Criaram um perfil fake com o nome da minha empresa, o que fazer?

Se você tem uma empresa com grande abrangência digital, é muito provável que já tenha passado ou venha a enfrentar o problema do perfil fake em algum momento. Perfis empresariais, principalmente de negócios que contam com algum tipo de serviço de vendas ou reservas online, estão sujeitos ao maior interesse de golpistas. Então, o que acontece?

Os infratores criam um perfil com o nome de um negócio que já existe, copiam conteúdos do estabelecimento oficial e induzem os internautas a transferirem dinheiro para suas contas como se fosse para o estabelecimento verdadeiro. O perfil fake, então, além de deixar os seus clientes menos digitais em risco, pode manchar a imagem do seu negócio. Saiba agora como resolver o problema de uma vez por todas e eliminar os perfis falsos do seu negócio.

Faça uma denúncia para a própria rede social

Todas as redes sociais contam com um botão de denúncia. Qualquer usuário pode relatar alguma atividade irregular para a gestão da rede social e, assim, ficará mais fácil e rápido tirar esses perfis do ar e tomar providências contra os responsáveis.

Para fazer uma denúncia contra um perfil fake da sua empresa é muito fácil, siga os passos a seguir:

1. Faça login com a conta empresarial do negócio que foi clonado;

2. Entre no perfil fake que está se passando pela sua empresa;

3. Clique no botão de definições/ajustes, sinalizado pelos “…”;
(no smartphone ele aparece no canto superior direito da tela)

Por meio do botão de definições/ajustes, você pode fazer a denúncia de um perfil fake do seu negócio. Foto: Reprodução Instagram.

4. Selecione a opção “Denunciar usuário” e escolha a opção “Denunciar conta”;

5. No motivo, selecione “Está fingindo ser outra pessoa”;

6. Agora a rede social vai perguntar quem a conta está fingindo ser, selecione “Eu”.

Depois, você pode repetir o procedimento de denúncia com o seu perfil. A única diferença é que, na última tela, quando perguntar quem a conta está fingindo ser, você deve selecionar “Uma empresa ou organização”.

Vale lembrar que as redes sociais dão prioridade para denúncias que prejudicam empresas e organizações, por isso a importância de fazer as denúncias pela conta empresarial e pessoal.

Redes sociais como o Facebook ou Instagram contam com um elevado número de denúncias. Por isso, pode levar um tempo até que o falso perfil seja identificado e incluído pela rede social. O processo pode levar até cerca de 3 dias úteis. Mas, para garantir a segurança de seus clientes, há alternativas para orientá-los e até adiantar o processo de exclusão do perfil fake. Confira as próximas dicas.

Comunique os seus clientes e incentive-os a denunciarem também

Uma estratégia adotada por muitos negócios que têm um perfil clonado é alertar os clientes sobre a fraude e incentivá-los a denunciar também. Assim, seus clientes vão ficar mais alertas e vão passar a ter um cuidado maior na hora de realizar reservas e pagamentos, evitando que caiam no golpe. Além disso, quanto mais denúncias o perfil fake recebe, maior a chance de ele ser bloqueado pela rede social mais rapidamente.

No entanto, se escolher aplicar esse procedimento, é importante ter cuidado. O alerta pode soar como um desencorajador para potenciais clientes que, ao se depararem com o seu aviso, podem deixar de realizar negócios até mesmo com a conta original. Seja discreto e ao mesmo tempo incisivo – afinal, você não quer que nenhum cliente sofra um golpe de alguém se passado por você.

Faça uma live para provar que o seu perfil é o original

Em alguns casos, o perfil fake se demonstra tão profissional que pode confundir os internautas de modo que eles não saibam mais qual é o original. Nesses casos, uma das alternativas para provar que você é o gestor original são as livestream. Faça uma transmissão ao vivo, mesmo que de poucos minutos, comunicando aos seus seguidores tudo o que está acontecendo. Essa é a maneira mais legítima de provar que você e o seu perfil são os oficiais. Por fim, aproveite a oportunidade para fornecer orientações de segurança e incentivar os seus internautas a realizarem a denúncia do perfil fake.

Em casos sérios: procure soluções na justiça

Reúna tudo o que você tem disponível de informações sobre o perfil fake (printscreens, informações, conversas com clientes, etc) e registre um boletim de ocorrência. Nesses casos, a delegacia de polícia enviará o inquérito para um juiz que pode determinar a quebra do sigilo e identificação do IP. Desse modo ficará fácil determinar quem está por trás do golpe e o caso pode ser resolvido na justiça.

E então, já teve o perfil do seu negócio clonado? Afinal como reagiu e lidou com a situação?
Está passando por isso e precisa de ajuda? Tenha a solução rápida. Entre em contato conosco.

Leave a comment