Marketing digital descomplicado: como começar e se aprofundar no assunto

Não é novidade que o uso da internet e das redes sociais mudou a forma como as empresas fazem negócios, se comunicam e se relacionam com o público. De acordo com pesquisa realizada pela Neotrust ¹, as compras por e-commerce no Brasil, durante o primeiro trimestre de 2021, tiveram um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Olha o poder do marketing digital!

Toda essa movimentação gera inúmeras oportunidades de negócios para as empresas que entenderam a importância da presença nos canais digitais. Além das oportunidades para as empresas,  o mercado vem demandando por profissionais qualificados na área de marketing digital. As exigências para atuação na área vão desde conhecimento em redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok, a criação de anúncios pagos, posicionamento digital, criação de conteúdo, etc.

Para quem está iniciando nesse universo digital, pode parecer complexa a quantidade de informações e caminhos a seguir. Mas para descomplicar o assunto marketing digital, separei algumas dicas sobre como começar e se aprofundar no assunto, confira!

O que é marketing digital?

Um dos primeiros pontos para entender o que é marketing digital, está em conhecer o conceito de marketing, além de considerar as necessidades, as diferenças nas formas de consumo e de comunicação dos clientes nesse meio. 

O conceito de marketing, segundo a AMA (Associação Americana de Marketing),  “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os clientes, parceiros e a sociedade em geral.”²

É importante notar que essa definição de marketing enfatiza as ações com valor para clientes, parceiros e sociedade. Aqui, a palavra valor assume um significado mais amplo do que aquele relacionado ao valor monetário e diz respeito ao conjunto de benefícios esperados ou desejáveis em um produto ou serviço.  

Nesse sentido,  assim como no marketing tradicional, no marketing digital é essencial  ter uma proposta de valor bem definida, criando assim um posicionamento claro de quem você é e daquilo que entrega como benefício.

# Tenha um posicionamento digital claro

Depois de saber qual a sua proposta de valor, ou seja, como você pode gerar valor para as empresas, para as pessoas e para a sociedade,  deixe isso claro nos seus perfis e canais digitais.

Uma boa forma de fazer isso é padronizar a sua apresentação nos diferentes canais digitais (Instagram, Facebook, etc), mostrando de forma rápida e direta quem você é, qual a sua proposta de valor e como as pessoas podem entrar em contato e contratar os seus serviços. 

No Instagram, essa apresentação pode ser feita na seção chamada de bio, onde é possível colocar além das principais informações sobre o seu produto ou serviço,  os dados de contato, emojis e um link para o site.

Marketing digital descomplicado – informações para a bio do seu Instagram.

Observe no exemplo de perfil acima, os elementos que compõem a Bio.

1 – Logotipo ou foto: use o logotipo da empresa ou escolha uma foto com boa qualidade e que transmita profissionalismo.

2 – Nome de usuário ou username: o nome de usuário é aquele @ ou apelido que ajuda as pessoas a encontrarem o seu perfil. Tente usar um nome de usuário fácil de ser entendido e lembrado e use-o nas diferentes redes sociais. 

3 – Nome da empresa.

4 – Categoria: escolha a melhor opção de categoria para o seu perfil.

5 – Bio ou descrição:  use a primeira linha para destacar a proposta de valor da sua empresa, nas linhas seguintes deixe claro os serviços oferecidos. Você pode usar Hashtags para ajudar na localização,  reforçar o número de Whatsapp.

6 – Link: você pode incluir um link do seu site/blog ou mesmo usar um link do Whastapp, uma forma mais prática das pessoas conversarem diretamente com você.

Dicas:  

# Dica 01 – Para gerar o link do seu número do Whatsapp, acesse esse site.

# Dica 02 – Para colocar mais de um link na Bio, crie uma conta no Linkme.bio. 

# Tenha presença digital

Ter presença digital significa estar disponível nos meios digitais e ser encontrado pelo cliente. É possível ter presença digital de duas maneiras: 

Presença Digital Orgânica

Acontece quando a empresa não paga para ser encontrada, mas produz conteúdo próprio que possibilita que ela seja encontrada. 

A principal forma de ter presença digital orgânica é a produção de conteúdo para blogs/site, para saber mais sobre o assunto, confira o artigo.

Além disso, a criação de perfis nas redes sociais, a publicação de conteúdos que possam ser compartilhados por outras pessoas e a participação em fóruns de canais digitais especializados na sua área de atuação, também ajudam na presença digital.

Presença Digital Paga

Acontece quando a empresa faz o investimento para as plataformas digitais. Uma das formas de ter presença digital paga pode ser através de criação de anúncios nos buscadores e links patrocinados (Google ADS, Facebook ADS etc.).

Então o importante aqui, é entender de que forma e em quais canais digitais o cliente procura informações sobre a sua empresa ou serviços. 

Um dos comportamentos comuns nos meios digitais é a busca por serviços no buscador do Google. Assim, uma das maneiras de aparecer nos buscadores é cadastrar a sua empresa ou loja física no Google Meu Negócio. Ele é praticamente o seu cartão de visitas virtual.

O Google Meu Negócio, além de destacar sua empresa em pesquisas sobre o seu negócio ou segmento de atuação para as pessoas da sua região, também colocará um “pin” na localização cadastrada no Maps. Nesta ferramenta você também pode cadastrar informações de contato, horário de atendimento, fotografias, produtos ou serviços ofertados e até pacotes e promoções.

# Se relacione com o seu público

Estabelecido o posicionamento e conquistado presença, é hora de se relacionar com o seu público. A interação é o grande segredo para o sucesso de estratégias de marketing digital bem aplicadas.

Não é de hoje que as redes sociais estão no topo da lista entre os principais meios de comunicação do mundo. Seja para utilização pessoal ou profissional. Elas se tornaram uma importante aliada dos negócios, principalmente levando em conta que as pessoas estão cada vez mais conectadas no mundo digital.

Mantenha os perfis de redes sociais do seu negócio atualizados e com monitoramento constante. O Messenger do Facebook ou directs do Instagram se tornaram importantes canais de atendimento ao consumido. Seja para responder dúvidas ou resolver problemas e até mesmo fechar novos negócios.

Nesta categoria também é muito importante ficar atento aos feedbacks em comentários de publicações e avaliações em canais como o próprio Google Meu Negócio, que comentei no tópico anterior. Nas avaliações positivas, lembre-se de agradecer e reforçar o nome da sua marca. Em casos de avaliações negativas, responda de forma amigável, tentando entender e resolver o problema, evitando utilizar o nome da sua marca.

Conclusão

Vamos relembrar? Posicionamento, presença e relacionamento! Com isso em mente, o marketing digital é um verdadeiro mundo novo a se explorar. São inúmeros caminhos e possibilidades para tornar o seu negócio digital, característica cada vez mais indispensável para as empresas e os profissionais.

Mas você não precisa entrar nessa jornada sozinho. Que tal procurar auxílio de uma agência especializada em marketing digital? A contratação desses serviços está cada vez mais em alta e é uma ótima alternativa, principalmente se você não tem muito tempo para se dedicar a isso.

REFERÊNCIAS:

1- https://www.neotrust.com.br/

2- https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/

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