Quais redes sociais os brasileiros mais usam?

A internet e as redes sociais, hoje, fazem parte da vida de mais de metade de toda a população brasileira. Segundo o relatório “Digital in 2021: Brazil”, realizado pelas empresas We are Social e Hootsuite, atualmente 75% da população brasileira tem acesso a internet e 70% está ativa em pelo menos uma rede social. Os dados evidenciam a importância social que hoje essas ferramentas têm, independente da faixa etária e condições sociais em que as pessoas se encontram.

Confira a seguir quais as principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros:

1º lugar: YouTube (96% da população brasileira ativa nas redes sociais)

Contrariando o pensamento de muitos, o Facebook não está na primeira posição quando o assunto são as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros. A plataforma de compartilhamento de vídeos do Google, o YouTube, é destaque pela sua versatilidade, integração com sites, blogs e redes sociais, facilidade de uso e diversidade de conteúdo. Segundo a pesquisa, 96% dos brasileiros usuários de redes sociais, entre 16 a 64 anos, o youtube é a mídia social mais acessada.

YouTube pode ser acessado em computadores, smartphones, tablets, smart TVs e videogames. Fonte: Pixabay.

YouTube pode ser acessado em computadores, smartphones, tablets, smart TVs e videogames. Fonte: Pixabay.

Há uma série de fatores que levam o YouTube a se tornar a mídia social mais acessada do país. A primeira delas é a possibilidade de visitar o site sem possuir uma conta – característica que não acontece na maioria das concorrentes. Além disso, outro importante fator é a integração que a plataforma tem com sites, blogs e motores de buscas: é provável que você já tenha assistido um vídeo veiculado na ferramenta, mesmo que não tenha a acessado diretamente, seja durante uma pesquisa no Google ou ao acessar um website ou artigo com um vídeo integrado.

2º lugar: Facebook (90% da população brasileira)

Novamente, dos 71% da população brasileira com acesso à internet, 66% estão ativos em redes sociais, destes se estima que 90% mantém ou já teve uma conta ativa na famosa rede social de Mark Zuckerberg: o Facebook.

Facebook é uma das redes sociais de maior destaque no Brasil. Fonte: Pixabay.

A experiência da rede social promete, e com êxito, uma integração maior entre os usuários, permitindo interação direta com a rede por meio de publicações e compartilhamentos de textos, fotos, vídeos e materiais interativos. Além disso, conta com integração do Facebook Messeger, um dos mais populares aplicativos de mensagens instantâneas, integrado a rede social.

3º lugar: WhatsApp (88% da população brasileira)

Detentor do título de aplicativo mais baixado da Google Play Store e da Apple Store, a ferramenta de mensagens instantâneas é quase unanime entre os usuários brasileiros de smartphones. A pesquisa apontou que, dentre os 71% de brasileiros com acesso à internet e redes sociais, pelo menos 88% deles utiliza ou já utilizou o mensageiro ativamente.


WhatsApp é o aplicativo mais baixado da Google Play Store e Apple Store. Fonte: Pixabay.

Hoje, o WhatsApp substitui o envio de SMS e ligações. Para utilizá-lo o usuário deve possuir o aplicativo instalado no seu smartphone, um chip de telefone-celular instalado no aparelho e conexão com internet wi-fi ou redes móveis. Ao efetuar o cadastro, o aplicativo exibe os usuários da sua lista de contatos que também estão cadastrados na plataforma e, assim, se pode iniciar uma conversa.

4º lugar: Instagram (79% da população brasileira)

Sucesso entre o público na faixa etária dos 25 aos 34 anos, o Instagram é uma rede social otimizada para aparelhos smartphone com foco na publicação de fotografias e vídeos curtos. Se estima que, dos brasileiros com acesso à internet e redes sociais, pelo menos 79% deles estão ou já estiveram ativos no Instagram.


Instagram tem foco na publicação de imagens e utilização via smartphone. Fonte: Pixabay.

As integrações da rede social funcionam no modelo de seguidores, ou seja, você pode acompanhar as publicações de alguém mesmo que a pessoa não siga as suas – como se o usuário que seguiu fosse amigo da pessoa sem que ela tenha que aceitar. Isso facilita a aproximação entre fãs e celebridades, que utilizam a rede social como um meio direto de atualização, divulgação e contato com os fãs.

Vale lembrar que as empresas criadoras e proprietárias do WhatsApp e Instagram foram adquiridas pelo Facebook. Ou seja, três das quatro redes sociais de maior sucesso no Brasil pertencem a empresa de Mark Zuckerberg, mesmo que até hoje elas funcionem de maneira totalmente independente uma da outra.

Quer saber mais sobre as tendências de redes sociais no Brasil? Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog.

Leave a comment