Mockup de display de mesa do festival Gastronômico de Tubarão feito pela Feat Design

Dicas de marketing digital para restaurantes se destacarem em festivais gastronômicos

Já falamos aqui no blog que os eventos gastronômicos marcam uma importante estratégia de marketing para restaurantes.

Um dos formatos de eventos gastronômicos que mais se destacam como estratégia de marketing gastronômico são os festivais, já que geram visibilidade aos participantes e representam uma oportunidade única para apresentar seus produtos a um público maior.

Mas para aproveitar toda a potencialidade dos festivais gastronômicos e se destacar, não basta fazer parte desse tipo de evento e aguardar passivamente pelos resultados. Antes, são necessárias ações individuais do seu estabelecimento, empenho de toda a equipe e presença digital com ações de marketing digital.

Para que você se motive ainda mais e tenha melhores resultados com a participação nesses eventos, começamos o nosso artigo explicando quais as vantagens de participar de festivais gastronômicos. Por fim, listamos 10 dicas simples de marketing digital que podem fazer toda a diferença nos seus resultados, confira:

Vantagens de participar de festivais gastronômicos

Os festivais gastronômicos são uma ótima oportunidade de:

1- Ganhar notoriedade e presença digital, além de impactar seu público-alvo e engajá-los virtualmente, gerando publicações orgânicas autênticas (quando alguém divulga o seu negócio nas redes sociais de maneira espontânea, sem ganhar nada por isso).

2- Posicionar a sua marca como autoridade na área, já que apenas um grupo de referência em gastronomia faz parte desses eventos, atraindo assim o respeito e o interesse do público.

3-  Unir forças para dividir despesas de verbas de mídia — alcançando assim resultados mais expressivos.

4- Ser lembrado pelos consumidores mesmo após terminar o festival, a sua empresa será lembra pois mais pessoas já conhecem o seu estabelecimento e provaram o seu serviço.

5- Conhecer novos parceiros e melhores práticas. Os festivais geram excelentes oportunidades de conhecer novos parceiros de trabalho, fornecedores e fazer networking. Esse também é um bom motivo para conhecer outros estabelecimentos de sua região e as melhores práticas deles.

Agora que você sabe algumas das vantagens de participar de um festival gastronômico, confira as dicas que separamos para o seu restaurante ter melhores resultados.

10 Dicas de marketing digital para restaurantes participantes de festivais gastronômicos

Dica 01- Faça publicações nas redes sociais do seu restaurante

Atualize constantemente o perfil do seu restaurante, com publicações sobre o prato que faz parte do festival. Também aproveite e divulgue as demais ofertas e produtos do seu cardápio. Lembre-se que durante o festival, as redes sociais serão visitadas pro um público maior e devem estar atualizadas. Nos stories, aproveite a informalidade e instantaneidade do conteúdo para expor um pouco do dia-a-dia do restaurante e bastidores (preparo de um prato do festival na cozinha, por exemplo).

Dica 02- Faça publicações sobre o festival

A ideia desse formato de evento é unir forças com outros restaurantes para alcançar melhores resultados. As ações de divulgação em parceria, garantem maior alcance e impacto da mensagem. Dessa forma, quanto mais você divulgar o festival, maior será a visibilidade do evento. Além disso, quando você divulga um festival, está levando informação ao público e relacionando sua marca a um evento maior.

Dica 03- Incentive seu público a fazer publicações sobre o seu restaurante durante o festival

Incentivar o público a tirar fotos dos pratos e ambiente e publicar nas redes sociais é uma ótima maneira de fazer mais pessoas conhecerem o seu restaurante. Você pode oferecer vantagens ou pequenos mimos para quem divulgar o seu negócio online. Essa dica também serve para o delivery.

Dica 04- Mantenha uma padronização na produção dos pratos e empratamento

As pessoas que foram impactadas pelo seu conteúdo online vão querer consumir exatamente o que viram na internet. Por isso, a padronização é fundamental para atingir expectativas.

Dica 05- Utilize hashtags

Use hashtags nas publicações sobre o festival e marque a página do festival, isso ajuda a atingir um público maior. Você pode usar hashtags ligadas ao segmento de atuação, ao tipo de evento, a localização, ao nome do festival e ao tipo de prato, como por exemplo: #gastronomia #festivalgastronomico #restaurante #santacatarina #florianópolis #frutosdomar. Não esquece de criar uma hashtag única do seu estabelecimento.

Dica 06- Faça repostagens da página do Festival Gastronômico  

Acompanhe as atualizações da página do festival e compartilhe as publicações. A ideia é apoiar a divulgação do evento, trazer conteúdos oficiais do evento e dar credibilidade para as suas redes sociais.

Dica 07- Invista nos posts de suas redes sociais. O investimento nas redes sociais é essencial para que o seu post tenha mais visualização, alcance um número maior de pessoas e gere mais engajamento.

Dica 08- Continue mantendo presença digital depois do festival

A página do seu restaurante deve se manter ativa, mesmo quando não estão acontecendo eventos. Depois que a edição do festival terminar, continue atualizando sua página e o engajamento se manterá.

Dica 09- Seja criativo.

A internet possibilita inúmeras possibilidades de se conectar com seu público-alvo, cabe aos estabelecimentos encontrarem soluções de se comunicarem com quem deseja receber o conteúdo.

Dica 10- On-line e Off-line devem caminhar juntos. Por último, não esqueça que para se destacar nos festivais gastronômicos, as ações de marketing digital merecem a mesma atenção que as ações off-line e vice e versa. Para complementar os ações de marketing digital, prepare materiais de divulgação do seu restaurante. Alguns festivais oferecem o Kit mídia contendo papel bandeja, adesivo de vitrine, banner e display de mesa. Mas se esse não for o caso, providenciei esses materiais para o seu estabelecimento.

E lembre-se, estamos juntos nessa Feat. Somos especialistas em design para festivais gastronômicos e podemos ajudar a sua empresa a se diferenciar. 😉

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