Por que meu restaurante deve participar de festivais gastronômicos?

Os festivais gastronômicos são eventos de gastronomia realizados no formato de circuito gastronômico nos restaurantes participantes ou em um único local. Eles também promovem uma ação promocional do tipo aula-show, espaços de convivência e mais, como estratégia de amplitude da visibilidade e promoção das marcas patrocinadoras.

São chances únicas de gerar visibilidade ao seu negócio, apresentando-o a um grande público. Mas, muito além disso, você pode aproveitar para gerar credibilidade, capacitar ainda mais a sua equipe, fazer networking e criar novas estratégias de marketing digital.

Dicas para ter sucesso em festivais gastronômicos

Com base na nossa experiência em festivais gastronômicos, reunimos 10 dicas para o seu restaurante ter sucesso nos festivais gastronômicos. São pequenos conselhos que podem fazer uma grande diferença para o seu negócio ter sucesso nos eventos. Confira.

1 – Treine bem a equipe de atendimento

Uma equipe bem treinada é um fator decisivo para os seus clientes. Ter uma equipe fixa garante a estabilidade do seu serviço, fazendo que o público seja atendido de forma padrão. Desse modo, as pessoas já sabem como será a experiência no seu restaurante. Assim, elas geram expectativa. Além disso, também diminui-se os riscos de sofrer decepções com o lugar.

Nos festivais, é previsto um notável aumento de público. Para atender essa demanda, a sua equipe precisa estar capacitada. Dedique um tempo a isso, principalmente se você tem muitos colaboradores novos na casa.

2 – Pense no menu de maneira estratégica para os festivais gastronômicos

Surpreenda o público. Crie um menu para o festival que desperte a curiosidade. Invista em produtos novos ou que não são tão conhecidos. Tudo isso, é claro, sem perder a essência do seu restaurante. Quando bem aplicado, o seu prato se destaca frente aos demais participantes. Use o fator novidade e curiosidade a seu favor.

Nossa sugestão: pense no prato do festival com a intenção de participar do evento, e não no lucro com a venda do prato em si. Nesse momento, a divulgação é muito mais importante, já que pode render frutos a longo prazo, como o retorno do público.

3 – Confira o estoque e não deixe faltar insumos para os pratos

É previsto um notável aumento de público durante o festival. E a maior parte dele quer consumir o que você preparou para o evento. Sabendo disso, fique atento ao seu estoque. Afinal, se você deixar os insumos acabarem, o novo público pode acabar criando uma impressão negativa do seu negócio. Não deixe isso acontecer nunca.

4 – Garanta o funcionamento do restaurante nos horários anunciados

Durante os festivais, seu restaurante pode precisar passar por ajustes de horários. Siga o período de atividade estabelecido pela direção dos festivais gastronômicos. Quando não seguido, o risco é o mesmo da dica anterior: o novo público pode acabar criando uma impressão negativa do seu negócio.

5 – Aproveite para fazer networking com parceiros e fornecedores

O networking é uma atividade importante. Na gastronomia, é claro, não seria diferente. Aproveite e utilize isso a seu favor. Converse com seus concorrentes e transforme-os em parceiros. Além disso, o aumento na demanda de insumos é uma ótima chance para estreitar os laços com seus fornecedores e fazer com que a confiança deles no seu negócio cresça ainda mais.

6 – Saia do comum e prepare uma experiência diferenciada

Muito mais do que um ótimo menu. Vamos bater na mesma tecla: você precisa surpreender o seu público. Faça com que o tempo que o público passe no local seja mais do que o momento de tomar um café, almoçar ou jantar. Ele precisa sentir que teve uma nova experiência.

Por isso, uma sugestão é investir em atrações que vão além da gastronomia. Um ambiente bonito e limpo, atrações musicais e bom atendimento, por exemplo.

7 – Capriche nas fotos e materiais de divulgação do restaurante

A primeira impressão sempre é a que fica. Para chamar a atenção, mais do que preparar um menu diferente, você precisa saber como trabalhar com ele. Invista em materiais visuais para mostrar os valores do seu produto. As fotos são caminhos para o sucesso do seu restaurante no festival (e depois dele também).

Geralmente, as organizações dos festivais gastronômicos oferecem um media kit. Portanto, é importante que você também aproveite esse momento para fazer materiais únicos Crie além do que recebe do evento e se destaque frente aos demais.

8 – Incentive as avaliações digitais

A presença digital é um fator decisivo para a escolha de muitas pessoas. Então, a opinião de quem já visitou o seu local é o mais importante para o público que quer conhecer. Desse modo, incentive que os seus clientes façam reviews do seu negócio. Seja, por exemplo, no Maps ou nas redes sociais.

Uma dica, portanto, é oferecer um brinde para quem realizar uma avaliação. Um doce grátis, por exemplo. Nesse caso, é bom lembrar: você deve premiar todos que avaliaram, mesmo se for ruim. Estimular as pessoas para que elas deem notas positivas pode acabar criando uma visão ruim para o seu negócio, além de ser visto como fraude pelas plataformas de avaliação. Aproveite para levar em conta esses feedbacks.

9 – Conheça os outros restaurantes participantes e faça benchmark

Para garantir a melhor experiência ao seu público, você precisa de:… experiência! Por isso, visitar os outros participantes não deve ser uma prática vista com maus olhos. Muito pelo contrário: você está indo prestigiar os outros. Transforme em parceiros, afinal. Aproveite para fazer um benchmark. Faça um comparativo de prós e contras nos outros e melhore o seu.

10 – Aproveite a oportunidade para fazer ações de marketing digital

Os festivais geram um grande retorno. Mas ainda há maneiras de aumentar os resultados. Então, criar uma boa estratégia de marketing (seja durante ou após do evento) é uma das principais delas. Afinal, ganhe visibilidade online, aumente a sua reputação e fidelize seu público.


Por fim, para se destacar em festivais gastronômicos com estratégias de marketing digital, recomendamos o conteúdo “Dicas de marketing digital para restaurantes se destacarem em festivais gastronômicos”. Então continue a leitura desse conteúdo.

Na nossa região, ajudamos a idealizar o festival gastronômico Temporada Gastronômica Costa Esmeralda. Na sua primeira edição, realizada em 2019, foram mais de 40 restaurantes participantes. Com o festival, promovemos a gastronomia e os restaurantes locais, além do resgate cultural e produtos feitos localmente. Chamamos a atenção de turistas e moradores, incentivando o público a conhecer novos lugares e, principalmente, novas experiências e sabores.

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