5 dicas para melhorar as avaliações online do seu negócio – e como tirar proveito disso

As avaliações online se tornaram um recurso cada vez mais importante para um bom posicionamento online. Seja um destino turístico, um negócio ou um evento. Cada vez mais as pessoas buscam informações relevantes sobre os seus locais de interesse – e nada melhor do que a opinião de outros visitantes para validar informações. É por isso que a reputação online tem se tornado um artifício cada vez mais importante para conquistar novos clientes. Diante disso, confira agora nossas 5 dicas para melhorar as avaliações online do seu negócio e como tirar proveito disso.

1 # Mantenha os perfis do seu negócio organizados e atualizados

Causar uma boa impressão à primeira vista é o primeiro passo para conquistar boas avaliações online. Um perfil bem organizado e com atualizações constantes vai transmitir profissionalismo aos clientes. Além disso, informações de contato, horário de atendimento correto e fotos atualizadas proporcionam que os clientes adquiram mais confiança na sua empresa.

Seja para quem ainda não o conhece ou para quem já esteve no local, é de grande importância que a sua empresa mantenha um perfil atualizado no Google Meu Negócio. A ferramenta, além tornar o acesso a informações mais simplificado, servirá como um grande catalizador para quem ainda não teve contato com o seu negócio, centralizando a maior parte dos clientes em uma única plataforma.

Imagem de celular mostrando a tela do Google maps.
Manter o perfil do seu negócio organizado é indispensável para manter avaliações online positivas. Fonte: Freepik.

2 # Incentive seus clientes a fazerem avaliações online

Não basta atender bem os clientes e aguardar que eles avaliem espontaneamente. Apesar de, atualmente, muitas pessoas fazerem isso de maneira voluntária, não são todos que têm o hábito. É importante incentivar os clientes e admiradores a avaliarem o seu negócio.

Por exemplo, ao receber um elogio, você pode pedir de maneira despretensiosa para que o cliente registre a avaliação no Google, TripAdvisor ou redes sociais que o seu estabelecimento utiliza.

Outra dica é oferecer um brinde ou descontos especiais para quem registar uma avaliação online.

Observação: é importante, no entanto, deixar o cliente livre para avaliar o seu negócio da maneira que quiser. Obrigar os seus consumidores a dar nota máxima pode causar desconforto e transmitirá a eles a sensação de trapaça. Em caso de ações especiais, quando é dado um brinde ou desconto para quem faz avaliação, o tratamento deve ser o mesmo para todos – independente se o cliente avaliou com uma ou cinco estrelas.

Imagem mostrando um atendente ofertando um material de divulgação.
Incentive seus clientes a fazerem avaliações online e melhore o posicionamento digital da sua empresa. Fonte: Freepik.

3 # Forneça informativos sobre como fazer avaliações online

Há quem, além de não ter o hábito, não sabe fazer avaliações online. No entanto, é quase certo que a pessoa possua um smartphone e as devidas ferramentas disponíveis para fazer a avaliação. Uma boa ideia é distribuir materiais informativos sobre como realizar o procedimento. Você pode, por exemplo, distribuir uma cartilha com instruções para que o seu cliente faça uma avaliação. 

Imagem mostrando mão fazendo a avaliação das estrelas.
Eduque seus clientes: ensine-os como fazer avaliações online do seu negócio. Fonte: Freepik.

4 # Email marketing como convite para avaliações online

É possível incentivar os seus clientes a avaliarem o seu negócio até mesmo quando não estão fisicamente presentes no local. Se você possui uma lista de emails dos seus clientes, enviar um email marketing convidando-os para realizar o procedimento é uma sugestão essencial e infalível. Os clientes que já têm familiaridade e aprovam o seu negócio certamente não se importarão de tirar alguns minutinhos para fazer esse favor – principalmente se essa tática for combinada com a nossa dica #2: faça uma oferta especial para quem avaliar o seu negócio e voltar a consumir com você.

imagem mostrando um notebook sobre a mesa e na tela a caixa de entrada do email.
Utilize e-mail marketing como convite para os clientes avaliarem o seu negócio. Fonte: Freepik.

5 # Responda as avaliações do seu negócio

Responder todas as avaliações do seu negócio é uma das melhores maneiras de demonstrar proximidade com o seu público, passar confiança e, ainda, alavancar a nota do seu negócio nas avaliações online. É importante responder todas as avaliações, independente se o usuário deixou um comentário ou não e se a nota foi alta ou baixa.

Em caso de avaliações com comentários que contenham reclamações sobre a experiência, lembre-se de agradecer o feedback e providenciar melhorias quanto ao apontamento.

Quando o avaliador não der uma nota satisfatória e, ao mesmo tempo, não apontar o que o levou a dar tal nota, é importante perguntar ao cliente o que poderia ser feito para melhorar a experiência no local. Isso, além de fazer o cliente repensar na sua nota (com a possibilidade de aumentá-la), será visto com bons olhos por pessoas que estão lendo a avaliação – notando que o estabelecimento está preocupado em proporcionar a melhor experiência para quem o utiliza.

Avaliações positivas também merecem atenção. Lembre-se de agradecer o avaliador de maneira receptiva e próxima (chame-o pelo nome, por exemplo). Isso fará com que a pessoa se sinta acolhida e mais propensa a realizar novos negócios com você.

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