testes de usabilidade

O que é avaliação de usabilidade e como ajuda o seu site a vender mais?

Uma importante propriedade de um site ou aplicativo é a usabilidade, ou seja, a capacidade de ser fácil de usar, eficiente e agradável – da perspectiva do usuário. Mas quando saber que é o momento de fazer uma avaliação de usabilidade?

  • Se o usuário não consegue encontrar as informações que busca no site;
  • Se tem dificuldade para realizar as ações que deseja ou
  • Se sente perdido durante a navegação.

Se você identificou alguns desses itens ou ficou em duvida se o seu site ou app atende aos critérios de usabilidade, é preciso realizar uma avaliação.

O que é avaliação de usabilidade?

A avaliação de usabilidade permite identificar problemas e também potencialidades da interface. A partir desses dados é possível propor soluções que tornem a experiência do usuário mais agradável, aumentando o seu engajamento com o site ou aplicativo.

Existem diversos métodos para a avaliação de usabilidade, incluindo ou não a participação do usuário. A participação direta do usuário fornece dados mais autênticos e detalhados sobre o processo de interação. Contudo, a avaliação sem a participação do usuário é mais rápida e objetiva. Uma boa estratégia é combinar os dois tipos.

Um dos principais métodos de avaliação com usuários são os testes de usabilidade. Já um dos métodos mais relevantes de avaliação sem a participação dos usuários são as avaliações heurísticas.

Testes de usabilidade

Os testes de usabilidade têm o propósito de coletar dados a partir da observação de pessoas representativas do público-alvo do site, realizando tarefas típicas de suas atividades. Essa observação permite identificar aspectos que os usuários não conseguem verbalizar como barreiras no fluxo de navegação, títulos e rótulos confusos, botões mal localizados, dentre outros.

“A observação de poucos usuários interagindo com o produto tem mais impacto do que muitas horas de discussão”.*

Os testes de usabilidade podem ser realizados em qualquer etapa do projeto de um produto, avaliando desde protótipos até sistemas em uso. Porém, quanto mais cedo for aplicado, menor será a necessidade de retrabalho. O ideal é que os testes sejam realizados continuamente ao longo do projeto, acompanhando as transformações do mercado.

Esses testes podem ser realizados de forma presencial ou remota, com o uso de recursos de comunicação e de captura de tela para alcançar usuários fisicamente distantes. E, embora o número de participantes possa variar de acordo com a especificidade do produto, estudos apontam que 5 pessoas são capazes de identificar 85% dos problemas de usabilidade.

No entanto, é preciso ter sensibilidade durante a condução dos testes para garantir que o usuário se sinta confortável, sem interferir no processo de interação. Além disso, os dados levantados não oferecem respostas prontas, mas precisam ser interpretados. Por isso, o ideal é que o avaliador possua conhecimento e experiência na área para interpretar as ações dos usuários e identificar suas necessidades.

Avaliações Heurísticas

As avaliações heurísticas tem como objeto identificar problemas de usabilidade que provavelmente afetam (ou afetarão) a interação dos usuários. São realizadas por especialistas em usabilidade ou projetistas de sistemas, a partir de regras gerais que descrevem uma propriedade comum em interfaces usáveis, que são as heurísticas.

Essas regras são divididas em critérios mensuráveis, ​​geralmente operacionalizados por meio de checklists. O checklist é um instrumento de medição com itens projetados para avaliar certos aspectos do design de interface com base no respectivo conjunto de heurísticas. Seus resultados podem ser usados ​​para identificar problemas de usabilidade e inferir o grau de usabilidade do site ou aplicativo.

Dentre os conjuntos de heurísticas mais conhecidos estão os de Nielsen (1994), de Bastien & Scapin (1997) e as 8 Regras de Ouro de Schneidermann (1986), originalmente elaborados para computadores desktop. Com base neles foram criadas diversas listas de verificação para dispositivos específicos como tablets, smartphones e smartwatches; bem como para aplicações específicas como games, mhealth, etc.

Apesar de seus benefícios, muitas empresas ainda não aplicam a avaliação de usabilidade em seus produtos, seja por desconhecimento do tema, falta de especialidade da equipe de projeto ou falta de tempo.

Por isso, se você precisa avaliar a usabilidade do seu site ou aplicativo, entre em contato.

Referências:

NIELSEN, J., & LORANGER, H. (2007). Usabilidade na web. (E.Furmankiewicz, & C. Schafranki, Trans.) Rio de Janeiro: Elsevier Editora.

SANTA ROSA, J. G., & MORAES, A. (2012). Avaliação e projeto no design de interfaces (1 ed.). Teresópolis, Rio de Janeiro: 2AB Editora.

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