Qual o propósito da sua empresa?

Empreender exige uma dose maior de persistência, de expertise de negócios, de confiança de que tempos melhores virão e de qual o propósito da sua empresa.

O velho ditado que diz: a fé move montanhas, significa ter total confiança em algo ou alguém ainda que não haja evidências ou fatos que comprovem tal coisa.

E de fato, com as incertezas do mercado e as rápidas mudanças no comportamento dos consumidores, empreender é cada vez mais um ato de fé e de como encaramos as decisões quanto ao futuro.

Apesar das dificuldades enfrentadas, a vida de um empresário pode ser repleta de pequenas ações que tem como pano de fundo, o propósito da sua empresa, que pode ser por exemplo, construir um mundo melhor. 

Talvez você não concorde, mas SIM, o propósito de toda empresa deve ir além de aumentar o seu market share. “Todos nós precisamos de sentido e propósito em nossas vidas”.

Além disso, para as empresas é fundamental ter um próposito, confira. 😉

Porque a sua empresa precisa de um propósito?

De acordo com Karina Saade, COO (Diretora de Operações) da BlackRock, a maior empresa em gestão de ativos no mundo, ter um business purpose, ou propósito do negócio, é crucial para obter melhores resultados financeiros. 

Além disso, podemos pontuar outros fatores que justificam a necessidade das empresas em pensarem em propósitos, como:

  1. Organizações com propósito pensam a longo prazo. De acordo com Karina Saade, empresas com propósito “são as melhores em alinhar a estratégia de longo prazo entre a gerência da companhia e os acionistas”.
  2. Uma empresa com propósito retém talentos. Uma pesquisa da Harvard Business Review, mostrou que as pessoas empregadas em empresas com propósito tem quase o dobro da satisfação no trabalho e são três vezes mais propensas a ficar naquela organização.
  3. Motivação dos colaboradores. Uma empresa com propósito mantém os colaboradores motivados, mesmo no decorrer dos anos. Isso porque sentem que estão investindo seu tempo em algo que contribui para um plano maior.

Como descobrir o propósito da sua empresa?

Existem várias formas de descobrir o propósito da sua empresa, o primeiro ponto a pensar é: em que a minha empresa ajuda as pessoas e sociedade?

Responder a essa questão vai ajudar a entender quais as formas que a sua empresa pode colaborar com a sociedade e quais os propósitos da sua empresa. Esse será o principal elemento que sustentará a sua empresa.

Para isso, perceba o quanto a sua empresa está conectada às pessoas e comunidades, sem as quais, ela não poderia existir.  Como observou o naturalista John Muir “quando você arranca uma única coisa da natureza, descobre que ela está ligada ao resto do mundo”.

Como seguir o propósito da sua empresa

Em 2009, numa apresentação do TED, o consultor Simon Sinek explicou em detalhes como funciona a dinâmica do propósito das empresas no talk intitulado How great leaders inspire action” — ou “Como grandes líderes inspiram ação”.

Em resumo, Simon Sinek explica que as empresas geralmente entendem bem o produto ou serviço que fazem (What), o modo como fazem (How) e pouquíssimas o por quê fazem.

Imagem contendo o círculo dourado proposto por Simon Sinek
O círculo dourado de Simon Sinek.

Com o círculo dourado, Simon mostra que o sucesso está em pensar no propósito da empresa como prioridade, com uma visão de dentro do círculo, para fora e afirma que “as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”.

E a sua empresa, por que existe e como está ligada aos funcionários, clientes, fornecedores, financiadores e comunidades de apoio? Lembre-se: Sem um ecossistema de suporte à vida, não há negócio.

Gostou da reflexão? Compartilhe com os amigos.

Leave a comment