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04 dicas fundamentais de Inbound Marketing para pequenas empresas

Escrito por MICHELA FRANÇAPublicado em 16 de novembro de 201620 de maio de 2020Deixe um comentário

A era digital tem modificado a maneira como as empresas procuram e trabalham com seus clientes e potenciais interessados.

A maneira tradicional de busca, que era baseada em técnicas de Outbound Marketing (flyers, propaganda em jornal, tv, rádio, telemarketing, entre outras ações) tem dado lugar ao Inbound Marketing.
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Aqui mesmo no blog, já falamos sobre o que é Inbound marketing mas talvez você ainda tenha dúvida de como aplicar o inbound marketing em sua empresa.


Então, vamos relembrar alguns conceitos e dar 04 dicas fundamentais de Inbound Marketing para pequenas empresas, confira!

O que é Inbound Marketing?

Basicamente, Inbound Marketing é um processo pelo qual sua empresa gera interessados e potenciais clientes a partir dos meios digitais, divulgando sua marca ou serviço em blogs, vídeos, informativos, sites especializados e redes sociais com criação de conteúdo, formando uma nova e única experiência na relação entre consumidor e empresa.

As etapas desenvolvidas no processo de Inbound Marketing são: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

O Inbound Marketing está cada vez mais em evidência nos planejamentos de empresas de todos os portes, podendo ter suas técnicas aplicadas tanto por empresas multinacionais quanto por pequenos e microempresários.

Sendo assim, fique atento a nossas dicas e aplique agora o inbound Marketing em sua empresa! Confira:

01 – Conheça seu público-alvo (de verdade)

Uma das primeiras ações que precisam ser realizadas no início da jornada do Inbound Marketing é um estudo aprofundado: qual o perfil que seu cliente possui?

Não basta apenas saber faixa etária e gênero, por exemplo. O que ele gosta de realizar no tempo livre? Qual o estilo de música predominante? Empresário, funcionário ou Empreendedor? Costuma preferir a montanha ou mar?
 
Este estudo gera um perfil do consumidor, que é chamado de persona. O mesmo é fundamental para poder traçar estratégias de criação de conteúdo certeiras e captar a atenção dos seus clientes e potenciais interessados.

02 – Produza conteúdo e tenha um blog

Após identificar sua persona e conhecer de maneira aprofundada as personas que pretende atingir, chegou a hora de criar conteúdo específico para eles.

Um hotel, por exemplo, pode realizar diversos conteúdos em áudio, vídeo ou texto trazendo as belezas naturais do seu entorno, ou os atrativos e produtos turísticos, além de trabalhar com diversas dicas sobre viagens, por exemplo.
maos-writting-em-um-laptop_1162-138É importante entender que este conteúdo tem como intuito que sua empresa ou produto se torne referência no assunto, fazendo com que os leitores, sob diversas maneiras e aspectos, façam a associação de sua empresa ou marca ao assunto tratado.

Em paralelo, é evidente que você vai precisar ter um canal online para publicar e disponibilizar estes conteúdos relevantes.

Para isto, você pode usar a ferramenta de Blog no seu próprio site, tendo o conteúdo divulgado em suas redes sociais e/ou enviado para a sua lista de contatos.

03 – Sempre utilize Call-to-Action na divulgação do seu conteúdo

O Call to Action – CTA é uma estratégia feita em blogs e sites, muito importante dentro do Inbound Marketing, para que os visitantes façam alguma ação, como por exemplo, preencher um formulário ou entrar em contato.

Não podemos esquecer que o foco principal desta estratégia é captar o contato de visitantes do site a partir do conteúdo disponível  no seu blog ou rede social. Porém, você não pode esperar que esse visitante e futuro cliente faça isso por vontade própria.

Por isso, sempre deixe visível o interesse que você tem em conhecer o seu visitante, suas vontades e seus gostos!

Confira algumas ideias e sugestões para você criar a estratégia de CTA :

  1. Deixe um espaço para inserir o e-mail dele sempre que necessário.
  2. Faça ações na internet (divulgação de textos, promoções) que gerem engajamento entre as pessoas, visando a identificação dos seus clientes com sua marca ou produto.
  3. Realize promoções específicas para clientes que acompanham suas publicações (seguidores, fãs, etc.)

04 – Responda perguntas dos seus clientes!

menina-sentada-no-livros_1149-237Nossa última dica refere-se ao que os visitantes estão procurando na internet. Por exemplo, não basta produzir conteúdo, disponibilizar no blog e nas redes sociais, se não existe um planejamento de que este conteúdo terá relevância e será importante para seu nicho de mercado.

Então analise “O que seus clientes querem saber? O que eles estão procurando no Google? De que forma a sua empresa pode ajudar?”

É imprescindível que os conteúdos gerados respondam a estas perguntas, pois só assim os seus visitantes se identificarão com a sua empresa ou marca e você poderá se destacar da concorrência.
 
Gostou das dicas? Então mãos à obra e se tiver alguma dúvida ou se precisar de uma ajuda para ter melhores resultados nos meios digitais, , CADASTRE-SE e AGENDE um bate-papo com nossos consultores.

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Tag Inbound marketing, pequenas empresas

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