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Como tornar o Facebook uma ferramenta de marketing nos negócios

Na área de marketing é comum utilizarmos nossos próprios sites, blogs e perfis oficiais como forma de falar do nosso produto. Mas você sabia que o Facebook pode potencializar ainda mais a sua marca através de ações e funcionalidades? Vou dividir algumas ideias com você.

1# Conheça para quem está escrevendo

É sempre importante, seja numa publicação ou uma campanha, saber com quem estamos falando. Muito além de conhecer o público que consome nossos produtos e serviços, mas entender o lugar onde eles estão e se a comunicação com eles mudará dependendo do canal de contato. Por isso, é muito essencial saber quais as preferências e o que mantém a atenção deste tipo de público para gerar conteúdo e uma linguagem que seja atrativa. Claro, considerando sempre a linguagem da própria empresa, que deve ser leal também ao seu tom de voz no mercado. Mas considere fazer algumas adaptações dependendo “de quem, quando e onde”.

2# Planeje suas postagens

Postar diariamente não significa necessariamente que você está se posicionando de maneira positiva. O conteúdo precisa ser relevante para que possa atrair mais pessoas, precisa conversar com o seu nicho e o seu negócio. Para isso, faça e siga um planejamento de postagens, acompanhando sempre o engajamento. Uma sugestão é estar atento ao que está em alta na internet para usar isso a seu favor. Por exemplo, um meme muito utilizado pode ser adequado para fortalecer alguma campanha? Não ferindo a imagem da empresa e não fugindo muito da linguagem e tom de voz usado, por que não?!

3# Não esqueça das integrações

Depois que se faz uma postagem, a troca com o público às vezes é crucial. Saber o que eles pensam, suas reações, como eles se posicionam e o que eles esperam geram ainda mais insumos para se trabalhar nas futuras publicações, além de engajamento pela resposta dada, muitas vezes, compartilhada em suas redes pessoais. Além disso, não devemos esquecer a caixa de mensagens, pois no momento em que entramos em um novo meio de comunicação, estamos declarando que ali é um canal oficial onde seu público pode te procurar.

4# E por falar em mensagens…

Sabia que você pode utilizar as mensagens como uma forma de viabilizar suas vendas? Pois é! Imagine o seguinte: um cliente aparece no seu Messenger te perguntando sobre algum produto. Ele quer saber como funciona, se tem carência, quando chega e etc. E ali mesmo, ele tem a opção de fechar a compra. Isso é possível através de ferramentas que possibilitam a venda online através de mensagens.

É muito importante considerar ter uma ferramenta que capte essas mensagens e gere informações para o seu time de vendas e marketing. Conectar a uma ferramenta de CRM é uma excelente opção, pois se a ferramenta já está implementada em outras áreas da empresa, elas poderão nutrir de informações que se conversam, gerando insumos para análises mais profundas como perfil de comprador, por exemplo. Além de melhorar o processo de marketing e vendas.

5# Impulsione campanhas através de anúncios

Por último, mas não menos importante, considere impulsionar suas campanhas através da funcionalidade Facebook Ads. Lembre-se que é possível ter diferentes tipos de anúncio e é sempre válido fazer um teste AB para saber que tipo teve mais engajamento e retorno de investimento. Essa também é uma forma bastante eficaz de atrair novas pessoas para compor a sua base.

Agora que você tem essas dicas em mãos, te convido a dividir com a sua equipe e perguntar como elas podem ser aplicadas ao seu dia a dia. Que tal começar conhecendo seu público e revisando as publicações que deram mais engajamento?

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