Princípios do design na criação de dashboards

Os dashboards ou painéis visuais são ferramentas muito utilizadas na gestão de negócios para apresentar, de forma centralizada e visual, os indicadores e as métricas para acompanhamento do desempenho e apoio na tomada de decisões.

Uma das vantagem dos dashboards é oferecer uma visão geral dos processos do negócio ou a exibição de informações sobre projetos específicos, de maneira rápida e visual. Mas quais os objetivos de um dashboard?

Quais os objetivos de um dashboard?

Os dashboards podem ter diferentes objetivos e isso vai determinar quais os dados deverão ser coletados e priorizados. Por exemplo, se você quer avaliar o sucesso das vendas online num dashboard, é preciso que seja apresentado não apenas o número de vendas em si, mas também o seu comparativo com períodos anteriores, o número de devoluções, avaliações, etc.

Assim, o primeiro passo antes da criação de um dashboards é definir qual o seu objetivo e depois selecionar os dados relevantes para alcançá-lo. Para tanto, são aplicados métodos de investigação como grupos focais, entrevistas, 5 Porquês e outros, para o entendimento do problema. Essa é uma das expertises do Design, uma atividade projetual que se inicia com o entendimento de um problema.

Nesse processo, é preciso levar em conta as características e necessidades da empresa, envolvendo não apenas os gestores mas também os colaboradores da empresa. Geralmente as pessoas com maior conhecimento sobre determinado processo são aquelas que o desempenham no dia a dia.

Etapa da criação de dashboards

Feito o entendimento do problema e a definição dos objetivos, os dados são tratados e organizados em uma única tela, de forma dinâmica e objetiva, conforme propõe o dashboard. A visualização organizada das informações torna fácil identificar falhas e implementar melhorias na empresa, bem como a geração de novas ideias.

É nessa etapa que a ação do Design se torna tangível. A partir da aplicação dos princípios do Design, os elementos do painel visual são ordenados para um propósito definido, facilitando a leitura e a compreensão do conteúdo.

Alguns dos princípios de Design que devem ser aplicados aos dashboards são:

Síntese dos dashboards

Exibir apenas os dados necessários para o propósito dos dashboards. No entanto, se existe dúvida sobre a relevância de um dado, é possível que ele seja dispensável. Além disso, os textos devem ser enxutos e objetivos sem, contudo, perder o sentido.

Hierarquia

Criar diferentes níveis de importância entre os dados, a partir de recursos como variação de tamanho, cor e peso das fontes (regular, bold, etc.). Afinal, os dados mais importantes devem estar mais visíveis. Além disso, as informações devem ser organizadas partindo das amplas para as específicas.

Agrupamento

Organizar informações semelhantes próximas umas das outras, por exemplo. Assim, elas serão vistas como um grupo, tornando a leitura mais rápida.

Espaços vazios

Deixar espaços vazios entre os dados oferece breves momentos de respiro durante a leitura e, assim, favorecendo a compreensão do conteúdo.

Facilidade de leitura

Escolher fontes que sejam fáceis de ler, com tamanho e peso visual adequados. Somando-se a isso, é fundamental garantir contraste suficiente entre as cores de fonte e fundo, sobretudo quando este for uma imagem.

Dados visuais

Apresentar os dados na forma de gráficos, ícones e infográficos, sempre que possível. Afinal, segundo estudos, as imagens são mais rápidas de ler do que os textos e tornam o conteúdo mais atraente. No entanto, você precisa identificar quais dados se adaptam a esse tipo de mídia.

Responsividade

Projetar para diferentes dispositivos. Afinal, os dashborads devem se ajustar aos diferentes tamanhos de tela, reorganizando e redimensionado os dados dentro do layout. Além disso, em telas muito pequenas como smartphones é interessante suprimir ou ocultar dados menos necessários.

E depois de materializar os dashboards?

Depois de criar o visual dos dashboards, você poderá compartilhar e analisar com a equipe, seguindo seu objetivo. Essa visão de transparência corporativa incentiva a participação e o engajamento dos colaboradores com as questões da empresa.

Para tal, é preciso tornar o painel visível e proporcionar momentos para reflexão da equipe sobre seus dados. Esse processo, portanto, deve ter foco na solução do(s) problema(s) e identificação de oportunidades.

Nessa etapa, podem ser aplicados métodos comumente utilizados pelo Design como: Brainstorming, World Café, Bussines Model Canvas e outros. Nesse processo, incentive o diálogo e a criatividade dos participantes, sem julgamento.

Por fim, é necessário registar e interpretar os resultados da análise, dando origem a um plano de ação. Esse plano também deve ser compartilhado e acompanhado pela equipe durante a implementação da solução.

Contudo, a aplicação do dashboard não se encerra após a etapa de implementação. Assim como o Design, deve ser um processo iterativo, que se atualiza diante das mudanças de mercado e do amadurecimento da empresa.

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Referências

ALBUQUERQUE, Priscilla. O fim dos dashboards de dados e o UX em interfaces para tomada de decisões. 2017. Catarinas Design. Disponível em: https://catarinasdesign.com.br/fim-dos-dashboards-de-dados-e-ux-em-interfaces-para-tomada-de-decisoes/. Acesso em: 20 maio 2022.

ANDRADE, Andrea de Faria Barros. Design thinking aplicado à educação. 2020. Curso desenvolvido pela Enap em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. Disponível em: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/448. Acesso em: 08 mar. 2022.

PATEL, Neil. O Que é Dashboard: Os 3 Tipos, Como Fazer o Seu e 4 Ferramentas. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/dashboard-o-que-e/. Acesso em: 21 maio 2022.

TEBALDI, Pedro César. O que é um dashboard? O guia completo e definitivo! 2017. Disponível em: https://www.opservices.com.br/o-que-e-um-dashboard/. Acesso em: 20 maio 2022.

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