Dicas práticas para o seu negócio ter sucesso nas redes sociais

Se você tem um negócio, deve-se atentar às redes sociais! Assim como setores de administração, financeiro e recursos humanos, hoje o marketing digital faz parte do que é essencial para o sucesso de uma empresa. O sucesso nas redes sociais está atrelado ao sucesso do seu negócio de maneira geral! – Essas características cada vez mais vão andar juntas.

Mas não se preocupe: você não precisa de muita experiência para começar. Conhecimentos básicos de utilização de redes sociais (como Facebook e Instagram) já são o suficiente para você colocar esse exercício em prática e atingir os primeiros resultados. Aproveite esse período inicial para estudar e aprender sobre cada ferramenta. Teste como o seu público reage a diferentes conteúdos e, por fim, estabelecer a sua linguagem e identidade visual.

Vamos conhecer alguns segredos para ter sucesso nas redes sociais?

Seja para pequenos ou grandes negócios, as redes sociais podem ser importantes aliadas para a popularidade e o sucesso. Estabelecer uma comunicação direta e com o público certo é o caminho perfeito para transformá-los em clientes.

Nós temos alguns segredos para te contar e te auxiliar nesse processo.

A frequência é uma das características mais valiosas

A chave para o sucesso nas redes sociais está na dedicação. As redes sociais, mais do que fotos incríveis e posts bem elaborados, exigem frequência! Repare bem: é difícil ser impactado por um conteúdo muito elaborado que tem baixa frequência de atualização. No entanto, certamente você sabe dizer de cabeça uma marca ou artista que te entrega conteúdo diário nas redes sociais. Seja este conteúdo de alta qualidade ou não.

Na verdade, essa é uma grande inimiga da perfeição. Mais vale ser constante do que só publicar conteúdos impecáveis. Por isso, utilize todos recursos que as redes sociais possuem para auxiliar a colocar esse hábito em prática. 

Hoje, com um smartphone intermediário, você é capaz de produzir conteúdos de muita qualidade e em muito pouco tempo. O Instagram, por exemplo, oferece recursos para gravar e editar vídeos dentro da própria ferramenta de stories – isso sem falar na biblioteca de efeitos criados pelos próprios usuários.

Dica:

Reserve o feed do seu perfil para publicar conteúdos mais elaborados, com menos frequência. O espaço dos stories deve ser de uso diário. E mais do que posts comerciais, faça posts sobre bastidores, rotinas do dia-a-dia, curiosidades, desafios e o que mais achar interessante compartilhar. É exatamente essa dica que nos leva ao segundo segredo para o sucesso nas redes sociais, confira:

Humanização: o público segue pessoas e propósitos, não marcas

Mais do que postar sobre os produtos e serviços que o seu negócio oferece, você também pode utilizar as redes sociais para fazer o público conhecer quem está por trás de tudo isso. É importante mostrar aos clientes como é o seu dia-a-dia, as conquistas, os perrengues e tudo mais que leva a sua empresa a ser o que é.

Trazer humanização a sua marca, além de trazer o cliente para mais próximo de você, fará ele entender a sua realidade e valorizar os seus produtos e serviços. As pessoas priorizam relações humanas… até mesmo na internet. Portanto, é fundamental que elas conheçam quem está por trás e como as coisas acontecem.

Conteúdos reais valem mais do que publicações muito elaboradas

A percepção do público está em constante mudança. Se antes as publicações elaboradas, com um layout trabalhado, faziam sucesso, agora as publicações limpas estão cada vez mais em alta! Uma fotografia com bom enquadramento, em alta definição e com cores bem editadas certamente vale muito mais do que uma publicação repleta de informações, mesmo quando bem construída.

Essa é uma realidade que nós aprendemos na prática. Tivemos que adaptar o nosso modo trabalho conforme o público se comporta. Analisamos os dados do último ano e notamos que, quanto mais limpos os posts, com fotos reais dos estabelecimentos ou produtos, mais chances ela tinha de atingir um bom resultado. Então até mesmo a adição do logotipo da empresa em um cantinho da imagem é fator decisivo para a diminuição no alcance da publicação.

E o motivo por trás disso é mais simples do que parece. As pessoas estão interessadas em conteúdos reais. Afinal, quando um usuário se depara com uma arte repleta de informações e elementos gráficos, ele tende a interpretar aquilo como anúncio/propaganda de forma muito mais rápida e natural. Aliás, muitas vezes nem o próprio usuário percebe que está ignorando aquela publicação.

Na contramão disso, no entanto, fotografias limpas e pequenos vídeos causam o efeito reverso no usuário. Quando ele vê uma publicação assim, a sua atenção tende a ser atraída, já que ela se parece mais com as postagens dos seus amigos, familiares e conhecidos – pessoas reais! – as que ele realmente tem interesse em ver.

E aí, gostou das nossas dicas de hoje?

Então poste qual das dicas mais te impressionou.

Por fim, se precisar de ajuda para que o seu negócio tenha sucesso nas redes sociais, nós podemos te ajudar! Nossa equipe está sempre se atualizando para trazer as melhores soluções para que os nossos clientes. Marque uma reunião online agora mesmo.

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