Planejamento estratégico digital: a importância de ter um para o seu negócio

Como um negócio, é preciso fazer os produtos ou serviços chegarem até as pessoas… E, hoje, as pessoas estão na internet! A pesquisa Digital 2021, realizada pela We are Social e Hootsuite, estimou que pelo menos 75% da população brasileira está conectada diariamente. A presença digital já é uma das melhores alternativas para atingir o público, independente do segmento de mercado em que atua. E, para fazer isso com eficiência, você precisa de um planejamento estratégico digital. Conheça tudo sobre o termo e o que precisa fazer para colocá-lo em ação e aumentar o público do seu negócio.

O que é o planejamento estratégico digital?

O planejamento estratégico digital é uma das premissas do marketing digital. É a primeira etapa necessária para atingir a tão almejada presença digital impactante e assertiva de um negócio.  Ela engloba uma série de organizações e objetivos a serem criados para estabelecer como a empresa se posiciona na internet.

E o planejamento vai desde os mais básicos até os mais elaborados. Layout e domínio do website. Que redes sociais utiliza. Qual o tipo de linguagem utilizada nas publicações. Quais canais de comunicação estão abertos ao público e como respondê-lo. Como é a identidade visual das publicações. Que tipo de ações e campanhas realiza. Que produto ou serviço dá destaque e como vende online.

Qual a importância do planejamento estratégico digital?

Diante de um mundo cada vez mais conectado, é natural que a internet tenha se tornado uma das principais ferramentas para o mercado de negócios. Seja ele de que segmento for. Pela internet a população tem acesso a praticamente qualquer produto ou serviço. Seja para comprar bens materiais, programar uma viagem ou reservar uma hospedagem, contratar um serviço como Uber ou iFood e muito mais!

Então, estar bem posicionado na internet está diretamente associado aos índices de satisfação dos consumidores, número de vendas e, claro, lucro. Quanto mais estruturado está o planejamento estratégico digital do seu negócio, mais você atrai público e vende. Além de deixar ele cada vez mais conectado e engajado com a sua marca. Seus produtos ou serviços continuam relevantes e atuais para os consumidores. Mesmo que em determinados momentos eles não necessitem dos seus produtos ou serviços.

Excelente, não é? Não sabe por onde começar? Então confira as nossas dicas

Como fazer o planejamento estratégico digital do meu negócio?

Separamos 8 passos para começar a criar um planejamento estratégico digital para o seu negócio. Seguindo nossas dicas, então, seu negócio estará pronto para começar a conquistar presença digital e tirar vantagens com isso. Além disso, com um planejamento bem estruturado, mais tarde, quando decidir aumentar sua equipe de comunicação, será mais fácil para os novos colaboradores se encontrarem no seu plano. Confira:

1. Faça um diagnóstico da presença digital do seu negócio e seus concorrentes

Não há como começar um planejamento se ainda não souber como está. Comece fazendo uma análise da atual presença digital do seu negócio. Você possui website? Redes sociais empresariais? Como estão as métricas e relacionamento online com os clientes? E, ainda mais importante, como os seus concorrentes se posicionam online? Portanto, criar objetivos internos para superar a concorrência é uma ótima motivação.

2. Defina as personas do seu negócio

Depois de realizar um diagnóstico honesto da presença digital do seu negócio, então, é hora de realmente começar o planejamento estratégico digital. A definição de personas é uma das estratégias mais populares e indispensáveis para o sucesso de um bom plano de ação. Saber com quem você está se comunicando é essencial para ações assertivas e eficazes. É por meio dessa definição que todas as decisões posteriores devem ser tomadas. Sua comunicação deve ser pautada pelos interesses do seu público.

3. Estabeleça seus canais de comunicação e seja encontrado

A definição das personas é um ótimo auxílio para definir em que canais de comunicação digitais estão o seu público. Quais opções a sua persona prefere utilizar para se comunicar? WhatsApp, Facebook, Instagram, email e chat no website são algumas das opções. Afinal, para o cliente se comunicar com o negócio, ele precisa ter facilidade para encontrá-lo. Então, mantenha o seu Google Business e redes sociais atualizados.

4. Estabeleça objetivos a curto e longo prazo

Estabelecer objetivos é, certamente, uma das principais etapas de um planejamento estratégico digital. Estabeleça pequenos parâmetros para cumprir a curto prazo. Elas são importantes para acompanhar o crescimento do negócio e manter a motivação. Imagina só: se você estabelecer apenas metas a longo prazo, vai parecer que nunca vai alcançá-las! Mas, se estabelecer pequenas metas, terá um controle maior da direção de suas ações e poderá mensurar seu crescimento com mais facilidade. Ao mesmo tempo, lembre-se, saiba exatamente onde pretende chegar no futuro com as metas de longo prazo. Como resultado, elas vão te manter focado e motivado.

5. Crie campanhas e planos de ação

Comece, portanto, a colocar seu planejamento estratégico em prática. Então crie planos de ação e campanhas que condizem com o seu orçamento. A principal chave para o sucesso dessa etapa é a criatividade. Crie promoções, publicações interativas, campanhas especiais e muito mais! A sua imaginação é quem manda.

6. Resolve os problemas dos seus clientes e incentive avaliações

Mantenha os índices de satisfação em alta. Negócios com altos índices de avaliação estão, sobretudo, muito mais propensos a conquistar novos clientes na internet. Portanto, é natural que o público que ainda não conhece a sua marca se informe sobre como foi a experiência de quem já se relacionou com seu negócio e, se a experiência for positiva, é muito provável que eles venham a fechar negócio. Por isso, incentive que os seus clientes façam avaliações. Além disso, seja imediato na hora de resolver problemas e dúvidas do público.

7. Mantenha um relacionamento com os seus clientes

Não queremos só clientes: sobretudo, queremos clientes engajados. Interaja com os seus clientes sempre que possível e procure maneiras de fazer o público comprar a sua missão e propósito como empresa. Portanto, seja engajado em interesse público que façam sentido para o seu negócio. Então, nessa etapa, lembre-se: é muito importante manter o equilíbrio. Faça de acordo com o que você realmente acredita, ou a ação pode soar muito forçada para o público e acabar gerando repercussão negativa.

8. Monitore seus resultados

Estude os resultados das suas ações. Por isso reserve um tempo na semana ou no mês para monitorar as suas métricas e ter clareza sobre as suas ações. Analise o que vem funcionando e o que não gera tanto engajamento assim. Assim como avalie a recepção do público e o que ele faz com o que lhe é passado. O estudo dos seus resultados é fundamental para alcançar seus objetivos de maneira eficiente e ainda mais assertiva. Afinal, com o passar do tempo e com inúmeros testes, você terá uma noção muito maior do que dará certo e o que não irá funcionar tão bem assim.

Agora você já tem uma base para começar a colocar o planejamento estratégico do seu negócio em prática.

E então, ainda não sabe por onde começar? Nós certamente podemos te ajudar. Visto que em nossa equipe, temos profissionais qualificados para prestar consultorias para qualquer negócio. Por meio dos nossos processos, podemos te auxiliar na criação de um planejamento estratégico digital eficiente. Em pouco tempo, já vai começar a gerar resultados muito positivos para o seu negócio.

Então entre em contato e marque uma reunião online com a gente.

E, por fim, vamos conversar aqui nos comentários? Conta pra gente, afinal, que outra dica nós deveríamos incluir no nosso passo a passo para a criação de um bom planejamento estratégico?

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