Conteúdos para evitar nas redes sociais

Não é simplesmente criar uma conta e sair publicando sem pensar. Conheça alguns conteúdos para evitar nas redes sociais.

Só no Brasil, são mais de 100 milhões de usuários diários em pelo menos uma rede social! As plataformas de conteúdos digitais já fazem parte do cotidiano da população. É por isso que os perfis comerciais são cada vez mais essenciais para o sucesso de um negócio, mesmo que o seu ramo de atividade não tenha ligação com informação digital. Para auxiliar os nossos leitores a serem mais assertivos na hora de escolherem o que publicar, confira as nossas dicas de conteúdos para se evitar.

5 tipos conteúdos para evitar nas redes sociais

Separamos 5 tipos de conteúdos para evitar nas redes sociais do seu negócio. Além disso, a dica aqui é fazer um planejamento de posts muito bem alinhado com a proposta da marca, de maneira que os internautas se identifiquem com o conteúdo e reconheçam facilmente a identidade da empresa por meio dos conteúdos que são publicados. A seguir, confira o que evitar no seu planejamento.

1 # Conteúdos muito densos ou técnicos

Muitas vezes é normal querer demonstrar domínio nos conteúdos técnicos da área em que a sua empresa atua. Isso é normal. No entanto, conteúdos muito densos ou técnicos podem se tornar desinteressantes para os seus clientes, já que eles podem não entender muito bem  ou não ter interesse no assunto.

Mantenha o equilíbrio entre informação técnica e ao mesmo tempo de fácil entendimento para os seus seguidores. Você pode, por exemplo, abordar curiosidades ou dúvidas e publicá-las com uma linguagem simples e não muito aprofundada. Aproveite para fazer call to action’s: pergunte que outras dúvidas os seus seguidores têm ou sobre que tema eles gostariam de ver outras curiosidades sobre a sua área de atuação.

2 # Cópia de conteúdo de outras páginas

Além de antiético e ilegal, copiar conteúdo de outras páginas vai te afastar dos seus seguidores, Já que será muito fácil perceber que os posts não são autênticas e divergem muito umas das outras. Replicar conteúdos de outras páginas pode, inclusive, gerar problemas judiciais de difícil resolução.

Os conteúdos autorais, além de abordarem a visão da empresa sobre a área de atuação, vão aproximar os seguidores. Já que em meio aos conteúdos será possível conhecer mais sobre a identidade e características do seu negócio. Lembre-se de contextualizar a realidade da empresa sobre os assuntos abordados.

3 # Conteúdo repetido

Dependendo da área de atuação do seu negócio, às vezes é difícil diversificar os temas abordados nas redes sociais. É aqui que você deve definir a frequência correta em que pretende abordar os temas. Lembre-se que re posts em excesso podem acabar afastar os seguidores. Afinal, ninguém gosta de ficar recebendo posts repetidos no feed com frequência, certo?

Se for muito difícil criar novos temas, experimente abordar o assunto de outras maneiras. Por exemplo, enriquecendo o conteúdo com dicas ou dúvidas (como comentamos no tópico 1).

4 # Conteúdos desconexos com seu negócio

Se alguém começou a seguir a página do seu negócio nas redes sociais, ele está interessado em produtos ou serviços da sua área de atuação. Evite ao máximo publicar temas que não tenham ligação direta ou indireta com a empresa e segmento. 

Entre os negócios pequenos, por exemplo, é comum ver o proprietário da empresa utilizando a rede social comercial para expor os seus posicionamentos individuais sobre política, esportes, cotidiano, etc. Isso afastará os seguidores. Já que eles podem não ter interesse ou não se identificarem com o posicionamento.

Sempre falamos por aqui que a marca deve buscar proximidade com os seus seguidores. No entanto, muito cuidado: ainda assim, é preciso manter um distanciamento, mantendo uma relação profissional entre marca e cliente.

5 # Confusão também está entre conteúdos para evitar nas redes sociais

Além de pensar o que publicar com muito cuidado, tenha a certeza que o seu conteúdo está bem estruturado e de fácil compreensão para os seus seguidores. Revise e releia tudo antes de colocar os posts no ar. Temas confusos ou com muita informação podem se tornar repetitivos ou chatos.

Como já comentamos antes, aposte em conteúdos simples e diretos. A nossa última sugestão é apostar no básico. Manter uma estrutura padrão fácil para os seus seguidores. Afinal, os conteúdos para redes sociais são consumidos de maneira muito rápida. Você terá poucos segundos para manter o interesse e despertar a identificação do internauta sobre o seu conteúdo.

Por fim, precisa de um auxílio para criar um planejamento de conteúdos para o seu negócio? 

Nós, da Feat Design, trabalhamos com gerenciamento completo de redes sociais. Nossa equipe é formada por profissionais do marketing, designers e jornalistas. Podemos te auxiliar a definir a melhor estratégia para o seu negócio na internet.


Conheça os nossos serviços e marque uma reunião online com a gente agora mesmo.

Leave a comment