As melhores ferramentas gratuitas de marketing digital do Google
Não é de hoje que o Google domina algumas das ferramentas mais populares da internet. E é claro, não poderia ser diferente quando se trata de marketing digital. A empresa, além de ser detentora do maior buscador online do mundo, conta com várias ferramentas para auxiliar a vida de quem trabalha ou necessita de alguma ferramenta relacionada ao marketing digital. Tanto é que reunimos aqui as principais ferramentas gratuitas de marketing digital disponibilizadas pelo Google.
Confira mais artigos sobre marketing digital na nossa tag sobre o tema aqui no blog da Feat.
Detentor do maior buscador da internet a nível global, é natural que o Google seja dono de algumas das principais ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado. Isso porque, somando o buscador + sistemas operacionais Android, a empresa é portadora do maior banco de dados do mundo. Isso possibilita que ela crie ferramentas exclusivas, que não podem ser replicadas por nenhuma outra empresa. Mesmo assim, há muito o que se usar da melhor maneira: sem ter que pagar nada! Confira a nossa lista:
1 # Google Business (Meu Negócio)
O Google Business é uma ferramenta essencial para qualquer negócio. Ele nada mais é do que o cartão de visitas virtual do seu negócio. Você cadastra as informações de contato, endereços, catálogo de produtos, fotos do local e ainda pode publicar atualizações de novidades, eventos ou ofertas.
Essas informações vão ficar disponíveis para quem procura pela sua empresa nos serviços do Google, como o Maps e o próprio buscador.
2# Google Analytics
Uma das ferramentas mais tradicionais do marketing digital. Com o Analytics, o proprietário de um website pode visualizar as estatísticas relacionadas ao seu público. Desde o básico, como o número de visitas e a origem do tráfego, até o mais avançado, como o comportamento da audiência, tempo de permanência no site, grau de rejeição, metas e resultados relacionados a e-commerce.
Para que a ferramenta funcione, é necessário fazer a integração de um plugin no código do site e integrá-lo a sua conta Google (é possível, inclusive, fazer a integração com uma conta pessoal, permitindo a utilização até mesmo de quem não tem uma conta empresarial – de forma gratuita!).
3 # Google Trends
E, falando em estatísticas, que tal aumentar o alcance do seu website com técnicas de SEO? O Trends é uma ferramenta simples e muito intuitiva. Sua função é fazer comparativos entre palavras-chaves, auxiliando a definir os melhores termos para utilizar em website ou blog.
A ferramenta vai permitir um entendimento maior sobre o comportamento do público, otimizando os resultados. Saiba mais sobre SEO na nossa tag sobre o tema aqui no blog da Feat.
4 # Google Keyword Planner
Assim como o Trends, o Keyword Planner é uma ferramenta de SEO que te auxilia na definição de palavras-chaves. Mas, enquanto a opção anterior proporciona uma experiência fácil e limitada, nessa há muito mais opções e personalizações. Aqui, além de ter acesso a todos os dados da ferramenta anterior, você também recebe uma lista com as principais sugestões relacionadas à palavra que pesquisou, quantidade de pesquisas mensais e até o valor por clique em caso de anúncios via Google Ads.
O acesso ao Keyword Planner, no entanto, é mais limitado. Ele estará disponível gratuita e ilimitadamente se você concluir o cadastro da sua conta Google e do seu negócio com antecedência. Ao contrário do Trends, que pode ser acessado até mesmo sem login.
5 # Google Forms
O Forms é a mais popular maneira de criar formulários de respostas da internet. A ferramenta é muito utilizada no meio empresarial e acadêmico, principalmente após o período pandêmico, já que a modalidade home office cresceu exponencialmente e muito do que era feito de maneira presencial se tornou digital.
A ferramenta pode ser utilizada como formulário de respostas, enviada a um cliente específico na hora de criar um briefing. Assim como também pode ser utilizado para a criação de enquetes, pesquisas de satisfação, pesquisas de amostragem e muito mais! A criatividade é o limite.
6# Google Keep
São tantas coisas para aprender e lembrar! Você sabe como se organizar? O Google também oferece gratuitamente essa solução para você. O Keep, como o nome sugere, guarda todas as informações que você precisa. Ele é uma espécie de bloco de notas otimizado. Pode ser usado tanto de maneira pessoal, para organizar as informações e tarefas do dia-a-dia, como empresarial e criativa.
No Google Keep você pode criar notas e listas, adicionar fotos e desenhos, definir lembretes e ainda adicionar outros colaboradores para ter acesso e modificar uma determinada anotação. E, se você trabalha com um número elevado de informações, ainda pode segmentar as notas por cor e marcadores. Além da possibilidade de arquivar o material que não precisa mais de acesso frequente.
7 # Google Drive
Uma das mais populares e otimizadas ferramentas de armazenamento da nuvem. No Drive você pode armazenar seus arquivos, fazer backups de smartphones com Android e ainda compartilhar seu conteúdo com os demais usuários. A grande vantagem do Drive em relação aos outros serviços de armazenamento na nuvem, além da ótima conexão e otimização dos menus, é a possibilidade de editar arquivos online e visualizar arquivos sem a necessidade obrigatória de ter que baixar o material. Você pode, por exemplo, assistir aos seus vídeos, visualizar fotos ou ler documentos em pdf diretamente do navegador ou app.
O Google Drive disponibiliza 15 gb de armazenamento gratuito por conta Google. Esse espaço é utilizado de maneira cumulativa entre o Drive, Gmail e Fotos (a partir de julho de 2021, o armazenamento gratuito do Fotos não estará mais disponível, e os novos carregamentos vão passar a contar na sua biblioteca). Quem precisar de mais espaço pode contratar um determinado espaço de armazenamento por um valor mensal.
8 # Google Docs
O Microsoft Office não é mais o líder absoluto quando se trata de criação de documentos, planilhas ou apresentações. O Docs proporcionou a possibilidade de ter ferramentas bem próximas às tradicionais ferramentas da Microsoft, totalmente de graça. Além disso, conta com uma série de funcionalidades inéditas, deixando o mercado de ferramentas de criação cada vez mais competitivo.
Entre as funcionalidades exclusivas do serviço de criação do Google, está a possibilidade de criar documentos colaborativos com atualização em tempo real e salvamento automático na nuvem, além da integração com seu serviço de armazenamento na nuvem, o Google Drive.
Ficou muito mais fácil realizar um trabalho em equipe. O Docs permite que todos os contribuidores modifiquem um determinado documento simultaneamente. Ele também registra o que cada um fez. Assim, não é necessário perder tempo para reunir as informações que cada contribuidor levantou, já que tudo é feito de maneira colaborativa e em tempo real no próprio documento, acessado pelo navegador.
9 # Google MyMaps
O MyMaps, como o nome sugere, permite que você crie seus próprios pontos de interesse dentro do tradicional Google Maps. É a ferramenta perfeita para criar roteiros turísticos, definir pontos de interesse ou criar melhores rotas para o seu destino. A ferramenta ainda permite que você escreva com detalhes os pontos que quer destacar. Depois, você pode compartilhar o mapa personalizado com seus amigos, clientes ou até integrá-los ao seu site ou blogpost.
10# Bônus: outras ferramentas gratuitas de marketing digital
Não há como negar que as inovações do Google têm um papel essencial para quem trabalha com comunicação. Mas ele não é o único. São muitas outras ferramentas gratuitas de marketing digital. Canva, Ubersuggest, Bitly, Buffer, HootSuite, RiteTag e muito mais! Fique atento às novidades do mercado.
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