesso e modificar uma determinada anotação. E, se você trabalha com um número elevado de informações, ainda pode segmentar as notas por cor e marcadores. Além da possibilidade de arquivar o material que não precisa mais de acesso frequente.

7 # Google Drive

Uma das mais populares e otimizadas ferramentas de armazenamento da nuvem. No Drive você pode armazenar seus arquivos, fazer backups de smartphones com Android e ainda compartilhar seu conteúdo com os demais usuários. A grande vantagem do Drive em relação aos outros serviços de armazenamento na nuvem, além da ótima conexão e otimização dos menus, é a possibilidade de editar arquivos online e visualizar arquivos sem a necessidade obrigatória de ter que baixar o material. Você pode, por exemplo, assistir aos seus  vídeos, visualizar fotos ou ler documentos em pdf diretamente do navegador ou app.

Imagem mostrando Tela do Google Drive

O Google Drive disponibiliza 15 gb de armazenamento gratuito por conta Google. Esse espaço é utilizado de maneira cumulativa entre o Drive, Gmail e Fotos (a partir de julho de 2021, o armazenamento gratuito do Fotos não estará mais disponível, e os novos carregamentos vão passar a contar na sua biblioteca). Quem precisar de mais espaço pode contratar um determinado espaço de armazenamento por um valor mensal.

8 # Google Docs

O Microsoft Office não é mais o líder absoluto quando se trata de criação de documentos, planilhas ou apresentações. O Docs proporcionou a possibilidade de ter ferramentas bem próximas às tradicionais ferramentas da Microsoft, totalmente de graça. Além disso, conta com uma série de funcionalidades inéditas, deixando o mercado de ferramentas de criação cada vez mais competitivo.

imagem mostrando tela com um documento do Google Docs

Entre as funcionalidades exclusivas do serviço de criação do Google, está a possibilidade de criar documentos colaborativos com atualização em tempo real e salvamento automático na nuvem, além da integração com seu serviço de armazenamento na nuvem, o Google Drive.

Ficou muito mais fácil realizar um trabalho em equipe. O Docs permite que todos os contribuidores modifiquem um determinado documento simultaneamente. Ele também registra o que cada um fez. Assim, não é necessário perder tempo para reunir as informações que cada contribuidor levantou, já que tudo é feito de maneira colaborativa e em tempo real no próprio documento, acessado pelo navegador.

9 # Google MyMaps

O MyMaps, como o nome sugere, permite que você crie seus próprios pontos de interesse dentro do tradicional Google Maps. É a ferramenta perfeita para criar roteiros turísticos, definir pontos de interesse ou criar melhores rotas para o seu destino. A ferramenta ainda permite que você escreva com detalhes os pontos que quer destacar. Depois, você pode compartilhar o mapa personalizado com seus amigos, clientes ou até integrá-los ao seu site ou blogpost.

10# Bônus: outras ferramentas gratuitas de marketing digital

Não há como negar que as inovações do Google têm um papel essencial para quem trabalha com comunicação. Mas ele não é o único. São muitas outras ferramentas gratuitas de marketing digital. Canva, Ubersuggest, Bitly, Buffer, HootSuite, RiteTag e muito mais! Fique atento às novidades do mercado.

Quer implementar o marketing digital no seu negócio e não sabe por onde começar? Nós podemos te auxiliar. A Feat possui um time completo de especialistas em consultorias, comunicação digital, design e criação de conteúdo para web. Além disso, oferecemos uma série de serviços que podem te auxiliar a ter um melhor desempenho online, atraindo mais clientes e aumentando as suas vendas.

Conheça a Feat e os nossos serviços. Marque uma reunião online com a gente, vamos conversar.

Leave a comment