Como tornar meu hotel acessível?
A maioria das empresas sabem da importância da acessibilidade, mas não como dar o primeiro passo para tornar seu hotel acessível.
Por isso resolvemos escrever este post que apresenta as 4 dimensões básicas da acessibilidade necessárias para a utilização de produtos e serviços hoteleiros e que são consideradas os principais meios para alcançar uma hotelaria acessível.
Qual a importância de tornar meu hotel acessível?
A importância da acessibilidade em hotéis e pousadas está na conformidade com a legislação federal e as normas técnicas de acessibilidade vigentes.
Além disso, os dados apresentados pelo IBGE (2010) constam que 24% da população do país possuía pelo menos uma das deficiências levantadas: visual, auditiva, motora e mental ou intelectual.
Assim, a acessibilidade é uma obrigatoriedade e uma condição para a satisfação das necessidades dos clientes e preponderante para o sucesso competitivo de hotéis e pousadas.
O que a acessibilidade permite?
A acessibilidade dá condições de todas as pessoas usufruírem o turismo com segurança e autonomia em cada uma das atividades do usuário nas etapas de hospedagem (Reserva/Pré-hospedagem, Hospedagem, Pós hospedagem).
Quais as dimensões da acessibilidade na hotelaria?
A acessibilidade tem 4 dimensões básicas para que seja possível a utilização de produtos e serviços hoteleiros.
Estas dimensões são consideradas os meios para alcançar uma hotelaria acessível e que dizem respeito ao acesso, a circulação, a comunicação e a utilização.
O acesso é a dimensão relacionada a condição espacial essencial para utilização do serviço. Pode ser o tamanho e a forma da porta, seu alcance por puxadores ou podem ser aclives ou ressaltos, mecanismos de aberta ou fechamento, por exemplo.
A circulação é a dimensão relacionada a condição de um espaço ou de um serviço para nos mover confortavelmente em espaços de circulação (ligação) como a altura e a largura das passagens, rampas, escadas, elevadores, piso, inclinação, disposição dos mobiliários e iluminação.
A utilização é a dimensão relacionada a condição de fazer uso de vários elementos ou dispositivos associados com cada atividade relacionado com o alcance a pega e o acionamento como pegadores, travas em portas, puxadores e corrimãos, interfones, botão de elevador, interruptores de luz ou tomadas, torneiras, dispensadores de sabão, secadores de mão, máquinas pagamento, computadores, etc.
A comunicação é a dimensão relacionada a condição de receber ou emitir mensagens corretamente em diferentes formas podendo variar o meio como painéis de informação e sinalização, a comunicação verbal, sinais táteis ou sonoros e visuais de maneira gráfica ou escrita, interativa ou não interativa.
Quais os primeiros passos para adequar meu hotel?
Se você leu essa postagem você já deu o PRIMEIRO PASSO, pois ter o interesse em se adequar é fundamental para seguir adiante.
O SEGUNDO PASSO é buscar um profissional de arquitetura e design capacitado para delinear um projeto de acessibilidade.
É essencial fazer um planejamento com etapas bem definidas e não esquecer de considerar as 4 dimensões básicas da acessibilidade. Além disso, o custo do projeto deve ser estimado para que a próxima etapa seja cumprida.
Depois de ter os custos do projeto de acessibilidade o TERCEIRO PASSO é buscar crédito acessibilidade e apoio financeiro. Uma boa dica é procurar um consultor do SEBRAE e saber quais as linhas de financiamento seu hotel e pousada poderá conseguir.
Orientadora no Programa Agentes Locais de Inovação-SC / Fundadora da @Agenciafeatdesign – Consultora Estratégico em Design, Marketing & Inovação.