fbpx
Ir para conteúdo
Logotipo da Feat Design

Feat

Design Estratégico e Digital I Florianópolis

  • HOME
  • A FEAT
  • PORTFÓLIO
  • SERVIÇOS
  • BLOG
  • CONTATO

As diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

Escrito por MICHELA FRANÇAPublicado em 12 de abril de 201927 de junho de 2020Deixe um comentário

As metodologias e as diferenças entre Inbound e Outbound marketing são a base para qualquer planejamento de marketing digital.

Apesar de diferentes, as duas estratégias são viáveis e fundamentais para o desenvolvimento de campanhas de qualquer tipo de empreendimento. – Esse é o tema do nosso artigo de hoje.

Conheça as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma delas e saiba como aplicá-las no seu negócio. 

Afinal, quais as diferenças entre INBOUND e OUTBOUND marketing?

Se você acompanha o nosso blog, já sabe do que se trata o inbound marketing (você pode conferir os artigos sobre o assunto aqui). O outbound marketing, no entanto, ainda não foi muito evidenciado pela gente aqui no blog (mas segura que logo vai ter um artigo exclusivo sobre ele, ok?). Tratam-se de duas estratégias oposta: na primeira, o cliente chega até o negócio; na segunda, o negócio vai até o cliente. Confira com detalhes como funciona cada uma delas:

Inbound Marketing: trata-se de uma estratégia do marketing digital contrária as táticas de marketing tradicional. Também conhecida como marketing de atração, nela, ao invés de correr atrás do cliente, normalmente é o próprio cliente que chega até o negócio. Como? A estratégia de inbound alia produção de conteúdo, SEO e gestão de redes sociais. – Então, por exemplo, através de uma pesquisa no Google, seu cliente acessa o conteúdo que você produziu e, como consequência, conhece seu produto. – Além disso, quando o próprio cliente se torna divulgador voluntário do seu negócio, trata-se de inbound marketing. 

O inbound marketing é como um imã: você cria e o público é atraído para ele. Fonte: Pixabay.
O inbound marketing é como um imã: você cria e o público é atraído para ele. Fonte: Pixabay.

Outbound Marketing: se assemelha as estratégias comuns do marketing tradicional. Nesse modo o negócio impulsiona as visualizações de seu produto através de anúncios, normalmente pagos. Por exemplo, temos os posts patrocinados no Facebook e anúncios no Google. 

No outbound marketing você utiliza canais como redes sociais para anunciar seu produto. Fonte: Pixabay.
No outbound marketing você utiliza canais como redes sociais para anunciar seu produto. Fonte: Pixabay.

Ou seja, no inbound você produz conteúdos ricos e não investe em impulsionamento, enquanto no outbound você não necessita de conteúdos aprofundados, mas precisa investir com publicidade. 

Quais as vantagens e desvantagens de cada estratégia?

Inbound Marketing:
Vantagem: a marca ganha mais autoridade, a fidelização dos clientes é maior, o engajamento é contínuo e estável, sem investimentos em anúncios.
Desvantagem: resultado a longo prazo, grande demanda de produção de conteúdo.

Outbound Marketing:
Vantagem: grande alcance a curto prazo, pouco investimento em produção de conteúdo.
Desvantagem: necessário grande investimento em anúncios, fidelização menor de clientes e engajamento instável (despenca assim que você parar de investir em anúncios). 

 E agora? Qual metodologia de marketing digital escolho para meu negócio?

Afinal, produzir conteúdo ou investir em anúncios? Cada estratégia tem seu aspecto positivo, mas, no geral, o mais indicado é fazer um meio-termo entre as duas estratégias. Desse modo o importante é saber como elas funcionam e estabelecer um propósito de aplicação para cada uma das metodologias. 

União de inbound e outbound marketing é a melhor maneira de gerar um resultado eficaz. Fonte: Pixabay.
União de inbound e outbound marketing é a melhor maneira de gerar um resultado eficaz. Fonte: Pixabay.

Como mesclar as estratégias de inbound e outbound marketing?

A essa altura você já percebeu que, para potencializar os resultados, precisa extrair os aspectos positivos das duas estratégias, não é? É provável que a complexidade da ação seja bem menor do que você imagina.
Para potencializar os resultados com a utilização das duas estratégias, a dica é utilizar o inbound marketing como metodologia principal e utilizar o outbound marketing para melhorar os resultados do primeiro. Como? É simples:

– Produza conteúdo de qualidade! [inbound]
– Utilize anúncios para promover seu conteúdo. [outbound]
– Mantenha canais de comunicação e atualização ativos.

Desse modo, seu conteúdo terá um repentino aumento no fluxo de visitas e, como consequência, ganhará notoriedade pelos parâmetros de ranqueamento dos motores de busca, aumentará o número de curtidas e seguidores nas redes sociais e criará leads muito mais rápido. Com o passar do tempo, é natural que se torne mais frequente que os clientes encontrem seu produto de maneira orgânica, então, tornando-se cada vez menos necessário investir grandes valores em anúncios. 

Quem pode me ajudar a atingir o meu público?

Nós, da Feat Design, somos especialistas no assunto! Temos grandes cases de sucesso de implementação de marketing digital em negócios do setor turístico em Bombinhas –  nossa grande especialidade. Além disso, somos responsáveis por gerir o marketing digital de empreendimentos imobiliários e construtoras, consultórios odontológicos, lojas e prestadores de serviço de diversos segmentos.

Conheça nossos serviços e agende uma conversa. Estamos empolgados para auxiliar o seu negócio a atingir o sucesso que merece! 🙂

Fale no Whatsapp
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar por e-mail

Compartilhe isso:

  • Twitter
  • Facebook
  • Mais
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Telegram
  • WhatsApp

Relacionado

Publicado em Marketing digital
Tag Inbound marketing, marketing digital, outbound marketing

Navegação de Post

Post anterior Marketing digital no turismo: utilize a internet para atrair clientes
Próximo post Quais redes sociais os brasileiros mais usam?

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PESQUISAR

CATEGORIAS

Artes Audiovisual Branding Design Design de embalagem Design de produtos Design no turismo Digital Empreendedorismo Eventos Experiência do cliente Food Design Inovação Marketing digital Marketing digital na hotelaria Sem categoria Tecnologia Turismo Turismo acessível

Conteúdos recentes

  • O que é Customer Experience (CX)?
  • Em quais canais de comunicação online a empresa precisa estar?
  • Usar e-mail caiu em desuso?
  • Aumente o público do seu negócio com vendas no WhatsApp
  • A importância do uso de um email de empresa

Siga as nossas redes sociais ;)

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube

Newsletter

Escritório

Florianópolis: +55 (48) 984736736 Bombinhas: +55 (47) 984383077
contato@featdesign.com.br

Atendemos em todo Brasil. Atuamos desde 2010 com clientes de diversos segmentos e regiões!

Acompanhe a Feat ;)

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Pinterest
  • YouTube
2021 Feat
Tema: Venture por Themes Harbor