Dicas para fazer posts compartilháveis nas redes sociais

Qual é o segredo para fazer uma página comercial de sucesso nas redes sociais? Muitas são as estratégias utilizadas. Quase sempre a grande “virada de chave” está na criatividade. Mas, afinal, há uma fórmula para potencializar os resultados? Há sim! E os posts compartilháveis estão entre os segredinhos. Saiba o que fazer para tornar uma publicação viral e aumentar a audiência do seu perfil ou página comercial nas redes sociais.

Compartilhar a sua publicação é um dos maiores prêmios que os internautas podem dar para a sua página. Quando um post é compartilhado, ele atinge um novo patamar de alcance: além de ser visualizado pelas pessoas que já te acompanham, ele passa a ser visto pelos amigos ou seguidores de quem o compartilhou e, assim, atingindo um novo público – que pode se interessar pelo seu conteúdo e passar a te seguir também.

Então, quando um post é compartilhado muitas vezes, o resultado é um expressivo aumento na audiência das suas publicações, fazendo o algoritmo entender que o seu conteúdo é de relevância e, consequentemente, entregando muito mais as suas publicações. Além de um notável aumento nos seguidores/curtidas da página ou perfil comercial.

Vamos colocar em prática? Dicas para fazer posts compartilháveis

Separamos quatro dicas para colocar em prática e fazer posts compartilháveis se tornarem verdadeiros virais, alcançando todos os benefícios que citamos na introdução desse conteúdo. Quer saber? Continua a leitura.

1 # Diga o que o seu público gostaria de falar

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer o seu público. Estabeleça personas para definir do que o seu público gosta, o que pensa e quais os sentimentos que ele tem sobre diversos assuntos. Só assim você vai saber do que o seu público gostaria de falar (e que opiniões expressar sobre esses assuntos).

A identificação com o conteúdo é um dos principais fatores que levam um internauta a compartilhar um conteúdo. Quando uma pessoa compartilha um post, ela demonstra que aquilo que está sendo dito é exatamente aquilo que ela gostaria de falar para os seus amigos e seguidores. A propósito, é por isso que os compartilhamentos de um perfil nas redes sociais podem dizer muito mais do que você pensa: eles colaboram na construção da personalidade individual, pensamentos e sentimentos, objetivos e missão.

Se você ainda não tem certeza de quem é o seu público e o que ele gostaria de falar, comece com testes simples. Publique aquilo que você imagina que o seu público se identificaria e acompanhe como a publicação se desenvolve. Se funcionar, você já tem um ponto de partida. Se não funcionar, então talvez seja a hora de repensar quem é o seu público.

2 # Aposte em novidades e curiosidades

Agora é preciso ter feeling. Mantenha-se conectado a novidades e curiosidades do seu setor. Quando uma novidade surgir ou você encontrar algo que considera interessante compartilhar com o seu público, não perca tempo, planeje um conteúdo sobre isso! Sair na frente fará você abrir uma grande vantagem se a novidade ou curiosidade viralizar e se tornar de grande relevância.

O Twitter é a rede social perfeita para exemplificar essa dica. Quando uma notícia se torna de interesse comum, rapidamente ela vai parar nos Trends (os assuntos mais comentados do momento). Então, se você foi um dos primeiros a comentar sobre o que se está falando, o algoritmo vai entender que a sua publicação teve relevância para o conteúdo se tornar viral e, consequentemente, vai destacá-la.

O mesmo acontece para as demais redes sociais, como Facebook e Instagram. Apesar delas não terem uma seção de assuntos do momento, como acontece no Twitter, o mesmo efeito se aplica, dando relevância na aba de pesquisa ou aumentando o alcance da publicação para quem já é seguidor da sua página/perfil.

3 # Publique aquilo que o seu público pensa, mas não fala

Às vezes é preciso se afastar e avaliar de longe. Lembre-se que ao mesmo tempo que você está focando em tornar os seus posts compartilháveis, os seus concorrentes também estão. Por isso é comum que os assuntos se repitam. E, se a pessoa já compartilhou um conteúdo sobre um assunto, dificilmente ela irá compartilhar outra publicação semelhante, por mais compartilhável que ela seja.

Uma alternativa para driblar esse obstáculo é avaliar o cenário de longe e publicar aquilo que normalmente não é dito – mas que, mesmo assim, é o que o seu público pensa. É uma verdadeira “mudança de foco”.

4 # Saia do comum, pense fora da caixa para criar posts compartilháveis

Criatividade nunca é demais. Se você aplicar as três técnicas anteriores, certamente terá sucesso e ganhará a relevância que procura… Mas, se você quer ser o destaque, é preciso pensar além! Nossa última dica é uma sugestão que vale para tudo: seja criativo. Procure alternativas diferentes de publicar os seus conteúdos, explore assuntos que não estão sendo abordados pelos concorrentes e, acima de tudo, surpreenda.

Afinal, nada chama mais a atenção do que um conteúdo diferente, do tipo que não estamos acostumados a ver ao rolar o feed. Por fim, quando você acertar, colherá um resultado gigante! Nesse sentido, posts compartilháveis podem transformar a audiência do seu negócio na internet, gerando impactos reais como aumento de procuras e vendas, melhora na sua reputação e referência e, consequentemente, atingindo novos lucros!

Então, o que está esperando para começar a colocar nossas dicas em prática? Comece a planejar seu conteúdo com sabedoria para tornar posts compartilháveis e aumentar o alcance do seu negócio.

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